AméricasDestinos

Colônia do Sacramento

Colonia del Sacramento, localizada a 180 km de Montevidéu (e a 50 km da argentina Buenos Aires), é a cidade mais antiga do Uruguai.

Sua localização às margens do Rio da prata era tão estratégica que os portugueses construíram uma muralha com fosso ao redor da cidade.

Foi a disputa entre portugueses e espanhóis por Colonia del Sacramento que acabou gerando um centro histórico com construções em arquitetura colonial tanto portuguesa quanto espanhola. Havendo, inclusive, construções em que os dois estilos arquitetônicos se fundem.

Saindo do centro histórico, a Avenida General Flores possui uma cenografia peculiar com carros antigos (muitos da década de 1930) estacionados em frente a construções em estilo neoclássico.

A impressão é que o tempo brinca de iludir em Colonia del Sacramento tentando manter o viajante sempre no passado.

Passeie por Colonia del Sacramento através de nossas fotos:

O que fazer em Colonia del Sacramento

  • Fortaleza: construída pelos portugueses no século XVII, era cercada por um fosso.
  • Basílica do Santíssimo Sacramento: datada de 1680, foi parcialmente destruída no séc. XIX. Em seu interior estão algumas obras de arte de origem colonial.
  • Praça 25 de Maio (Plaza Mayor) e seu conjunto arquitetônico:
    • Casa de Nacarello: Construção do período português, possui paredes de pedra e teto de madeira.
    • Farol: construído no século XIX, foi construído sobre as Ruínas do Convento de S. Francisco Xavier
    • Arquivo Regional: Construção portuguesa, datada de 1750, exibe documentos coloniais
    • Museu Municipal: A construção foi ocupada pelos secretários de governo no período português e pelos governadores no período espanhol.
    • Casa de Lavalleja: Abriga um museu naval.
    • Museu Português: Construção portuguesa, construída de inícios do século XVIII, conserva paredes, tetos e pisos originais.
  • Rua dos Suspiros (Calle de los Suspiros): Liga a Praça 25 de Maio ao Rio da Prata. Possui calçamento de pedra e construções portuguesas e espanholas
  • Praça Manuel Lobo: Situada lado da Basílica, é onde encontram-se as ruínas da Casa dos Governadores.
  • Museu do Azulejo: Construção portuguesa do século XVII, seu acervo possui azulejos franceses, catalãs e uruguaios dos séculos XIX e XX. Os azulejos uruguaios da década de 1840, são os mais antigos fabricados no país.
  • Museu Espanhol: Construção portuguesa de 1720, é dedicado à presença espanhola na região.

Nossa Experiência: Bate-volta (ou Passeio de 1 dia) a Colonia del Sacramento

Quando planejamos nossa viagem a Buenos Aires, decidimos que, em um dos dias, iríamos carimbar o passaporte para cruzar o Rio La Plata e ir ao Uruguai passar o dia em Colonia del Sacramento.

Sabemos que, como brasileiros, não precisamos usar passaporte para viajar por países da América do Sul. Mas eu e D. gostamos da praticidade de viajar com nossos passaportes.

Assim, logo pela manhã, fomos para o terminal de embarque em Puerto Madero, já portando nosso bilhetes.

Chegamos com antecedência pois todos têm que fazer os procedimentos de imigração (que por sinal, foi um pouco confusa pois após fazer a saída da Argentina éramos direcionados para um outro guichê para fazer a entrada no Uruguai).

Apesar de termos comprado nossas passagens pela empresa SeaCat, fomos embarcados em um Buquebus que, além de passageiros, também transporta carros.

A viagem durou aproximadamente 1 hora e o barco contava com estrutura de cafeteria, bar e free shop durante a navegação.

A chegada em Colonia del Sacramento foi bem tranquila pois todo procedimento de imigração já havia sido feito na área portuária antes do embarque, ainda na Argentina.

Assim, após o desembarque saímos caminhando pela cidade

Nossa passagem nos dava direito a um tour com guia, mas decidimos não fazê-lo. Estávamos num daqueles momentos em que desejávamos apenas admirar e curtir o local sem seguir o ritmo de um grupo e as informações históricas de um guia.

Ao sair do Porto, passamos pelo Centro Cultural AFE e por um Centro de Informações ao Turista que lá denomina-se BIT (Bienvenida, Interpretación y Turismo)

Após uma curta caminhada, chegamos a Puerta de la Ciudadela, um vestígio da antiga muralha da cidade.

Virando a esquerda, na direção do rio, seguimos até o Bastião de São Miguel (ruínas da fortificação e seus canhões).

Continuando, saímos da beira-rio virando a direita na Calle de los Suspiros, onde admiramos as casas de pedra enquanto caminhávamos para a Plaza Mayor, um amplo espaço gramado e arborizado com várias construções históricas a seu redor.

Mais uma vez, caminhamos em direção ao rio pela Calle de Sollis.

Assim, andando em zigue-zague pelas ruas, chegamos ao Farol (que não subimos). E resolvemos voltar para a orla do rio e seguir caminhando aproveitando a brisa.

Fazendo essa rota, passamos por algumas construções históricas como Casa de Felix Luna, Bastião de São Pedro, o Museu do Azulejo, o Bastião e o Forte de Santa Rita.

Íamos caminhando pela fase colonial da cidade até que, ao chegar na Av. General Flores, fomos levados para os anos 1930 com construções neoclássicas e carros antigos estacionados (até os carrinhos elétricos de aluguel seguem o estilo retrô).

Em pouco tempo, retornamos à fase colonial, passando pela Basílica del Santissimo Sacramento, o Museu Arquivo Regional, a Casa do Virrey, o Museu Municipal…

Passamos nosso dia em Colonia del Sacramento aproveitando essa chance de viajar no tempo alternando entre os séculos XVII/XVIII e a primeira metade do século XX.

Fomos para o embarcadouro, bem antes do horário do barco pois teríamos que fazer o procedimento de imigração mais uma vez antes de voltar para Buenos Aires.

Como chegar em Colonia del Sacramento

  • Avião: A localização de Colonia faz com que ela seja acessível tanto por Buenos Aires, na Argentina quanto por Montevidéu, no Uruguai.
    • Aeroporto Internacional de Ezeiza e o Aeroparque Jorge Newbery em Buenos Aires.
    • Aeroporto Internacional de Carrasco em Montevidéu.
  • Ônibus: As empresas COT e Turil conectam a cidade com Montevidéu.
  • Barco: Empresas de Ferry-boats fazem conexão da cidade com Buenos Aires. Nós utilizamos a SeaCat Colonia mas também existem as empresas Buquebus e Colonia Expresss

Onde se hospedar em Colonia del Sacramento

Como já mencionei, nós estávamos em Buenos Aires (hotel ibis Buenos Aires Congreso) e fomos passar o dia em Colonia del Sacramento.

Mas se você deseja se hospedar em Colonia del Sacramento, existem várias opções (algumas, inclusive, em promoção.)

Booking.com

Informações e Curiosidades sobre Colonia del sacramento:

  • Fundação: 22 de janeiro de 1680, a mando do Império Português, com o nome de Colônia do Santíssimo Sacramento.
  • Disputa: Sendo a única cidade portuguesa do Uruguai foi alvo de disputa entre Espanha e Portugal até 1825.
  • Basílica del Santíssimo Sacramento: É a igreja mais antiga do país.
  • Recuperação: Na década de 1970 grande parte das pedras originais da fortificação foi recuperada (escavações na área do antigo fosso) e empregada na reconstrução de parte da muralha e do portão de armas.
  • Puerta de la Ciudadela: A única entrada da fortaleza era decorada com o brasão português.
  • UNESCO: Declarou o Centro Histórico de Colonia del Sacramento como Patrimônio da Humanidade, no ano de 1995.

Para você planejar sua viagem:

Reserve sua hospedagem em Colonia del Sacramento pela Booking

Reserve seu passeio em Colonia del Sacramento pela Get Your Guide