Istambul: O que fazer em 4 dias
Há muito o que fazer em Istambul. Pois essa cidade da Turquia, que já foi chamada Bizâncio e Constantinopla., é um centro cultural efervescente deste a Antiguidade. Afinal, a cidade está localizada em uma antiga rota marítima que liga o mar Mediterrâneo ao mar Negro através do Mármara e do Bósforo
Essa posição geográfica contribuiu para torná-la um importante centro comercial e cultural. Além de facilitar o afloramento de sua essência cosmopolita. Uma vez que, ao longo da história, manteve-se como ponto de convivência de pessoas de diferentes origens e religiões. Uma fusão do Ocidente com o Oriente.
Cosmopolita mas sem perder suas tradições. A mais forte delas é, sem dúvida, o comércio. Uma vez que manteve mercados seculares. O Grand Bazaar é, provavelmente, o maior e um dos mais antigos mercados cobertos do mundo, com estabelecimentos agrupados por áreas de atuação: joias, antiguidades, roupas, artesanatos… Do mesmo modo o Sahaflar Çarşısı, que ocupa o mesmo endereço desde o Império Bizantino, é um dos mercados de livros mais antigos do mundo.
Mas Istambul também é uma cidade de presença imperial. O que pode ser visto em monumentos provenientes de seus tempos como capital do Império Bizantino e do Império Otomano.
Só para exemplificar, no Parque Sultão Ahmet está não apenas a Basílica de Santa Sofia, construída no Império Bizantino, como também a Mesquita do Sultão Ahmet (mais conhecida como Mesquita Azul) que foi construída durante o Império Otomano.
Istambul é uma cidade vibrante que mistura tradição e modernidade. Mas que, embora dividida entre a parte velha e a parte nova, mantém sua unidade e identidade.
Por isso, quando for a Istambul, divirta-se transitando entre a Europa e a Ásia, perca-se pelos corredores históricos do Gran Bazaar mas, acima de tudo, encante-se com a riqueza de detalhes de seus monumentos.
O que fazer em Istambul – Principais atrações:
- Palácio Dolmabahçe
- Praça Taksim
- Avenida Istiklal
- Torre Gálata
- Ponte Gálata
- Torre da Donzela
- Mesquita Şemsi Pasha
- Mesquita Ahmediye
- Fonte de Ahmet III (
- Parque Hüseyin Avni Paşa
- Mesquita Mihrimah Sultan
- Bazar de Especiarias (ou Bazar Egípcio)
- Mesquita Yeni Cami Valide
- Mesquita Rüstem Paşa (Rüstem Paşa Camii)
- Süleymaniye Hamam
- Mesquita Süleymaniye (ou Mesquita de Solimão)
- Topkapi Palace
- Museu de Arqueologia
- Basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia)
- Cisterna da Basilica
- Parque Sultão Ahmet (antigo hipódromo de Constantinopla)
- Mesquita Azul (ou Mesquita do Sultão Ahmet)
- Grand Bazaar
- Beyazit Square (Praça da Liberdade)
- Passeio de Barco
O que fazer em Istambul: Uma Experiência de 04 dias
Dia 01: Fatih + Beskitas + Taksim
Seu primeiro dia será um momento de reconhecimento da cidade pois neste roteiro, você transitará tanto pela parte Histórica quanto pela parte Moderna.
Após comprar seu cartão de transporte e o passe para os museus, sua primeira manhã em Istambul começa com um passeio pelo tranquilo Parque Gülhane.
Será andando por suas aleias que você verá tanto o Museu Arqueológico quanto o Palácio Topkapi. Seguindo o passeio, saia dos jardins do palácio pelo grande portão e rume para a Basílica de Santa Sofia
Seguindo em frente, apenas alguns metros, você verá a Mesquita Azul. Informe-se sobre os horários de visitas e o código de vestimenta e ande pelos jardins.
Mas fique atento a uma prática comum na região: a troca de informações turísticas por uma visita a uma loja. Apesar de ser sem compromisso, com a habilidade de negociação que eles tem, você pode acabar com uma tapeçaria turca de baixo do braço.
Assim, caminhando pelos jardins da mesquita, conheça a área do Antigo Hipódromo e seus monumentos.
Posteriormente, pegue um tram e atravesse o Cabo Dourado. Caminhe pela beira do Bósforo, pois assim você passará pela Mesquita Dolmabahçe e pela entrada do Palácio Dolmabahçe.
Ali perto está a estação do funicular que te levará até o coração da Istambul moderna: a praça Taksim. Uma vez que você está no lado moderno da cidade, aproveite para caminhar pela movimentada a Avenida Istiklal.
Dia 02: Fatih
Munido do passe para visitar os museus você iniciará esse roteiro mais cultural.
Visite o Palácio Topkapi que foi construído em 1453, após a conquista de Constantinopla. São vários ambientes ricamente decorados nos mais diversos estilos. Tem tanto sala redecorada em estilo rococó, quanto ambiente todo revestido com azulejos turquesa e madrepérolas.
Saindo do palácio, vá diretamente para a Mesquita Azul (quando a visitamos ela estava em restauração mas continuava deslumbrante).
Em seguida, atravesse a praça e vá para Basílica de Santa Sofia que foi construída entre 532 e 537 para ser a Catedral de Constantinopla. Se acaso tiver curiosidade, ao sair da Basílica, vá conhecer a Cisterna da Basílica. Pois foi um sistema para filtragem e armazenamento de água construído no Império Bizantino.
Após esse momento intenso de cultura histórica, permita-se um pouco de cultura comercial.
Vá conhecer o Grand Bazaar pois é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Eu diria que ele é predecessor dos shopping centers, uma vez que conta com 3.000 lojas e, pelo menos 20 saídas. Caminhando por seus corredores você verá várias placas informativas inclusive, uma com a informação de que houve um período na história em que os comerciantes não podiam fazer propaganda, nem mesmo um letreiro.
Após o Grand Bazaar, pegue um tram pois seu destino é o Bazar de Especiarias que também é conhecido como Mercado Egípcio.
Apesar de o Mercado de Especiarias ser interessante, destacamos que a sua volta está uma enorme região de comércio popular também dividida por sessões: festa, eletrônico, temperos, etc. Uma área de comércio muito mais autêntica do que a turística galeria do Mercado de Especiarias. Por isso, não deixe de visitá-la.
Dia 03: Ásia
Como Istambul é uma cidade em 2 continentes, hoje você sairá da Europa para ir à Ásia!
Por isso, utilize seu cartão de transporte e pegue uma balsa. A travessia dura uns 15 minutos e a paisagem é linda. Você verá monumentos como a torre Gálata e o Palácio Dolmabahçe. Assim como a Torre de Leandro (ou torre da Donzela) na ilhota no estreito do Bósforo.
Chegando no lado asiático, ande a esmo pelo bairro de Üsküdar, passando por mercados, mesquitas e prédios históricos. Inesperadamente, você pode até ver uma galeria comercial cuja construção do sec. XVI era, originalmente, um local de banho.
Dia 04: dia livre
É seu último dia em Istambul e você já terá visto e visitado os monumentos que interessavam. Por isso, aproveite a cidade caminhando enquanto observa as ruas lotadas de pessoas, os pescadores na ponte Gálata, os barcos navegando pelo estreito de Bósforo…
Como chegar em Istambul:
A cidade possui 2 aeroportos que fazem a conexão com outras cidades da turquia e do mundo.
- Aeroporto Sabiha Gökçen: Recebe a maioria dos voos domésticos e de companhias low cost internacionais. Chegamos ao aeroporto num voo da AnadoluJet, vindos de uma curta estada na região da Capadócia.
- Aeroporto Internacional de Istambul: Recebe a maioria dos voos internacionais. Nós utilizamos o aeroporto na volta ao Brasil, através de um voo da Royal Air Maroc
Transfer
Aeroporto Sabiha Gökçen – Centro Histórico: O aeroporto fica distante do centro histórico assim, combinamos o serviço de transfer com o hotel ao fazer a reserva do quarto.
Centro Histórico – Aeroporto Internacional: Optamos pela praticidade. Ou seja, utilizamos o serviço de um táxi solicitado através do hotel.
Como transitar por Istambul:
O cartão recarregável Istanbul Kart permite acesso a todos os transportes públicos. Até 5 pessoas podem usar o mesmo cartão. A redução nas tarifas dos transportes pode chegar a 40%. Porém ao adquirir o cartão, além do valor a ser usado nos transportes, é cobrada uma taxa não retornável pelo uso do cartão.
Onde se hospedar:
Nós optamos pelo Orient Express Hotel, em Fatih. Pois além de ficar numa região histórica, também fica próximo a uma parada de tram, restaurantes e lojas. Fatih fica na região que era o “coração” da antiga cidade de Constantinopla.
Informações e Curiosidades:
- Aeroporto Sabiha Gökçen : Em 2001, era o maior edifício com construção antisísmica do mundo.
- Mesquitas e seus Minaretes: As mesquitas com 4 minaretes só eram as construídas por sultões. Príncipes e princesas podiam construir 2 minaretes. Enquanto que, as outras pessoas, podiam construir apenas 1 minarete. Assim, a Mesquita Azul é a única da cidade com 6 minaretes.
- Cidade dividida: Istambul é a única cidade localizada em dois continentes. Pois parte está na Europa e parte está na Ásia.
- Império Bizantino: Em 395 a cidade tornou-se capital do Império Romano do Oriente. Mas que também é conhecido como Império Bizantino. Neste período foi construída a Basílica de Santa Sofia. Que foi a maior catedral do mundo durante, aproximadamente, 1.000 anos.
- Muralha: Istambul é rodeada pelas lendárias Muralhas de Constantinopla. São 22 km de comprimento. A muralha foi construída em diferentes períodos mas, principalmente, nos século IV (Muralha de Constantino) e V (Muralha de Teodósio).
Reservas Parceiras:
Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.