Qual hospedagem é mais adequada?
Vai viajar e está em dúvida sobre que hospedagem é mais adequada para você? Pois nós vamos dissertar sobre tipos de hospedagem e dar algumas dicas para você acertar na hora de reservar sua hospedagem.
Afinal, escolher a hospedagem errada pode ser um grande problema durante a viagem. Assim, o que determina a hospedagem adequada não é apenas o seu orçamento. Mas também o tipo de experiência desejada.
São vários tipos de hospedagem. Assim como os valores cobrados variam consideravelmente.
Afinal, na hotelaria, a lógica é simples: quanto mais serviços um estabelecimento oferece, maior a estrutura necessária e mais elevado será o valor da diária.
No entanto, existem outros fatores que entram na formação do preço. Como, por exemplo, o tipo da unidade habitacional (quarto ou suíte). Bem como o índice de lotação do estabelecimento. Por isso, quanto maior a antecedência da reserva, melhor o preço.
Mas entenda que nem sempre você pagará no ato da reserva. Uma vez que muitas das vezes, o pagamento só será realizado na hospedagem. Aliás, fique atento às regras de cancelamento para o caso você não poder viajar.
Além do que, quanto mais próximo de uma atração turística, mais elevado será o preço. Assim, afastar-se um pouco do núcleo turístico, também traz vantagens. Pois a tendência é que lojas e restaurantes sejam mais acolhedores. Inclusive, com preços mais próximos da realidade local.
São apenas detalhes. Mas que influenciam bastante na escolha da hospedagem mais adequada.
Tipos de hospedagem
Pousada / Bed & Breakfast:
A Pousada e o Bed & Breakfast têm conceitos similares. Uma vez que a Pousada é uma casa onde se admite hóspedes. Assim como o nome Bed & Breakfast deriva do serviço oferecido: acomodação para a noite e café da manhã.
Em ambos o atendimento é mais familiar e o serviço mais pessoal.
Normalmente quem busca este tipo de hospedagem quer uma experiência mais interpessoal. Pois os donos dos estabelecimentos, normalmente, tem prazer em dar dicas. Inclusive de lugares que talvez o hóspede nem pensasse em conhecer.
Hostel:
Possui vários tipos de acomodações. Da cama em quarto coletivo com banheiro compartilhado, ao quarto individual com banheiro privado.
No entanto, cada hostel possui suas próprias regras: idade máxima permitida, horário de funcionamento da recepção, horário de fechamento…
Mas quem fica em um hostel busca uma experiência agregadora. Uma vez que a existência de ambientes de uso comum facilita a conversa e a troca experiências. Inclusive, para criar mais interação, alguns hostels preparam atividades para os hóspedes.
Porém, não acredite que hostel é hospedagem barata. Posto que um quarto duplo com banheiro privativo pode ter o mesmo valor de uma diária em um hotel de categoria 3 estrelas.
Hotel:
Os hotéis são divididos em categorias.
Cada categoria tem sua lista de especificidades. São itens que vão da metragem quadrada das unidades habitacionais aos serviços disponíveis para o hóspede. Só para ilustrar, dentre os serviços estão a periodicidade de troca de roupa de cama e banho. Bem como o horário de funcionamento da recepção, existência de cofre e guarda valores. Dessa forma quanto mais serviços e comodidades oferecidos ao hóspede, mais elevado será o valor a diária.
Aluguel de imóvel:
Aconselha-se tomar alguns cuidados como tratar com uma imobiliária (ou site especializado). Além de informar-se a respeito de regras de uso e taxas de limpeza, de luz, de internet, do horário de inspeção de saída, etc.
Troca de Casas:
Uma forma de hospedagem gratuita é a troca de casas. Saiba mais nos sites troca casa e home for exchange
Já os sites trusted housesitters e mind my house permite que as pessoas se inscrevam para tomar conta da casa e dos animais de estimação enquanto os donos saem de férias.
Informações e curiosidades:
- Tarifas Diferenciadas: Alguns hotéis possuem tarifas mais baixas para pagamento antecipado, mas sem possibilidade de reembolso em caso de desistência. Algumas vezes as tarifas reduzem para estadias acima de um certo número de dias. Em grandes centros urbanos as tarifas podem ser menores nos fins de semana. Enquanto que cidades de veraneio as tarifas podem ser menores durante a semana. Por isso, sempre verifique as promoções ao longo do ano.
- Cartão Fidelidade: Algumas redes internacionais (como a accor hotels e a best western) oferecem tarifas diferenciadas e descontos a seus clientes.
- Apart-hotéis: Redes de apart-hotéis como a adagio são uma alternativa interessante para quem vai ficar mais de uma semana numa cidade. Pois oferecem estrutura de apartamento com facilidades de hotel.
- Opiniões de Viajantes: Sites como o tripadvisor são úteis no momento de escolher a hospedagem.
- Transporte Público: Verifique a existência de transporte público perto de sua hospedagem. Afinal ter metro, ônibus ou tram por perto, facilita a mobilidade.
Reservas Parceiras:
Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.