BrasilDestinos

Porto de Galinhas: O que fazer em 1 dia

Porto de Galinhas, a badalada praia do litoral pernambucano, está localizada na pequena cidade de Ipojuca. Nós já estivemos por lá. Por isso te contamos o que fazer em Porto de Galinhas.

Situada a 50 quilômetros ao sul de Recife, Ipojuca possui as mais belas praias de Pernambuco. Afinal, as praias de Porto de Galinhas, Cupe, Muro Alto, Maracaípe e Serrambí estão dentro dos limites da cidade.

Além disso, a cidade também abrange uma região com estuários, mangues e piscinas naturais entre corais.

Uma biodiversidade que faz da região habitat de peixes-boi, ostras, caranguejos, tartarugas e cavalos-marinhos. Decerto essa condição resultou na instalação dos projetos ambientais voltados à preservação dessas espécies.

No entanto, apesar de ser um balneário, Ipojuca brinda os que gostam de história. Posto que existem três engenhos que estão em atividade desde o Brasil Colônia.

Sem dúvida, um destino para relaxar e curtir a natureza (mas com possibilidades culturais).

O que fazer em Porto de Galinhas (Ipojuca): Principais Atrações

  • Projeto Hippocampus: O projeto de preservação do cavalo-marinho possui um centro de visitantes com viveiros.
  • Projeto Museu do Caranguejo Vivo: Um centro de pesquisa dedicado, principalmente, ao caranguejo uçá e ao guaiamum.
  • Centrinho de Porto de Galinhas
  • Praias: Porto de Galinhas, Muro Alto, Serrambi, Cupe, Maracaípe
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Outeiro: Construída no século XVII.
  • Trilha Macaraípe: No Brasil colônia, a trilha que liga Macaraípe à Igreja N. S. da Conceição do Outeiro foi utilizada não apenas para a circulação de mercadorias, como também para o tráfico de escravos.
  • Engenho Massangana: Conjunto arquitetônico rural do século XIX. Composto pela Casa-Grande (abriga um museu de móveis do séc. XIX) e pela Capela de São Mateus, em estilo barroco.
  • Engenho Gaipió: A casa-grande, datada de 1863, preserva sua decoração com móveis neoclássicos.
  • Engenho Canoas: Produção de mel, rapadura e cachaça artesanal.

O que fazer em Porto de Galinhas (Ipojuca): Uma experiência de 01 dia

Dia 01: Porto de Galinhas e Muro Alto

Praia Muro Alto
Muro Alto, Ipojuca

Comece seu dia tomando café da manhã no Centrinho de Porto de Galinhas.

Depois de algum tempo vendo os jangadeiros na praia, caminhe um pouco pela orla.

Em seguida, vá conhecer um pouco da orla de Ipojuca. Para isso, dirija até o início da Rota dos Cavalos Marinhos na praia de Maracaípe.

Depois, visite a praia de Cupe. Aproveite para acessar um mirante para ver o porto de Suape. Por fim, retorne para a Muro Alto.

Embora Muro alto seja uma praia, talvez seja melhor descrever como piscina natural. Por causa de recifes naturais que servem de quebra-mar. Um lugar perfeito não só para praticar stand-up paddle, como também para relaxar na areia.

Como chegar em Porto de Galinhas:

  • Avião: O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Recife (REC)
  • Shuttle: A empresa Luck Receptivo te leva do aeroporto de Recife até o hotel escolhido em Porto de Galinhas.
  • Ônibus: A linha Recife / Porto de Galinhas da empresa Expresso Vera Cruz, tem parada no Terminal de Passageiros Santa Rita (em Recife), passa pelo Aeroporto de Recife (área de desembarque) tanto na ida quanto na volta e tem paradas na Rua Esperança (em Porto de Galinhas). Informações sobre itinerários em Grande Recife

Onde hospedar-se em Porto de Galinhas:

Nós utilizamos o apartamento de um casal amigo. Porém existem vários tipos de hospedagem a sua disposição.

Booking.com

Informações e curiosidades:

  • História: A cidade de Ipojuca existe desde fins do séc. XIX. No entanto existem registros históricos anteriores. Como, por exemplo, o de sua elevação a categoria de vila, em 1846.
  • Projeto Hippocampus: Cuida da biologia, cultivo e preservação de cavalos-marinhos brasileiros. Mais informações em Projeto Hippocampus
  • Galinhas: Idealizadas pelo artista plástico Carcará, as esculturas em troncos de coqueiros certamente tornaram-se uma marca local.
  • Porto: O porto de Suape está nos limites de Ipojuca.
  • Patrimônio ambiental: De acordo com o Ministério do Turismo, Porto de Galinhas é um dos destinos que mais valoriza seu patrimônio ambiental.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.


Booking.com