Bruxelas: O que fazer em 2 dias
Se você deseja saber o que fazer em Bruxelas, saiba que a cidade é um dos múltiplos destinos que visitamos e damos algumas dicas para facilitar o planejamento de sua viagem.
Bruxelas, capital da Bélgica e da União Europeia, possui vasto patrimônio histórico e arquitetônico com monumentos góticos, barrocos, art déco e art nouveau.
A Grand Place impressiona com construções em estilos diversos. Assim, o Hôtel de Ville tem estilo gótico, a Maison du Roi (Broodhuis) tem estilo neogótico enquanto outras tem estilo barroco.
Ali perto, as Galeries Royales Saint-Hubert, com telhado em vidro, estão em funcionamento desde 1847. Um projeto de Jean-Pierre Cluysenaar para funcionar como elo das diferentes funções de uma cidade: habitação, cultura, serviço e comércio.
Só para ilustrar, foi em uma dessas lojas que, em 1912, o chocolatier Jean Neuhaus inventou o praline: amêndoa ou avelã torrada e revestida com chocolate.
Gastronomia e Irreverência
Afinal, em Bruxelas, chocolate é assunto sério. Com lojas concentradas basicamente nas áreas da Place du Grand Sablon e da Grand Place, não é exagero dizer que algumas ruas da cidade têm um cheiro doce de waffle de chocolate. Um aroma que desperta o glutão que habita em cada um de nós e que dificulta manter uma dieta equilibrada.
Ainda na Grand Place, que tal conhecer outro ícone belga? A Cerveja! Pois o prédio da Associação de Cervejeiros abriga o Musée Des Brasseurs Belges (Museu da Cerveja Belga) onde visitantes são apresentados tanto a utensílios e equipamentos utilizados no século 18, quanto a técnicas de filtração, refrigeração e engarrafamento mais eficientes. Além disso, a visita termina na taberna com uma cerveja (belga)!
Mas Bruxelas pode ser mais irreverente.
Uma vez que a cidade é a capital das Histórias em Quadrinhos, as referências estão por toda a parte. Do Smurf em frente a estação Brussel-Centraal, ao museu destinado as histórias em quadrinhos belgas passando pelos vários murais espalhados pela cidade.
Uma irreverência que espalha-se por áreas menos turísticas. Desta forma, na Place Saint-Géry encontra-se o Mercado, com bares e feiras de artesanato e de elementos vintage. Enquanto que na Place Sainte-Catherine, a peixaria Noordzee – Mer du Nord prepara peixes e frutos do mar num esquema de comida de rua: ficha comprada no caixa, comida entregue no balcão e mesas compartilhadas.
Definitivamente, Bruxelas merece mais do que algumas horas!
O que fazer em Bruxelas: Principais Atrações
- Atomium
- Basílica do Sagrado Coração
- Bolsa de Valores
- Catedral de São Miguel e Santa Gudula
- Grand Place
- Jardim Botânico
- Manneken Pis (Manequinho) – fonte com escultura de um menino urinando
- Mini Europa – parque com maquetes de edifícios famosos da Europa
- Museu René Magritte
- Palácio da Justiça
- Palácio Real
- Parque Cinquentenário
- Rue Neuve – a rua com a maioria dos shoppings e lojas
- Teatro de Bruxelas
- Teatro La Monnaie
- Galeries Royales Saint-Hubert – Galerie du Roi
- Museu da Cerveja Belga
- Museu da História em Quadrinhos Belga
O que fazer em Bruxelas: Uma experiência de 02 dias
Em resumo, nossa proposta do que fazer em Bruxelas é um roteiro que mistura cultura, arquitetura, história em quadrinhos, chocolate e cerveja.
Dia 01:História em Quadrinhos
Ao longo de sua estada em Bruxelas você verá vários murais desenhados com personagens de Histórias em Quadrinhos. Embora os murais sejam catalogados, deixe-se surpreender conforme forem surgindo.
Assim, seu primeiro destino será um clássico: a região da Grand-Place. Pois ali você terá acesso a Ópera de Bruxelas (Théâtre de la Monnaie), a Galeries Royales Saint-Hubert (com várias chocolaterias), a Grand- Place (suntuosa com seus prédios góticos, neo-góticos e barrocos), ao pequeno Manequinho (Manneken Pis) e ao prédio da Bolsa de Valores. Ao mesmo tempo, você verá vários murais desenhados com personagens de Histórias em Quadrinhos.
Nesse meio tempo, deixe-se seduzir pelo cheiro doce dos waffles de chocolate e pare em uma das lojinhas para sua primeira experiência gastronômica.
Mas, mantendo a proposta, siga para a estação Bruxelles-Centraal para uma foto da estátua do Smurf. Em seguida, seu destino será o Museu Belga de História em Quadrinhos.
Só que, no caminho, você terá a oportunidade de ver a Catedral de Bruxelas. De fato, ela é oficialmente denominada Catedral de São Miguel e Santa Gudula. Uma igreja católica, em estilo gótico, cuja construção iniciou-se no século 13.
Posteriormente, a caminho do Museu Belga de História em Quadrinhos, você ainda passará pela estátua de Gaston Lagafe, outro ícone dos quadrinhos belgas.
Após tantas referências ao longo do dia, você está pronto para admirar a arte exposta no Museu Belga de Histórias em Quadrinhos.
Sem dúvida, encerre sua tarde bebendo uma boa cerveja no Mercado da Place Saint-Géry.
Dia 02: Caminhando fora do circuito turístico
Com toda certeza você já viu as principais atrações da cidade. Por isso, saia do circuito turístico.
Comece pela praça Sainte-Catherine, passe pelo Marché aux Poisson. Em seguida, passe pela place du Béguinage, e pelo Théâtre Royal Flamand. Atravesse o canal de Bruxelas e passe pela estátua De Vaartkapoen na Place Sainctelette. Continue caminhando até o parque Elisabeth, onde você verá a enorme Basílica Nacional do Sagrado Coração em Koekelberg, a 5a maior no mundo.
Depois, pegue um tram e retorne para a Place Saint-Catherine. Pois é sua oportunidade de almoçar na peixaria Noordzee – Mer du Nord. Mas deixe para comer a sobremesa na fantástica Frederic Blondeel (fábrica e loja de chocolate).
Como chegar em Bruxelas
Avião:
- Aeroporto Internacional de Bruxelas: Também conhecido como Aeroporto de Zaventem, faz a ligação da cidade com outros países ao redor do mundo. Ao mesmo tempo possui serviço de ônibus shuttle e conexão por trem tanto para o centro de Bruxelas quanto para outras cidades.
- Aeroporto de Charleroi: Aeroporto mais utilizado pelas companhias aéreas low cost. Sua ligação com o centro de Bruxelas é através de serviço de ônibus shuttle.
Trem:
A principal estação de trem é a Bruxelles-Midi, que faz ligação da cidade com outras da Europa e da Bélgica. Ao mesmo tempo, a estação conta com interligação de metro e tram.
Foi através dela que chegamos a Bruxelas após uma viagem de trem partindo de Londres.
Como transitar por Bruxelas
Nós utilizamos metrô e trams para circular pela cidade. Posto que adquirimos o cartão diretamente no guichê da estação Bruxelles-Midi tão logo chegamos.
Onde se hospedar em Bruxelas
Nós escolhemos o hotel ibis Brussels City Centre. Posto que era facilmente alcançável de metrô e ficava próximo a Grand Place. Mas numa área menos turística, embora repleta de bares e restaurantes. Gostamos da experiência.
Informações e curiosidades sobre Bruxelas:
- UNESCO: A Grand-Place é Patrimônio da UNESCO desde 1988.
- Museu da Cerveja Belga: Informações sobre visitas no site do Musée Des Brasseurs Belges
- Atomium: Estrutura com 103 metros de altura que foi construída para a Feira Mundial de 1958.
- Mercado Saint-Géry: Construido em 1881 em estilo neo-renascentista. Não apenas abriga eventos culturais, como também feiras de artesanato e de elementos vintage. A feira de elementos vintage acontece no primeiro domingo do mês. Para informações, visite o site da feira
- Histórias em Quadrinhos: O Centre Belge de la Bande Dessiné também disponibiliza folheto em português.
- Tour Histórias em Quadrinhos: Para acessar a publicação (em inglês) com os endereços dos murais visite o site Visit Brussels