BrasilDestinos

Gramado e Canela: O que fazer em 2 dias

Ao buscar o que fazer em Gramado e Canela, você deve saber que, localizadas a aproximadamente 120km de Porto Alegre, as duas cidades são os destinos turísticos mais procurados da Serra Gaúcha.

Mas, embora vizinhas, Gramado e Canela possuem características próprias.

Com relevo acidentado e hidrografia abundante, Canela possui lugares com paisagens naturais preservadas que valem a pena visitar. Só para ilustrar, tem o vale do Quilombo, o Parque Vale da Ferradura, Parque do Caracol com sua Cascata…

Aliás, perto do Parque do Caracol encontra-se o Castelinho Caracol. Não apenas uma das primeiras residências de Canela, como também tem um método de construção próprio. Posto que foi construído com madeira araucária e sem o uso de pregos embora utilize sistema de encaixes com parafusos.

Já no centro da cidade, o Mundo a Vapor encanta, de maneira idêntica, a pequenos e adultos. Afinal suas miniaturas, em perfeito funcionamento, explicam como a indústria a vapor revolucionou diversos processos industriais.

Já que falamos em encantamento, em Gramado está localizada a Aldeia do Papai Noel: um dos lugares em que Papai Noel vive e trabalha quando não está distribuindo presentes.

Surpreendentemente Gramado, a cidade que ficou conhecida pelo chocolate e pelo Festival de Cinema, possui vários outros monumentos e atrações culturais.

Sobretudo citamos, sem medo de errar, Museu de Cera, Museu do Automóvel, Museu do Perfume, Mini Mundo, Cafés Coloniais, fábricas de chocolate… São tantas as opções, que se o viajante não ficar atento, chegará ao centro de Canela sem perceber a mudança de cidade.

O que fazer em Gramado e Canela: Principais Atrações

  • Mundo a Vapor: Réplicas de inventos da época da Revolução Industrial demonstram processos industriais.
  • Parque do Caracol: a maior atração é a Cascata do Caracol, com queda livre de 131 metros
  • Castelinho Caracol: uma casa museu com móveis e utensílios que conduzem a uma viagem ao passado.
  • Parque Vale da Ferradura: possui mirantes para o Vale da Ferradura, para a Cascata do Arroio do Caçador e o Rio Santa Cruz.
  • Catedral de Pedra: em estilo gótico, está situada bem no centro de Canela.
  • Belvedere: mirante a 850 metros de altitude de onde se avista o Vale do Quilombo.
  • Aldeia do Papai Noel (Parque Knorr)
  • Lago Negro
  • Museu do Chocolate
  • O Reino do Chocolate
  • Cristais de Gramado
  • Mini Mundo: miniatura de uma cidade em funcionamento, com castelo, ferrovia, moinho, praças, igrejas, teleférico, lagos, cascatas…

O que fazer em Gramado e Canela: Uma experiência de 2 dias

Dia 01:

Sua primeira parada será em Canela, no Parque Vale da Ferradura. A fim de ver sua bela vista para o cânion do Rio Santa Cruz. Aproveite um pouco esse contato com a natureza.

Em seguida, no retorno do Parque do Vale da Ferradura em direção ao parque do Caracol, admire o pequeno Caminho das Graças. Uma estrada na qual as casas possuem imagens de Santos de devoção da família.

Aliás, essa é uma preparação para visitar a casa do santo de devoção de toda as crianças: Santa Claus, ou São Nicolau. No entanto, se você pensar que seu filho nem sabe quem é São Nicolau, devo lembrá-lo de que costumamos chamá-lo carinhosamente de Papai Noel!

Casa Papai Noel
Medidor de Abraços na Casa de Papai Noel

Por isso, seu destino agora é a cidade de Gramado para conhecer a Aldeia do Papai Noel. Sem dúvida um local de encantamento. Posto que além da casa do Papai Noel, o visitante tem acesso às oficinas e aos jardins onde ficam as renas. Além disso, ao longo de toda a aldeia, o visitante é sempre lembrado de que o espírito do Natal é mais do que a distribuição de presentes.

Aliás, aproveite que está no centro de Gramado e vá visitar o Lago Negro; a Catedral Gramado, o Pavilhão do festival de Cinema e a Rua Coberta.

Depois, vá até a fábrica Cristais de Gramado para conhecer um pouco da milenar técnica de produção do cristal, demonstrada por mestres vidreiros.

Dia 02:

Mundo a Vapor
Locomotiva na Fachada do Mundo a Vapor

Seu dia iniciará no Parque Caracol onde você poderá apreciar a cascata, fazer um passeio de trenzinho e visitar uma pequena vila cenográfica.

Ao sair, dirija-se ao Castelinho Caracol para conhecer a casa museu e comer um strudel de maçã. Mas não deixe de parar em uma das fábricas de chocolate pelo caminho para abastecer-se de chocolates diversos.

Retornando ao Centro de Canela, aproveite para visitar a Catedral de Pedra e o Centro de Artesanato.

Em seguida, visite o Mundo a Vapor. Uma atração que, através de máquinas a vapor, demonstra a adultos e crianças o funcionamento de vários processos industriais.

Em direção a Gramado você verá vários museus temáticos. O Museu de Cera é sempre uma boa diversão enquanto que o Motor Show é uma mistura de bar e exposição de motos da marca Harley Davidson.

Encerrando, uma vez que a Serra Gaúcha é conhecida pela produção de chocolates, visite pelo menos um dos museus dedicados ao tema. Você não se arrependerá.

Como Chegar:

  • Avião – Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (distante, aproximadamente, 120km de Gramado)

Onde hospedar-se

Nós escolhemos ficar no Hotel Tissiani – Canela, localizado a uma distância caminhável da Catedral de Pedra.



Booking.com

Informações e Curiosidades sobre Gramado e Canela:

  • Mundo a Vapor: Réplicas de máquinas da época da Revolução Industrial resgatam a história dos processos de produção. Mais informações em Mundo a Vapor
  • Parque Vale da Ferradura: A ferradura em questão é o formato do cânion do Rio Santa Cruz.
  • Castelinho Caracol: Além da casa-museu, funciona como casa de chá. Mais informações no site: Castelinho Caracol
  • Aldeia do Papai Noel (Parque Knorr): a moradia o Papai Noel é a primeira casa da região em estilo bávaro, datada de 1940. Mais informações no site Papai Noel
  • Lago Negro: Após incêndio que arrasou a mata existente na região, foram plantadas, as margens do lago, árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha.
  • Chocolate: Elementos históricos e curiosidades sobre o cacau e o chocolate podem ser vistos tanto no Museu do Chocolate quanto no O Reino do Chocolate. Mais informações nos sites Museu do Chocolate e O Reino do Chocolate
  • Cristais de Gramado: A fábrica de cristal artístico usa a mesma técnica das oficinas de cristal da cidade de Veneza. Mais informações em Cristais de Gramado

Reservas Parceiras

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.



Booking.com