O que é Companhia Aérea Low Cost?

“Mas, afinal, o que é companhia aérea low cost?” A pergunta foi feita por um amigo que, assim como você, buscava mais informações sobre o mundo das viagens.

O que é companhia aérea low cost?

A resposta é simples: é uma empresa aérea que vende passagens a baixo custo (uma tradução literal de low cost).

Mas esclareço que essas empresas aéreas também possuem equipe preparada, tratam seus clientes com respeito e possuem aeronaves em bom estado de conservação. Embora seja sempre bom pesquisar a respeito da empresa antes de comprar a passagem.

O preço praticado por elas é mais baixo porque o serviço é o essencial: a passagem dá direito ao assento e a um artigo pessoal na cabine.

Qualquer outro serviço é considerado extra e é pago a parte: check-in no aeroporto, escolha do assento, embarque prioritário, lanche, despacho de bagagem no porão… Cada serviço possui um valor e o cliente escolhe os que desejar formando assim o valor final de sua passagem.

Como eu e D. viajamos leve, apenas com a bagagem de mão, costumamos dizer que as empresas aéreas low cost foram pensadas na medida para nós pois já utilizamos os serviços desse tipo de empresa na América do Sul, na Europa e na Ásia.

Qual a vantagem de usar companhia aérea low cost?

As vantagens financeiras são indiscutíveis. Só para ilustrar, em nossa viagem pela Colômbia, eu e D. viajamos de San Andrés para Cartagena e de Cartagena para Bogotá com passagens aéreas que custaram menos da metade do preço de uma companhia regular mesmo incluindo vários serviços extras como check-in prioritário no aeroporto, reserva de assento e despacho de mala de até 20 kg no porão.

O segredo é ler as regras e adquirir online os serviços extras (de preferência no momento da compra da passagem). Pois, se deixar para fazer os acertos no aeroporto, poderá ter que escolher entre pagar bem mais caro para despachar o peso extra ou desapegar ali mesmo no saguão.

Na programação de sua próxima viagem, pesquise as companhias aéreas low cost que atuam na região, leia as regras e prepare-se para viajar leve. A grana que economizar, deixe para usar durante a viagem em algo que te dê prazer!

Mais informações sobre companhia aérea low cost

  • A bagagem permitida na cabine varia de acordo com a companhia aérea por isso verifique na empresa desejada a política de bagagem, as dimensões e o peso permitido. Por exemplo, quando viajamos, a Viva Air! permitia na cabine um volume de até 6 kg (com tamanho máx.: 40x35x25 cm) enquanto que a Ryanair permitia um volume de até 10 kg (com tamanho máx.: 55 cm x 40 cm x 20 cm).
  • As dimensões de bagagens são levadas a sério. Por isso, verifique as medidas permitidas pela companhia aérea e, ao medir sua bagagem (bolsa ou mala), meça da alça ao chão (inclua as rodinhas). O alerta é porque já vi passageiro abandonando mala vazia no aeroporto por estar fora dos padrões da companhia para ir na cabine (embora estivesse dentro do peso permitido).
  • Empresas low cost costumam atuar em aeroportos secundários. Portanto, se for fazer conexão com outra companhia aérea, verifique se o voo de chegada e o de saída são no mesmo aeroporto. Caso sejam aeroportos diferentes, verifique as distâncias e o tempo entre os voos. Afinal, as companhias não se responsabilizam pelo transporte entre aeroportos.