ÁsiaDestinos

Kawaguchiko, um dos lagos do Monte Fuji

Se você vai ao Japão e deseja visitar o Monte Fuji, reserve um dia para ir a Kawaguchiko, na Região dos Cinco Lagos.

O lago Kawaguchi (ou, como dizem os japoneses, Kawaguchiko) está localizado na província de Yamanashi dentro do Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu.

A beleza do local e a facilidade de acesso tornou-o um destino popular para milhares de pessoas que desejam visitar um ícone japonês reverenciado por mestres da pintura, poetas e músicos: o Monte Fuji.

Contudo, o Kawaguchiko, além de ser um dos cinco lagos do Monte Fuji, é ponto de partida de uma das 4 trilhas que conduzem ao topo dos 3.776 metros de altura desta que, para muitos, ainda é considerada uma montanha sagrada.

Afinal, como dizem, “as montanhas são moradas dos deuses onde os homens encontram o divino”.

Assim, no verão, milhares de pessoas dirigem-se a Kawaguchi-ko buscando acesso a trilha Kawaguchiko-Yoshida-guchi.

No restante do ano, outras milhares dirigem-se a Kawaguchiko na esperança de ver o Fuji e aproveitar o dia em um balneário repleto de atrações. Afinal, embora o Monte Fuji seja a grande estrela da região (e do país), junto ao lago existem banhos termais, museus, passeios de barco, teleférico (no monte Tenjo) e o parque de diversões Fuji Q.

Por isso, quando for a Tóquio, programe uma escapada até Kawaguchiko, visite o Monte Fuji e aproveite o dia na calma deste balneário.

Um passeio por Kawaguchiko através de nossas fotos:

O que fazer em Kawaguchiko (além de visitar o Monte Fuji):

• Teleférico Kachi Kachi (Kachi Kachi Ropeway)
  • Passeios de barco
  • Kubota Itchiku Museum (exposição dos kimono criados por Kubota Itchiku)
  • Museu de Arte Kawaguchiko (Kawaguchiko Museum of Art)
  • Kawaguchiko Music Forest (instrumentos musicais automáticos como caixas de música e órgíos mecânicos
  • Museu de Pedras Preciosas Yamanashi (Yamanashi Gem Museum)
  • Banhos Termais (Hot Spring Baths)
  • Parque de Diversões Fuji Q (também conhecido como Fujikyu Highland)

get your guide

Nossa experiência em Kawaguchiko: um dos lagos do Monte Fuji

Quando planejamos nossa estada em Tóquio, eu e D. reservamos 01 dia para visitar o Monte Fuji. Mas havíamos lido que o Fuji-san (como dizem os japoneses) costuma ser temperamental e se esconder por trás de nuvens e serrações.

Como chegamos a Tóquio debaixo de chuva e nossos primeiros dias foram com céu cinza, ficamos acompanhando as previsões pelo celular. Dessa maneira, diante das previsões de melhora, resolvemos arriscar uma visita ao Monte Fuji.

Assim, pesquisamos alguns programas de excursão até Hakone, mas todos alertavam que a 5a estação do Monte Fuji poderia estar fechada. Como o restante dos passeios não nos interessava, resolvemos ir por conta própria até Kawaguchiko, um dos lagos do Monte Fuji.

Estando hospedados em Shinjuku, a forma mais simples era utilizar o ônibus expresso pois não precisaríamos fazer baldeações. Por isso, fomos até o Terminal Rodoviário Expresso em Shinjuku e adquirimos nossas passagens de ida e volta para Kawaguchiko.

No dia da viagem, nos confundimos, erramos a saída do metrô e acabamos demorando mais para chegar Terminal Rodoviário Expresso. Ainda bem que sempre saímos do hotel com bastante antecedência porque o ônibus saiu rigorosamente no horário.

A viagem transcorreu sem percalços por estradas bem pavimentadas e, quando desembarcamos na Estação Kawaguchiko, encontramos um aviso que o trem até a 5a estação do Monte Fuji não estava em funcionamento (era primavera).

Mas os deuses estavam a nosso favor pois com um céu absolutamente azul o Monte Fuji mostrava-se em todo seu esplendor.

Assim, em vez de subir em um dos muitos ônibus turísticos que levam a diferentes pontos ao redor do lago, resolvemos curtir nosso dia devagar, andando a esmo pelo balneário e aproveitando a sorte de ter a companhia do maior ícone japonês.

Como ir a Kawaguchiko, um dos lagos do Monte Fuji:

• Ônibus – Do Terminal Rodoviário Expresso em Shinjuku, partem os ônibus expresso que fazem o percurso até Kawaguchiko em, aproximadamente, 1 hora e 50 minutos.

Informações e Curiosidades:

• Altitude: O lago Kawaguchi situa-se a, aproximadamente, 800 metros acima do nível do mar
  • Etimologia: O nome Fuji tem origem controversa. Alguns dizem que deriva da tribo Ainu, e significa vida eterna. Outros dizem que se origina da língua Yamato e refere-se a Fuchi, a deusa do fogo budista
  • Montanha Sagrada: O Monte Fuji é considerado sagrado para muitas religiões. O povo Ainu reverenciava o grande pico. Os xintoístas ergueram o santuário reverenciando a deusa da natureza Sengen-Sama. A seita Fujiko acredita que a montanha é um ser que possui alma. Os budistas acreditam que seja a porta de entrada para um novo mundo, junto com o Monte Tate e Monte Haku, as Três Montanhas Sagradas do Japão.
  • Trilha “Kawaguchiko-Yoshida-guchi”: acessada pela estação Kawaguchiko (linha Fujikyu), inicia a 2.305 metros de altura e para percorrê-la até o topo leva-se cerca de 5:30h de caminhada (trekking).
  • Patrimônio da Humanidade: em 2013, o Monte Fuji foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO, por sua forte influência sobre a cultura japonesa.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos, divulgue nossos textos em suas redes sociais e faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.