Dicas

O caminho é a viagem!

O caminho é a viagem! O mantra dos peregrinos de Santiago de Compostela sempre me chamou atenção e, por quê não dizer, alguma inveja.

Decerto sabemos que a frase é uma metáfora dos peregrinos para as questões emocionais que todos acabam vivenciando. Porém, nos levou a questionar as escolhas de nossos caminhos e, em alguns casos, a forma de viajar.

É claro que sempre vão existir razões para pegar o caminho mais rápido a um destino como a falta de tempo, a insegurança, as estradas ruins… Mas isso não deveria ser motivo para não vivenciarmos o caminho.

Assim, através da reflexão dos que percorreram o Caminho de Santiago de Compostela, começamos a pensar formas de transformar nossos caminhos em viagens. Mesmo sem sermos peregrinos.

O caminho é a viagem: adaptando o lema de Santiago de Compostela

Salina em Praia Seca, Araruama
Salina em Praia Seca, Araruama

Como resultado desta reflexão, em algumas viagens eu e D. costumamos, literalmente, sair do lugar comum e buscar rotas alternativas.

A dinâmica é simples: estudamos mapas, buscamos o caminho mais bonito e viajamos sem pressa de chegar pois sabemos que o destino estará lá, a nos esperar. Se temos que colocar o carro numa balsa para atravessar um rio, melhor ainda. Pois aproveitamos a pausa para descansar, admirar a paisagem e interagir com as outras pessoas. Com isso, reaprendemos que a viagem fica mais leve quando seguimos sem obrigações.

Viajando pelos caminhos

Dessa forma, descobri que adoro ir para Arraial do Cabo pelo caminho que passa pelas antigas salinas de Praia Seca, um distrito de Araruama. Ao longo do caminho, tanto podemos parar para ver as manobras dos windsurfistas na lagoa quanto para admirar a extensa praia de areia branca e água azul-esverdeada quase vazia.

No Rio Grande do Norte, descobrimos que mesmo quem não está num veículo 4×4 pode transitar por grande parte do litoral no caminho que liga Tibau do Sul, a cidade da Praia da Pipa até Natal, e ainda aproveitar para conhecer pelo menos uma das lagoas do município de Nísia Floresta.

Riacho na Rota do Vinho
Riacho na Rota do Vinho

Já no Rio Grande do Sul, tivemos a oportunidade de desfrutar de estradas com história e beleza, através de roteiros que unem o melhor de cada caminho: a Rota do Vinho, a Rota Romântica, a Rota das Cantinas, o Caminho das Pedras…

Esse nosso hábito, me permite colecionar fotos de estradas e caminhos pelos quais passamos. Alguns bem longe de casa, outros tão perto que às vezes nos perguntamos por quê não os fazermos mais vezes.

Na sua próxima viagem, lembre-se da metáfora dos peregrinos de Santiago de Compostela e faça sua adaptação. Pois, certamente, o caminho é a viagem e pode render assunto para contar.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

Informações e curiosidades:

  • Serra Gaúcha: Mapas com Roteiros podem ser obtidos no site da Serra Gaúcha
  • Nísia Floresta: educadora, escritora e poetisa brasileira. Seu livro “Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens” foi o primeiro, no Brasil, a tratar dos direitos das mulheres à instrução e ao trabalho.