O que fazer em Penedo, Itatiaia
Procurando o que fazer em Penedo, Itatiaia? Pois saiba que esse é um dos múltiplos destinos que visitamos e damos dicas para sua viagem.
Mas antes, você deve saber que Itatiaia situa-se na Serra da Mantiqueira na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Aliás, a cidade é conhecida pelo Parque Nacional do Itatiaia, a mais antiga Unidade de Conservação do Brasil
Mas é no distrito de Penedo que a cidade tem um charme todo especial.
Pois Penedo foi, originalmente, uma colônia finlandesa. Tanto que o Clube Finlandês não apenas apresenta o Grupo de Danças Tradicionais, como também abriga o Museu Eva Hilden da Cultura Finlandesa de Penedo. Um museu sobre a cultura e a arte finlandesa com peças antigas e modernas. Cujo acervo é composto por objetos trazidos da Finlândia.
O que fazer em Penedo, Itatiaia: Principais atrativos
- Clube Finlândia: Destaque para o Baile Finlandês, com apresentação de danças típicas oriundas de diversas regiões da Finlândia, como jenkka e letkis.
- Museu Eva Hilden da Cultura Finlandesa de Penedo: Seu acervo é composto de objetos trazidos da Finlândia, destacando-se entre eles: tapeçarias feitas em tear finlandês, bordados antigos.
- Shopping Pequena Finlândia e a Casa do Papai Noel
- Casa de Pedra: Diz a lenda que foi construída por um colono para receber sua noiva finlandesa. Pois o casamento foi feito por carta. Atualmente a casa pertence a uma entidade religiosa e precisa de permissão para ser visitada.
- Pico do Penedinho: Mirante com vista 360°. Após pequena caminhada em ascensão, em sítio particular. No entanto, é necessário obter autorização na Fábrica de Chocolate na Av. das Pedras c/ Rua Henry Bertell.
- Cachoeiras:
- Poço das Esmeraldas: Ao sol de meio dia, sua coloração esverdeada identifica bem o porquê do nome. A 100m antes da Cachoeira Três Bacias.
- Três Bacias: A primeira das cachoeiras formadas pelo Rio das Pedras, este nascendo no Parque Nacional do Itatiaia. Águas frias e transparentes é um convite aos aventureiros. Localizada no Alto Penedo adiante da Pousada Serra de Penedo.
- Cachoeira de Deus: Queda d’água no Rio das Pedras, com piscina natural no Alto Penedo. Acesso em trilha com pequena caminhada de 300m.
- Três Cachoeiras: Localizada do lado direito da Estrada das Três Cachoeiras. Local de bastante arborização, ideal para piqueniques. A mais visitada.
O que fazer em Penedo, Itatiaia: Uma experiência de 3 dias:
Dia 1: Penedo e suas Cachoeiras
É seu primeiro dia em Penedo. Por isso, aproveite as cachoeiras deste charmoso distrito de Itatiaia. Até porque, as cachoeiras de Penedo possuem fácil acesso e são bem próximas.
Assim, comece pela Cachoeira de Deus e sua piscina natural. Porém, para chegar até ela, você fará uma pequena trilha de uns 300 metros.
Em seguida, Três Bacias e Poço das Esmeraldas. A “Três Bacias” além de água cristalina, ainda possui um escorrega natural. No entanto, ali ao lado, distante apenas uns 100 metros, encontra-se o Poço das Esmeraldas. O um poço de águas transparentes e que, com a incidência dos raios solares, assume um belo tom verde-esmeralda.
Por último, uma parada em Três Cachoeiras. Uma sequência de três quedas d’água próxima ao centrinho de Penedo.
Dia 2: Serrinha do Alambari
No seu segundo dia, você irá para a Serrinha do Alambari. Um local a 5 km de Penedo e que, oficialmente, pertence ao município de Resende.
Mas antes que você se pergunte o que a Serrinha do Alambari tem de interessante, esclareço que o local está em uma área de proteção ambiental. Mais especificamente na encosta leste do Parque Nacional de Itatiaia.
Na chegada da Serrinha do Alambari você verá uma placa indicando a Pedra Sonora. A pedra é Tombada pelo patrimônio natural de Resende e, segundo a lenda, quem bater nela e ouvir seu ronco, terá proteção momentânea contra morte por desastre, tiro ou facada.
Em seguida, pegue a direção para o Camping Club do Brasil. A estrada não é das melhores além de ser bem rampada na proximidade do camping. Mas, no final, você será compensado com trilhas que levam a diferentes poços dos rios Pirapetinga e Santo Antônio. Desta forma, as várias piscinas naturais têm águas cristalinas e frias. A saber: Poço Bananal, Poço Champanhe, Duchinha, Poço da Sauna, Poço de Cima, Poço Dourado, Poço da Coruja, Pinguela e Poço das Esmeraldas. O camping cobra taxa de visitação pelo uso de sua estrutura.
No entanto, a 2 quilômetros além do camping, existe uma propriedade particular (que também cobra taxa de visitação) com 2 poços bem famosos, na região, por sua beleza: o Poço do Céu e o Poço dos Dinossauros.
Por isso, a dica é deixar o carro estacionado nas proximidades do camping e percorrer a pé a distância até a propriedade. Assim, você conhecerá os belos poços e depois, voltará para o camping para aproveitar o restante do dia.
Dia 3: Sítio Cachoeiras do Alcantilado + Museu Duas Rodas
Esse será um dia de carro na estrada pois embora a distância entre Penedo e Visconde de Mauá seja de apenas 40 quilômetros, a estrada sinuosa faz com que a velocidade seja baixa e o tempo de deslocamento seja grande.
Seu destino do dia é o Sítio Cachoeiras do Alcantilado.
Mas para chegar até lá, no caminho para Maromba, a aproximadamente 4,5 km após o centrinho de Visconde de Mauá, você sairá da RJ-151 e pegará a Estrada Maringá Mirantão. Neste momento, você terá cruzado a fronteira para o estado de Minas Gerais.
Na entrada para a Estrada Maringá Mirantão haverá uma placa do Museu Duas Rodas. Não se anime. Você ainda dirigirá por mais 4 quilômetros de uma estrada rural até chegar ao museu. Que, por sinal, possui um belo acervo entre bicicletas e motocicletas.
No entanto, do museu até o Sítio Cachoeiras do Alcantilado são apenas mais uns 300 metros. O sítio cobra taxa de visitação pelo uso de sua estrutura. Mas suas 9 cachoeiras e poços fazem valer cada centavo.
Como chegar em Penedo, Itatiaia:
- ÔNIBUS: A Viação Cidade do Aço faz a linha Rio/Penedo. Dessa forma, os ônibus saem da Rodoviária Novo Rio, diariamente.
Onde se hospedar em Penedo, Itatiaia:
Nós escolhemos o Chalés Mondesir. Uma vez que está localizado no centrinho comercial de Penedo facilitando o deslocamento a pé.
Informações e Curiosidades:
- Ouro: Foi durante o período colonial que a necessidade de escoar o ouro das Minas Gerais para os portos de Angra dos Reis e Paraty forçou a descida pela serra. Assim, o roteiro ou passava pela localidade onde hoje existe Mauá, ou passava pela Serra do Pico; em Itatiaia.
- Etimologia: Itatiaia é um topônimo tupi que significa “pedra pontuda”. Pois itá =”pedra” e atîaîa = “pontudo”.
Reservas Parceiras
Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.