La Paz: o que fazer em 2 dias
Quem busca o que fazer em La Paz, deve saber que a capital administrativa da Bolívia, apesar de estar a 3.670 metros de altitude, fica localizada na base de um vale parcialmente rodeado pela Cordilheira dos Andes.
Como toda cidade de importância na América Latina, seu centro histórico possui construções barrocas interessantes. Mas o “coração” de La Paz pulsa nos mercados populares (com frutas, comidas e produtos diversos) localizados bem próximos ao centro e rodeados de tendas de comércio informal.
Uma visita a esses centros de comércio local é uma experiência que deve ser vivida pois o mau humor de algumas caseritas (como são chamadas as vendedoras responsáveis pelas tendas) deveria ser considerado patrimônio cultural imaterial da cidade.
Com ruas em ladeiras e trânsito caótico na maior parte do dia, o que salva moradores (e principalmente, os viajantes) é o sistema de transporte público por meio de teleféricos que além de rápidos e baratos interligam as partes baixa e alta.
Muitos viajantes nem notam que estão transitando entre duas cidades uma vez que, visualmente, La Paz e El Alto (a cidade que fica no alto das montanhas e que abriga o aeroporto internacional) se fundem através das construções com tijolos aparentes de La Paz que sobem pelas encostas das montanhas.
La Paz é uma cidade que atrai visitantes por sua mescla de cultura espanhola e indígena tão presente nas cholitas (mulheres de origem indígena que se arrumam vestindo saias com anáguas, blusa, cabelo em trança e chapéu), pelo misticismo do mercado das bruxas, pela proximidade de locais com paisagens impressionantes (que convidam a esportes de aventura) e ruínas de uma cultura pré-inca.
O que fazer em La Paz – Principais atrações
- Plaza Murillo: A antiga Plaza de Armas é o coração do centro histórico pois lá estão:
- Catedral Metropolitana
- Palácio Quemado: O antigo Palácio do Governo (o novo é a construção moderna de vários andares que é visto por trás do Palácio Quemado)
- Congresso
- Museu Nacional de Arte
- Calle Jaen: Com construções em estilo barroco, é nesta pequena rua que estão os museus que contam muito da história do país:
- Museo de Metales Preciososo
- Museo del Litoral
- Museu Costumbrista Juan de Vargas
- Casa Pedro Domingo Murillo
- Mercado Lanza: sucos frescos e quitutes bolivianos, como as empanadas, salteñas e os rellenos (bolinhos de batatas).
- Igreja de Sao Francisco
- Calle Sagarnaga: Rua nos arredores da Plaza San Francisco, repleta de lojinhas para turistas.
- Mercado de las Brujas: Produtos para rituais andinos típicos
- Mirador Laikakota: Mescla a vista panorâmica do centro da cidade com um lugar para relaxar. O Parque Mirador Laikakota fica no vale de Chuquiago, que separa o centro e Sopacachi da área de Miraflores.
- Mirador Killi Killi: Mirante numa pequena praça com parquinho para as crianças, bancos e jardim. É necessário subir as escadarias de acesso ao bairro Villa Pavon e uma ladeira curta, porém inclinada.
- Valle de La Luna: Situado a 30km de La Paz, possui formações naturais que são o resultado da erosão de argila por chuva e vento.
Dicas de Passeio de 1 dia
- Tiwanaku: Localizada a 72 km de La Paz e a 3.843 metros de altitude, são as ruinas de uma cidade com comprovação de habitação desde 1.500 a.C. Tiwanaku era um pólo administrativo, ritualístico e agrícola de um povo precursor do Império Inca. O sítio com vários achados arqueológicos, paredes, monólitos, portais e artefatos é patrimônio da UNESCO desde os anos 2000.
O que fazer em La Paz: Uma experiência de 02 dias
dia 01: Calle Jaen e Plaza Murillo
Em seu primeiro dia, você descobrirá que La Paz não é para os fracos: Para percorrer ruas em ladeiras a 3.670 metros de altitude, você terá que caminhar lentamente, falar minimamente e beber água.
Assim, muna-se de uma garrafa de água e dirija-se para a Calle Jaen, uma rua lindinha com construções barrocas (algumas delas transformadas em museus).
Em seguida, rume para a Plaza Murillo, que é rodeada pelos prédios do governo, do congresso e pela Catedral. Aproveite para visitar a Catedral e descansar um pouco.
Ao sair da Catedral, vire para a esquerda pois a construção barroca na esquina da Calle Comercio é o Museu Nacional de Arte.
A Calle Comercio é uma rua popular com várias lojas, farmácias e restaurantes populares. Caso você fique curioso para provar alguns pratos bolivianos, lembre-se que seu corpo ainda está se adaptando a altitude. Por isso evite comidas pesadas e gordurosas. Para facilitar a adaptação, opte por comida nutritiva e leve.
dia 02: Valle de la Luna, Calle Sagarnaga e Mercado de las Brujas e
Após a experiência do primeiro dia, você verá que é melhor otimizar tempo e poupar seu fôlego e energia contratando um guia para ir ao Vale da Lua e mostrar outros pontos da cidade.
O Vale da Lua uma área de reserva com formações geológicas que são o resultado da erosão do solo argiloso por chuva e vento.
Em seguida, você terá uma experiência no uso de teleférico como sistema de transporte público urbano. Provavelmente, você será conduzido até a Estação Irpavi da Linha Verde do Teleférico.
Porém, após uma conexão para a Linha Amarela, você descerá na Estação de Teleférico Sopokachi onde o motorista aguarda para te guiar até um mirante.
Caso o guia permita que você escolha, opte pela Plaza del Monticulo.
O motivo é simples: é um mirante que não exija esforço físico, ou seja, sem escadas ou rampas.
A praça é um lugar bem agradável e arborizado. Além disso, abriga um dos muitos mirantes da cidade. Os portais e a fonte neo-clássica de Netuno criam um visual romântico que noivos usam de cenário para suas fotografias.
De volta ao carro, o caótico trânsito de La Paz. Dessa forma o tour passará pela Igreja de São Francisco e te levará ao Mercado Lanza. Aproveite para observar as alterações de humor das caseritas. Faça um lanche no mercado pois é um programa local popular.
Em seguida, a última parada do tour: o místico Mercado das Bruxas.
Pois o mercado das Bruxas é uma rua com lojas que vendem loções, talismãs e miniaturas para colocar no Ekeko. Bem como vários outros produtos para rituais de proteção e feitiços.
Se puder, no caminho de volta para o hotel, peça ao guia para fazer uma paradinha na tradicional loja de salteñas La Paceña.
Como chegar em La Paz:
- Avião: O Aeroporto Internacional de El Alto faz ligação da cidade com outros países e cidades bolivianas. Assim, nós utilizamos a empresa aérea LATAM no voo com origem no Brasil.
- Ônibus: Do Terminal Rodoviário de La Paz, ônibus interurbanos fazem a ligação da cidade com outras cidades bolivianas e com cidades de outros países. Pois nós utilizamos a empresa TRANS TITICACA para ir para Copacabana.
Onde se hospedar em La Paz:
O Hotel Madrid foi uma escolha na medida. Uma vez que ele fica a uma curta caminhada da Calle Jaen e da Plaza Murillo.
Informações e Curiosidades
- Ekeko: Deus da abundância, que traz prosperidade e bens materiais, necessários para a vida. Costuma ser adornado com miniaturas pois, segundo o pensamento andino, elas são portadoras de poderes mágicos capazes de trazer fertilidade e abundância de bens materiais.
- Plaza del Monticulo: Em 2014 foi declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico de La Paz.
- Casas sem reboco: As construções inacabadas pagam menos impostos. Por isso, as casas ficam sem reboco pelo lado de fora para que sejam consideradas inacabadas.
Reservas Parceiras:
Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.