Atenas: O que fazer em 3 dias
A capital da Grécia é uma das cidades mais antigas do mundo. Por isso, ao listar o que fazer em Atenas, há muitas atrações importantes que não podem ficar de fora.
Atenas é considerada o berço da civilização ocidental visto que, na antiguidade, foi o principal centro cultural e intelectual do ocidente.
A cidade possui monumentos das eras Clássica, Romana, Bizantina e Otomana. Além de vários sítios arqueológicos; dos quais a Acrópole é o mais conhecido. Afinal, é na Acrópole que encontram-se as ruínas do Partenon, um dos templos construídos para a deusa Atena, no século IV a.C. Aliás, o nome da cidade é uma homenagem à Atena, uma das 12 divindades residentes no Monte Olimpo.
Sem dúvida que visitar os sítios e museus arqueológicos de Atenas, estimula a reflexão sobre a capacidade criativa da humanidade. No entanto, a cidade também oferece atrações fora do campo arqueológico.
Aos pés da rocha sagrada da Acrópole, convidando a longas caminhadas, estão dois bairros com identidades únicas: Plaka e Monastiraki.
Plaka, o bairro dos deuses, possui construções neoclássicas, ruas com calçamento em pedra e tavernas com ambiente mediterrâneo. Enquanto Monastiraki (mosteirinho em grego) é mais comercial com praça, ruelas com lojas e mercados ao ar livre.
O que fazer em Atenas – Principais atrações
- Acrópole: Composta pelo Partenon, Propileu, Erecteion e Templo de Atena Nike. É um sítio arqueológico com restaurações e reproduções de peças que estão expostas no Museu da Acrópole e em outros museus.
- Teatro de Dionisio: Não apenas é considerado o mais importante teatro da Grécia antiga, como também é o berço do teatro ocidental e da tragédia.
- Museu da Acrópole: Reúne os principais achados arqueológicos do país. Abaixo do piso de vidro, vê-se parte das escavações. Informações no site: https://www.theacropolismuseum.gr/en
- Plaka: Bairro com construções neoclássicas, ruas com calçamento em pedra e tavernas com ambiente mediterrâneo. Uma vez que está aos pés da Acrópole, tem vista para o Rochedo Sagrado.
- Monastiraki: O bairro não apenas apresenta a praça com o Mosteirinho, mas também ruelas com lojas, bares e o Mercado de Pulgas.
- Ágora Romana: Foi estabelecida sob domínio romano. Destacam-se o Portão Archegetis, a Torre dos Ventos, a Biblioteca de Adriano e o Templo de Hefesto
- Antiga Ágora de Atena: Remonta ao século VI a.C.
- Monte Licabeto: Possui cerca de 300 metros de altura e vista panorâmica da cidade. A seus pés o bairro mais elitista da capital: Kolonaki
- Praça Syntagma: A praça abriga tanto o Parlamento grego quanto o Túmulo do Soldado Desconhecido (que é protegido pela Guarda Nacional, os “evzones”). A Cerimônia da Troca da Guarda acontece às 10h45m
- Museu Goulandris de Arte Cicládica: Coleção de Arte Grega Antiga e Cicládica.
- Museu Benaki: Acervo com objetos de cerâmica, artigos religiosos, joias, esculturas, vestimentas regionais e curiosidades, desde a Antiguidade.
- Jardim Nacional: Abriga mais de 15.000 espécies de plantas, museu botânico e mini-zoo. Além do Zappeion (um local de cerimônias oficiais) e alguns monumentos clássicos.
- Templo de Zeus Olímpico
- Arco de Adriano: Datado de 130 a.C., é o marco de entrada da Nova Atenas
O que fazer em Atenas: Uma experiência de 3 dias
dia 01: Centro Histórico (história e arqueologia) e Plaka
Em seu primeiro dia, explore os principais monumentos históricos e sítios arqueológicos do centro histórico. Assim, comece o dia explorando a Acrópole e o Museu da Acrópole.
Depois que visitar as atrações mais importantes de Atenas, rume para Plaka para refrescar-se em uma das tavernas. Apesar de Plaka estar aos pés da Acrópole, suas ruas com calçamento em pedra guardam construções neoclássicas. Aproveite para admirar essa mudança de ares.
Sua próxima parada será a Porta de Adriano e, em seguida, as ruínas do Templo de Zeus Olímpico.
Já que você estará próximo ao Jardim Nacional, caminhe mais um pouco para conhecer os jardins e o Zappeion.
dia 02: Praça Sintagma, Monte Licabeto e Monastiraki
Seu primeiro dia terá sido intenso em informações e você já terá visitado as principais atrações da cidade; por isso, o dia será mais tranquilo.
Pegue o metrô e vá assistir a cerimônia da troca da guarda no Túmulo do Soldado Desconhecido, em Sintagma. Em seguida, pegue o metrô até a estação Evangelismos para ter acesso ao funicular do Monte Licabeto.
Mas atenção: pegue o metro. Pois, caso você deseje ir caminhando pelas ruas de Kolonaki (o bairro chique aos pés do Licabeto), você corre o risco de ser direcionado para uma trilha que leva até o alto do monte.
O Monte Licabeto é o ponto mais alto de Atenas. Por isso, você terá vistas maravilhosas da cidade, inclusive da Acrópole!
Em seguida, pegue o metro para a estação Monastiraki para conhecer outro bairro localizado aos pés da montanha sagrada. Perambule pelas ruas de Monastiraki e explore o Mercado das Pulgas. Porém não esqueça de admirar a grandiosidade da Biblioteca de Adriano, na Ágora Romana.
dia 03: Mercado Central + Litoral Sul
É seu último dia em Atenas. Por isso, saia da zona turística e vá ao Mercado Central.
Normalmente, essa visita conecta o viajante com a população local. Pois é um momento de vivenciar uma parte do cotidiano dos moradores da cidade.
Se puder, almoce por perto do mercado. Posto que talvez você tenha a chance, experimente o refrigerante sabor cola nacional. De fato, o Gr8 cola tem gosto similar ao da famosa marca internacional.
Se você quiser ver o mar, terá que sair de Atenas. Por isso, pegue o tram até Glyfada.
Aproveite para caminhar pela orla. Mas, se quiser mergulhar, atenção pois, na Grécia, nem toda praia é gratuita.
Como chegar em Atenas:
-
- Avião: O Aeroporto Internacional de Atenas interliga a cidade com outras cidades da Europa e do mundo. Nós chegamos em Atenas em um voo da Aegean Airlines vindo de Istambul.
- Transfer: Distante cerca de 35 km do centro da cidade, o Aeroporto Internacional de Atenas, é interligado ao centro da cidade por meio de transporte público e serviço de ônibus.
- Athens Airport Bus: O ônibus expresso faz o trajeto Syntagma – Aeroporto em aproximadamente 70 minutos. Informações no site: athensairportbus.
- Linha 3 do Metro: Os trens percorrem as estações do trajeto “Airport / Syntagma” em 40 minutos. Informações nos sites: ametro e athenacard
- Barco: As companhias Blue Star Ferries e Seajets interligam Atenas às ilhas gregas. Assim, nós saímos de Atenas, através do porto de Pireu, em um barco que nos levou a Paros.
No entanto, nós contratamos os serviços de um motorista particular para nos levar do aeroporto ao hotel.
Como transitar por Atenas
- Transporte Público: O cartão de transporte ATH.ENA TICKET dá acesso a todos os transportes públicos. Porém, o transporte de/para aeroporto deve ser adquirido separadamente. Informações no site: athenacard
- Tram: Existe uma linha do tram que circula entre Syntagma, no centro da cidade, e Voula conectando o centro de Atenas com o litoral sul.
Onde se hospedar em Atenas:
Nós escolhemos o Marbre blanco Residence, Acropolis Hill pois o quarto contava com uma pequena cozinha. Além disso, o hotel está localizada próximo da Acrópole e de estações de transporte público.
Informações e Curiosidades
- Etimologia: a cidade recebeu seu nome em homenagem a Atena; a deusa da sabedoria, inteligência, estratégias de batalha, justiça e artes. Além disso, é considerada a protetora das cidades, dos arquitetos, dos tecelões e dos ourives.
- Praias: Tecnicamente, a cidade de Atenas não tem praias. uma vez que elas estão localizadas em municípios de sua área metropolitana.
- Ágora: significa Reunião em grego. Na Grécia antiga, eram espaços públicos onde as pessoas negociavam. Mas, sobretudo, exerciam a cidadania através de discussões políticas e tribunais populares.
- Mercado Turco: A via de pedestre Pandrossou foi um Mercado Turco (bazaar) durante os 400 anos de ocupação Otomana.
- Mercado Central: Comércio de produtos horti-fruti-granjeiros, carnes e peixes. Endereço: Varvakios Ágora. Horários de funcionamento: de 2a feira a sábado das 08:00 as 18:00
- Gastronomia:
- souvlaki (ou kalamaki): espetinhos de carne;
- salada grega: queijo feta, cebola roxa, tomate e azeitona preta;
- moussaka: lasanha grega à base de berinjela e carne;
- queijo feta: feito com leite de cabra e de ovelha
Reservas Parceiras:
Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.