AméricasDestinos

Buenos Aires

Buenos Aires, capital da Argentina, está no estuário do Rio da Prata e é conhecida pela rica vida cultural.

Devido à grande quantidade de construções em estilo art déco e art nouveau, é por vezes chamada “a Paris da América do Sul”.

Mas apesar do título, a cidade é multifacetada e cada bairro possui história e característica únicas: o Centro possui monumentos históricos, Puerto Madero é a área mais moderna da cidade, La Boca tem casario colorido, San Telmo conserva o casario é colonial e as ruas em pedras…

Uma diversidade cultural que encanta!

Assim como seus jacarandás floridos na primavera, os bares para ouvir tango e beber vinho, os cafés seculares, os parques…

Um passeio por Buenos Aires através de nossas fotos:

O que fazer em Buenos Aires:

• Teatro Cólon
  • Avenida de Mayo
    • Plaza de Mayo e seu entorno com a Casa Rosada, o Museu do Bicentenário, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires e o Cabildo.
    • Casa de Cultura
    • Café London City
    • Café Tortoni: Inaugurado em 1858, funciona no mesmo endereço desde 1880.
    • Hotel Castelar: O quarto em que Federico Garcia Lorca ocupou por 6 meses está aberto a visitação.
    • Bar Iberia: Abriu em 1897 com o nome La Toja. Nos anos 30 recebeu o nome Iberia
    • Teatro Avenida: Datado de 1908, foi sede de companhias espanholas de ópera e de teatro.
    • Bar 36 Billares: Datado de 1894, teve Federico Garcia Lorca como um de seus frequentadores.
    • La Inmobiliaria: A construção de 1910, mistura estilos art nouveau e neoclássico com influência islâmica.
    • Palácio Barolo: de 1920, teve inspiração na Divina Comédia, obra de Dante Alighieri.>/li>
    • Plaza de los dos Congresos, Plaza Loria e Plaza Moreno
    • Congreso Nacional
  • San Telmo
    • Paseo de la Historieta – Monumento a Mafalda
    • Casa Minima: mede 2,50 metros de largura e 13 metros de profundidade. A construção é da segunda década do século XIX.
    • Monumento “Canto al Trabajo”
    • Iglesia Dinamarquesa
    • Mercado San Telmo: data de 1897
    • Galería Solar de French: construção de 1910 dividida em lojas
    • Praça Dorrego: Aos domingos abriga uma Feira de Antiguidades das 10:00 as 17:00
    • Pasaje de la Defensa: construção de 1880 dividida em lojas e bares
  • Bosques de Palermo: O Parque Tres de Febrero possui mais de 80 hectares e vários sub-espaços sendo os mais famosos:
    • Jardím de los Poetas
    • Pátio Andaluz
    • Jardím das Rosas, conhecido como El Rosedal, possui 15.000 roseiras de 1189 espécies diferentes.
    • Jardim Japonês
    • Planetário
  • Hipódromo
  • El Mercado de las Pulgas: No bairro de Colegiales possui 150 lojas divididas em 5 setores.
  • Recoleta
    • Igreja Nossa Senhora del Pilar: Em estilo barroco colonial, foi construída em 1732.
    • Palais de Glace: Local onde, de 1911 até 1921, funcionou a primeira pista de patinação sobre gelo da cidade.
    • Cemitério da Recoleta: Famoso pelo grande número de obras de arte funerária e por abrigar os restos mortais de personalidades famosas das mais diversas áreas.
    • Centro Cultural Recoleta: Ocupa o prédio do antigo Mosteiro da Recoleta.
    • Museu Nacional de Belas Artes
    • Floralis Generica
    • Biblioteca Nacional

Sugestão de Passeios nos Arredores:

• Tigre: A cidade ribeirinha no delta do rio Paraná de las Palmas possui características peculiares
  • Colonia del Sacramento;: Cidade uruguaia fundada por portugueses em 1680 cujo centro histórico é Patrimônio Mundial da Unesco.
  • La Plata: Fundada em 1870, foi baseada em um projeto de planejamento urbanístico.
  • San Isidro: Programa para apreciar arquitetura e urbanismo colonial
  • San Antonio de Areco: A “Capital Nacional da Tradição” é uma opção para conhecer a vida dos pampas.

Nossa experiência: 7 dias em Buenos Aires

Nossa experiência em Buenos Aires é o resultado de 02 viagens realizadas para a capital Argentina.

Curiosamente, nos hospedamos no mesmo lugar: o hotel ibis Buenos Aires Congreso pelo custo-benefício apresentado e, também, porque seria uma forma de observar mudanças na cidade.

Neste caso, a mudança foi para melhor pois as 3 praças em frente ao Congresso tornaram-se área de lazer familiar.

Nas duas vezes chegamos em Buenos Aires através do Aeroporto Internacional de Ezeiza e, após fazer câmbio de algum dinheiro, pegamos um táxi oficial para o hotel.

Dia 01: Livraria El Ateneo + Calle Florida + Av. Corrientes

Nosso primeiro destino foi um templo de cultura da capital portenha: a Livraria El Ateneo Grand Splendid que, ocupando a estrutura de um antigo teatro, é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo

Da livraria, caminhamos até o Teatro Cólon e continuamos até a Calle Florida repleta de galerias comerciais e agências de câmbio.

Zanzamos pela Calle Florida até que decidimos que nosso percurso de volta seria pela Av. Corrientes.

Da Av. Corrientes, vimos o Obelisco, e seguimos nosso caminho passando por teatros, comércio, restaurantes e cafés tradicionais.

Inclusive, aproveitamos para conhecer 2 pizzarias clássicas: Los Inmortales fundada em 1952 e a Guerrin, de 1932. Como não queríamos atuar como juízes gastronômicos, pedimos pizza na Los Inmortales e empanada na Guerrin.

Dia 02: Av. de Mayo + San Telmo + Tram Histórico

Domingo, foi dia de aproveitar a manhã para andar pela Av. de Mayo observando o conjunto arquitetônico de inícios do século XX com influências art nouveau e art déco.

São tantas as construções nesses estilos que entendemos a alcunha Paris das Américas.

Começamos pelo Congresso Nacional e fomos encontrando alguns marcos ao longo da Avenida: o Palacio Barolo, o Bar 36 Billares , o Teatro Avenida , o Café Tortoni , o Hotel Castelar …

No extremo oposto do Congresso Nacional, na Plaza de Mayo, está a Casa Rosada, o Museu do Bicentenário, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires e o Cabildo.

Entramos na Calle Bolivar pois nosso destino era o bairro de San Telmo, que, sendo um dos mais antigos da cidade mantém o casario colonial e as ruas pavimentadas com pedras.

Fizemos uma rápida parada na Igreja San Ignacio de Loyola e, ao retomar o caminho, continuamos observando a manutenção da tradição do Fileteado em vários letreiros, inclusive de livrarias.

Falando em livros, a Mafalda, personagem dos quadrinhos, nasceu em San Telmo pelas mãos do Quino e está sentada num banco. O local é bem concorrido para uma foto e faz parte do roteiro turístico de personagens de quadrinhos argentinos.

Ainda flanando por San Telmo, passamos pela Casa Minima cuja fachada é tão estreita, que se não estivéssemos atentos, não a veríamos.

O bairro estava uma festa pois domingo é dia da Feira de San Telmo, com muito artesanato, antiguidades e showzinho de Tango.

Seguimos pelas barraquinhas até o Mercado de San Telmo (frutas, verduras, carnes, bares, empanadas, antiguidade..) e voltamos a flanar pelas ruas

Escolhemos um dos restaurantes ao redor da Praça Dorrego para almoçar

Antes de retornar ao hotel, uma rápida parada na Pasaje de la Defensa

Pra encerrar o dia, escolhemos uma experiência que nos permitisse manter essa sensação de voltar no tempo: andar num bonde histórico. Uma atividade oferecida desde 1980, em Cabalito, pela Asociación Amigos del Tranvia.

Por isso, pegamos um metro da linha A até a estação Primera Junta e caminhamos até o ponto de embarque do Bonde na Calle Emilio Mitre, 500.

O circuito é curtinho mas o bonde restaurado tem seu charme e encanta a adultos e crianças

Dia 03: Bate-Volta (ou Passeio de 1 dia) a Tigres

Diferente dos outros viajantes, que utilizam o trem turístico, eu e D. utilizamos um trem de serviço urbano, sem luxos para ir a Tigre que, por sua localização no delta de um rio, nos permitiu fazer passeios tanto por terra firme quanto por rios e igarapés.

Leia sobre a experiência em Tigre na íntegra.

Dia 04: Caminito + Reserva Ecológica Costaneira Sur + Puerto Madero

Pela manhã, fomos a Caminito, no bairro La Boca. O bairro que inicialmente abrigava operários e imigrantes pobres, possui construções que mesclam materiais (alvenaria, madeira e zinco) e cores diversas.

Caminhamos um pouco pelas redondezas observando as construções e os antigos cortiços (atualmente ocupados por lojas).

Apesar de estarmos a poucos metros do Estádio de Futebol La Bombonera, a “casa” do Boca Juniors, D. não quis visitá-lo.

Nossa parada seguinte, foi o Parque Natural y Reserva Ecológica Costaneira Sur.

Escolhemos uma das trilhas e seguimos passeando até que uma cobra (venenosa) cruzou nosso caminho.

Abandonamos a vida na natureza e retornamos ao concreto da cidade.

Bem em frente à reserva, uma obra de arte: As Nereidas e, a menos de 100 m, o Museu de la Cárcova com acervo de reproduções em gesso de esculturas exibidas em museus pelo mundo bem como esculturas originais de artistas argentinos.

Seguimos em direção a Puerto Madero e ao atravessar o Parque Mujeres Argentinas, na Calle Juana Maso, nos deparamos com maravilhosas pinturas 3D do artista Juandres Vera.

Ali perto, a Ponte da Mulher e o Museu Marítimo ARA Presidente Sarmiento.

Escolhemos um dos restaurantes e ficamos um pouco por ali admirando a região.

Dia 05: Jardim Japonês + Palermo

Com o tempo nublado e com previsão de chuva, parte de nossa programação foi suspensa.

Pela manhã, fomos ao Mercado de las Pulgas. Um enorme galpão repleto de boxes especializados em coisas antigas: móveis, brinquedos, artigos de decoração… Mas como não iriamos comprar nada, após algum tempo, D. perdeu um pouco do interesse e sugeriu uma mudança de cenário: o Jardim Japonês.

O jardim é lindo e, embora situado no Parque Tres de Febrero, é administrado pela Fundação Cultural Argentino-Japonês que cobra uma taxa de visitação.

O mau tempo nos pegou de jeito e tivemos que interromper nossa caminhada. Como era perto das 12:00h, pegamos um taxi e fomos almoçar em um dos restaurantes de Palermo.

Dia 06: Recoleta + Palacio Barolo

Recoleta é considerado um dos bairros mais elegantes da cidade.

Nosso passeio começou pelo Passeo del Pilar e a Igreja Nossa Senhora de Pilar cujo altar é coberto com prata peruana.

Ali ao lado, o Cemitério da Recoleta, que embora seja um ponto de visitação pela arte funerária, não visitamos.

Passamos pelo Centro Cultural Recoleta e seguimos para o Museu Nacional de Belas Artes, que fica em frente a Plaza Francia (cujo nome oficial é Plaza Intendente Alvear).

Ali pertinho, na Plaza Naciones Unidas, vimos a icônica Floralis Generica, escultura articulável em aço cujos movimentos simulam o desabrochar de uma flor.

Nosso pequeno tour se encerrou na Biblioteca Nacional

No fim da tarde, na Avenida de Mayo, uma visita guiada ao alto do Palácio Barolo apenas confirmou minha teoria de que, em Buenos Aires, devemos andar olhando para o alto apreciando os detalhes.

Dia 07: Bate-Volta (ou Passeio de 1 dia) a Colonia del Sacramento

Foi dia de carimbar o passaporte e ir ao Uruguai.

Logo pela manhã, pegamos um barco para cruzar o rio La Plata e passar o dia em Colonia del Sacramento.

O centro histórico de Colônia do Sacramento é pequenino e ideal para passar um dia a toa.

Leia sobre a experiência em Colonia del Sacramento na íntegra.

Como chegar em Buenos Aires

• Avião: O Aeroporto Internacional de Ezeiza (a 35 km da cidade) e o Aeroparque Jorge Newbery (aeroporto doméstico) interligam a cidade com outras regiões da Argentina e do mundo. Nas duas viagens, utilizamos a empresa GOL para voar do Brasil para Buenos Aires
  • Ônibus: O Terminal Rodoviário de Retiro, com linhas de ônibus para todas as regiões do país e para cidades do Chile, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Brasil.
  • Barco: Ferry-boats fazem conexão com as cidades uruguaias de Colônia do Sacramento e Montevidéu. Nós utilizamos a empresa SeaCat Colonia

Transitando:

• Do Aeroporto ao Centro da cidade: Quem chega a Buenos Aires através do Aeroporto Internacional de Ezeiza, a empresa Taxi Ezeiza (taxi oficial) possui preços tabelados
  • Transporte Público: Para usar o transporte público é necessário adquirir o cartão SUBE, disponível gratuitamente nos Centros de Atenção ao Turista. De posse do cartão, o viajante deve carregar um valor que será abatido do cartão conforme o mesmo for sendo utilizado. Informações no site do SUBE
  • Bicicletas: Buenos Aires é uma cidade com ciclovias. Alugue uma bicicleta através da EcoBici e aproveite.

Onde se hospedar em Buenos Aires

Como já mencionei, nós nos hospedamos no hotel ibis Buenos Aires Congreso que fica no coração político da cidade, próximo a estação de metrô Congreso (linha A).

Mas se você procura outro tipo de hospedagem, existem várias espalhadas pela cidade; de hostel a hotel de luxo (algumas, inclusive, em promoção.)

Booking.com

Informações e Curiosidades sobre Buenos Aires:

• Avenida de Mayo: Declarada Lugar Histórico Nacional, muitas das edificações conservam o estilo original, mostrando influências arquitetônicas francesa, italiana e espanhola do início do século XX.
  • Gastronomia: Os cortes de carne na Argentina são diferentes dos que estamos habituados no Brasil:
    • Bife de Chorizo: Corte tradicional da culinária argentina, retirado do miolo do contrafilé, na região do traseiro do animal, vizinho ao filé mignon.
    • Bife Ancho: Extraído da ponta superior do contrafilé, a partir das cinco primeiras vértebras do boi (alto teor de gordura marmorizada, garantindo uma carne macia).
    • Ojo de Bife: Miolo do Bife Ancho, uma marca registrada da parrilla argentina.
    • Picanha: Tapa de Cuadril
  • Livraria Ateneo “Grand Splendid”: Já foi eleita pelo jornal britânico The Guardian a segunda livraria mais bonita no mundo.
  • História em Quadrinhos: A estátua da Mafalda, em San Telmo, fica na esquina da Calle Chile com Calle Defensa
  • Fileteado: Arte tipográfica e decorativa que tornou-se Patrimônio da Humanidade. É uma tradição que, em Buenos Aires, transformou-se em uma forte identidade.
  • La Boca: As casas coloridas do bairro tem origem na falta de dinheiro de seus moradores que utilizavam restos de tinta da área portuária, para pintar seus lares.
  • Tango em San Telmo: Aos domingos, quando a feira de antiguidades se encerra, começa um bailinho de tango na Praça Dorrego.
  • Metro – A Linha A, inaugurada em 1913, foi o primeiro metrô Iberoamericano.
  • Mulheres: As ruas do bairro de Puerto Madero homenageiam mulheres das áreas de ciências, artes e política.
    • Tours guiados: Através do site da Secretaria de Turismo de Buenos Aires estão disponíveis vários tours gratuitos.
    • El Tramway Histórico: A Asociación Amigos del Tranvía mantém a charmosa tradição dos Bondes. Aos sábados, domingos e feriados, um dos Bondes históricos circula em Cabalito. A Parada é na Calle Emilio Mitre, 500 (na esquina da rua Emilio Mitre com a rua José Bonifacio). Informações podem ser obtidas no site da TRANVIA
    • Palácio Barolo: Informações sobre visitas guiadas no site Palacio Barolo Tours

Para você planejar sua viagem: