DestinosEuropa

Madrid: O que fazer em 2 dias

Se estiver planejando uma viagem, quiser saber o que fazer em Madrid, você veio ao lugar certo. Afinal a capital espanhola, que é residência da família real, está longe de ser apenas um protocolar centro financeiro e de governo.

Pois saiba que arte e cultura são valores fortes na cidade que, além conservar casas-museu (como a do poeta e dramaturgo Lope de Vega e a do pintor Joaquín Sorolla) possui museus cujos acervos estão entre os mais importantes do mundo.

Além disso, a cidade que possui infraestrutura moderna, mantém seus bairros e ruas históricas com construções em estilo Art Déco e Racionalista.

Dessa forma, durante o dia os mercados de rua convidam ao contato com artistas criativos. Enquanto os Mercados Municipais estimulam a gula, com variada oferta de comidas e bebidas.

Mas é quando escurece que a energia da cidade alcança seu auge. Não apenas nos tradicionais shows de Flamenco, como também nos bairros Chueca, Malaseñas e La Latina. Uma vez que a energia vibrante da “Movida Madrileña” movimenta ruas, bares e casas noturnas até o amanhecer.

Sendo você festeiro, ou não, prepare-se! Ao vivenciar Madrid, você entenderá o motivo do slogan “¡Madrid me mata!”.

O que fazer em Madrid – Principais atrações:

  • Bairros Chueca, Malasañas e La Latina: Para uma noitada divertida.
  • Biblioteca Nacional da Espanha: Criada no século XVIII como uma Biblioteca Pública do Palácio.
  • Catedral de Almudena: Construção que mistura neoclássico, neogótico e neorromânico.
  • Mercado El Rastro: mercado ao ar livre aos domingos.
  • Las Ventas: Praça de Touros em estilo neoislâmico.
  • Mercado San Miguel: Mercado coberto de inícios do século XX.
  • Museo del Prado (Museu do Prado): Inaugurado no século XIX. Possui acervo com obras de importantes artistas espanhóis, franceses, flamengos, alemães e italianos dos séculos XVII ao XIX.
  • Museo Reina Sofia (Museu Rainha Sofia): Possui Acervo de arte moderna.
  • Museo Thyssen-Boemisza: Localizado em uma construção neoclássica, seu acervo abrange obras desde o Renascimento até o século XX.
  • Palácio Real de Madrid: Construção do século XVIII. Apresenta a história da Espanha.
  • Parque do El Retiro: Datado do século XVII.
  • Plaza de Colón (Praça de Colón): Abriga o monumento neogótico em homenagem a Cristóvão Colombo e o Centro Cultural de la Villa.
  • Casa de Calderón de la Barca: Construção do século XVII com fachada de 4,36 metros de largura.
  • Plaza Mayor (Praça Maior): Praça retangular rodeada por edificações. Possui nove portas de acesso.
  • Casa y Torre de los Lujanes: Conjunto arquitetônico do século XV que conserva vestígios medievais com inspiração árabe.
  • Plaza de la Puerta del Sol (Praça da Porta do Sol): Marco zero de Madrid.
  • Real Basilica de San Francisco El Grande (Basílica Real de São Francisco, o Grande): Construção neoclássica do século XVIII. Possui pinturas de Goya.
  • Teatro Real: Construção do século XIX.
  • Casa de Cisneros: Construção do século XVI, em estilo plateresco.
  • Palacio de Buenavista: Datado do século XVIII, abriga o quartel-general do exército espanhol.
  • Puerta de Alcalá: Uma das antigas portas reais que davam acesso à cidade de Madrid.

O que fazer em Madrid: Uma experiência de 02 dias

Dia 01: Mercado El Rastro + Coração de Madrid

Plaza Mayor, Madrid
Plaza Mayor

Se seu primeiro dia em Madrid for um domingo, aproveite para visitar o Mercado El Rastro. Pois no mercado de rua encontra-se de roupa fashion a quinquilharia de segunda (e terceira) mão.

Assim, comece seu dia por um programa mais local. Mas ao sair do Mercado el Rastro, inicie seu roteiro mais turístico pelo coração da cidade.

Comece pela Plaza de la Puerta del Sol de onde você caminhará para a Plaza Mayor. Na Plaza Mayor, uma parada para observar um pouco da agitação dos cafés e artistas de rua.

Em seguida, vá para seu primeiro mercado gastronômico da cidade: o Mercado San Miguel. Pois como todo mercado gourmet é ideal para provar comida local. Uma vez que a Espanha é famosa pelas tapas (aperitivos e pequenas porções) aproveite para provar algumas em diferentes estandes.

Saindo do Mercado San Miguel caminhe um pouco pelas ruas estreitas da região. Pois existem algumas construções interessantes. Só para ilustrar: a Casa de Calderón de la Barca, a Casa y Torre de los Lujanes, a Casa de Cisneros.

Depois, rume para a Catedral de Almudena e ao Palácio Real.

Continuando, vá em direção à Plaza de Oriente e, em seguida, para a Plaza de España, onde alcançará a Gran Via.

Dia 02: Chueca + Parque de El Retiro + Mercados Municipais

Parque El Retiro, Madrid
Parque El Retiro

Comece seu dia em Chueca, uma área mais alternativa da cidade. Pois enquanto anda pelas ruas, você verá arte de rua, brechós e outras lojas criativas.

Faça uma parada restauradora na Plaza de Chueca e siga para o Mercado de Barceló. Diferente do Mercado San Miguel, o Mercado Barceló é um mercado municipal com vários estandes para venda de produtos frescos (hortifruti, carnes, frutos do mar).

Saindo do Mercado, vá em direção ao Parque de El Retiro. Durante sua caminhada você poderá passar pela a Igreja de Santa Bárbara. Assim como poderá ver tanto a Plaza de Colón, quanto o Museu Arqueológico Nacional.

Aproveite seu tempo no Parque de El Retiro para passear pela enorme área verde da cidade.

Ao sair, passe pela Puerta de Alcalá e pelo Palácio de Buenavista. Mas encerre comendo tapas em um bar do Mercado de San Antón.

Como chegar em Madrid

  • Avião: O Aeroporto Internacional Madrid-Bajaras interliga a cidade com outras ao redor do mundo.
  • Trem: A estação Ferroviária Chamartín está na rota de linhas internacionais e nacionais. Assim, nós utilizamos trem para ir de Madrid a Barcelona.

Nós chegamos a Madrid de carro num shuttle contratado em Lisboa. Porque o único trem era noturno e não havia disponibilidade de cabine.

Transfer Aeroporto Internacional Madrid-Bajaras ao Centro:

  • Metrô: O Metrô de Madrid tem 2 estações no aeroporto (uma para o terminal T4 e outra que atende aos terminais T1-T2-T3). Para saber qual o melhor percurso até a estação de metrô mais próxima a sua hospedagem, acesse o site do Metro.
  • Ônibus: Empresa Municipal de Transportes faz a ligação do Aeroporto com a Estação de Trem Atocha. Informações no site da EMT Madrid

Transitando por Madrid:

A fim de ter acesso ao transporte publico, você deverá adquirir o cartão de transporte público recarregável Tarjeta Multi em uma estação de metrô. Informações no site do CRTM

Onde hospedar-se em Madrid:

Nós escolhemos o hotel Best Western Arosa (encontra-se fechado) cuja localização era ao lado do Hotel Madrid Gran Vía 25, managed by Meliá. Pois não só estava junto à estação de metrô Gran Via, como também ficava próximo à Plaza de la Puerta del Sol.

Booking.com

Informações e curiosidades:

  • Broadway Madrileña: É a parte da Gran Vía compreendida entre a Plaza del Callao e a Plaza de Espanha.
  • Miguel de Cervantes: O escritor é homenageado com esculturas de Dom Quixote na Praça de Espanha.
  • Estilo Plateresco: É exclusivo do Renascimento espanhol. Pois funde componentes dos estilos mudéjar e gótico flamejante.
  • Grafia: Madrid é a forma Internacional de escrever. No entanto, a forma Madri existente apenas em português brasileiro.
  • “Triângulo de Ouro da Arte”: Ao longo do Paseo del Prado estão três importantes museus. A saber, o Museu do Prado, o Museu Rainha Sofia e o Museu Thyssen-Boemisza.
  • Troca Solene da Guarda Real: Toda primeira quarta-feira do mês, às 11 horas, na Plaza de la Armería, acontece uma solenidade com participação de cavalos, carruagens e banda. Similarmente, nas demais quartas-feiras, na Plaza de Oriente, intercala-se a cada meia hora, uma apresentação dos sentinelas do Palácio vestidos com uniformes do século XIX e uma apresentação dos ginetes.
  • Movida Madrileña: Movimento contracultural surgido em meados da década de 1970 e que durou até ao final dos anos 1980. Foi um período em que a vida noturna madrilenha foi muito festiva. Por isso, ainda hoje, as pessoas se referem a vida noturna de Madrid como “Movida”.
  • Las Ventas: Não apenas é a maior praça de touros na Espanha, como também é a segunda maior no mundo. A maior delas fica no México.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.