Montevidéu
Montevidéu, capital do Uruguai, fica as margens do Rio da Prata cuja orla é percorrida por uma avenida (Rambla) que muda de nome ao longo do percurso.
Na Rambla, em Punta Carretas, encontra-se uma construção com características medievais, renascentistas e muitos mistérios: o Castillo Pittamiglio. O proprietário, arquiteto e alquimista, temendo perseguições, construiu escadas que não levam a lugar algum e janelas cegas como forma de retardar o inimigo em sua captura.
No centro da cidade, além do mirante do prédio da prefeitura, vislumbram-se construções históricas dos mais variados estilos inclusive um dos portões da antiga muralha colonial que cercava a cidade.
Uma visita ao Mercado do Porto, no horário do almoço, é uma oportunidade para experimentar a popular parrillada (espécie de churrasco uruguaio).
Caminhar despreocupadamente pelas ruas estreitas e tranquilas de Palermo observando as construções antigas é como voltar no tempo. E é nas ruas de Palermo que uma tradição pode ser ouvida nas noites de fins de semana e feriados: os tambores do candombe. Acompanhar a evolução dos grupos batucando e dançando é um programa no mínimo interessante.
Um passeio por Montevidéu através de nossas fotos:
O que fazer em Montevidéu:
- Cidade Velha
- Mirante da Prefeitura
- Praça Cagancha
- Mercado dos Artesãos
- Fonte dos cadeados
- Praça Independência
- Museu da Casa do Governo (Palácio Estévez)
- Puerta de la Ciudadela
- Teatro Solís
- Catedral Metropolitana
- Peatonal Sarandí
- Mercado del Puerto
- Ramblas
- Castillo Pittamiglio
- Letreiro com o nome da cidade
- Passear pelas ruas de Palermo
- Feiras de Roupas e Artesanatos (aos sábados)
Nos arredores:
- Punta del Este
- Visita a Vinícolas
- Colonia del Sacramento
Nossa experiência: 03 dias em Montevidéu
Chegamos em Montevidéu, num voo vindo do Brasil, à noite e após fazer câmbio de um pouco de dinheiro, pegamos o táxi oficial do aeroporto para nos levar até o hotel ibis Montevideo
Dia 01: Centro Histórico
Após o café da manhã, saímos para ir ao mercado comprar água e algumas gordices e conhecer um pouco dos arredores.
Depois, fomos para o Centro da Cidade.
Fomos direto para a Prefeitura de Montevidéu, pois o prédio possui um mirante no 22o andar. Ver a cidade do alto sempre nos dá uma perspectiva interessante.
Dali, fomos para o Mercado del Puerto, pois D. já reclamava de fome e desejava comer uma parrilla.
Depois do almoço, começamos nosso tour pela Catedral e a praça Constituicion
Seguimos para a Pietonale Sarandi (uma rua de pedestres), passamos pela Puerta de la Ciudadela, atravessamos a Plaza Independencia, vimos o Teatro Solis, o Palacio Salvo, o Mercado de Artesanato e a Fuente de Los Candados.
Dia 02: Punta del Este
Devido a distância, optamos por contratar um passeio guiado a Punta del Este que durou o dia inteiro e ainda parou em Cerro de San Antonio, e na Casa Pueblo (em Punta Balena)
Dia 03: Ramblas e Palermo
Em nosso último dia em Montevidéu fomos perambular pelas ruas de Palermo, admirando o casario antigo.
Descansamos no Parque Rodo e seguimos caminhando até a Villa Biarritz Fair (uma feira de roupas e artesanatos que acontece aos sábados)
Na volta, almoçamos um chivito e após um rápido descanso, pegamos 2 bicicletas no hotel e fomos pedalando margeando as Ramblas até Pocitos (para fotografar no letreiro da cidade).
A noite, quando saímos para jantar, fomos surpreendidos com os sons dos tambores dos grupos de candombe que ensaiavam pelas ruas de Palermo
Que delícia assistir a essa manifestação cultural popular nas ruas e ainda aprender a dançar.
Como chegar em Montevidéu:
- Avião: O Aeroporto Internacional de Carrasco, conecta a cidade com cidades de outros países. Nós utilizamos a empresa aérea GOL em nosso voo do Brasil para Montevidéu.
- Ônibus: O Terminal de ônibus de Montevidéu conecta a cidade a outras cidades do Uruguai e do Mercosul.
Onde se hospedar em Montevidéu:
Como mencionei, nos hospedamos no hotel ibis Montevideo mas caso você deseje outro tipo de hospedagem, existem várias opções em Montevidéu (algumas, inclusive, em promoção).
Informações e Curiosidades
- Mirante da Prefeitura: Adquirir o tíquete na Oficina de Informaciones Turísticas, e pegar o
elevador panorâmico até o 22o andar - Castillo Pittamiglio: Construção situada na Rambla Mahatma Gandhi, 633.
- Candombe: Manifestação cultural de música e dança com origem africana, baseada no batuque de 3 tamanhos de tambor (“chico”,”repique” e “piano”).
- Chivito: enorme sanduíche que apesar de possuir alterações em sua composição, costuma ser elaborado com carne bovina feita na chapa, presunto, mussarela, bacon, alface, fatias de tomate e ovo frito sendo servido, normalmente, acompanhado de batatas fritas ou salada de batatas.
Para você planejar sua viagem:
Reserve sua hospedagem na Booking
Reserve seus passeios na Get Your Guide