BrasilDestinos

Niterói: O que fazer em 1 dia

Uma dica para você que vai viajar para o Rio de Janeiro e busca o que fazer: visite Niterói. E se você ficou curioso, eu te conto o que fazer em Niterói durante 1 dia.

Para provar que é fácil encontrar o que fazer em Niterói, organizamos esse percurso quase todo a beira-mar.

Através dele você passará por um bairro histórico, por fortalezas coloniais e pelo moderno Museu de Arte Contemporânea. Como se não bastasse, ainda será brindado com um cenário digno de cartão postal.

Afinal, cidade de Niterói fica do lado direito da entrada da Baía de Guanabara, no lado oposto à cidade do Rio de Janeiro.

O que fazer em Niterói: Percurso pela orla

Ilha da Boa Viagem
Ilha da Boa Viagem

Assim, o tour começa na Praça Leoni Ramos, no bairro de são Domingos, próximo ao centro da cidade. Posto que ali você ainda encontrará ruas em paralelepípedos ainda exibindo trilhos de bondes e um casario antigo (muitos transformados em bares, restaurantes e ateliers de artistas plásticos).

Em seguida, vá para o forte do Gragoatá, datado do século 17. Pois além de histórico, o forte é a primeira atração de nosso percurso.

Só para ilustrar, ao longo do caminho você verá a ilha da Boa Viagem com sua Igreja do século 18. Em seguida passará pelo Museu de Arte Contemporânea – MAC. O caminho seguirá passando não apenas pela Pedra do Índio em Icaraí, como também atravessará a Estrada Fróes (local dos clubes de iatismo). Logo após, passará pela Igreja de são Francisco Xavier na colina entre as praias de São Francisco e Charitas (ambas com bares e restaurantes).

Continuando, o percurso permeará pela colônia de pescadores de Jurujuba (com restaurantes de frutos do mar) e, por fim, chegará à Fortaleza de Santa Cruz.

Um pequeno percurso pensado para você aproveitar o dia. Mas Caso você queira um pouco mais de aventura, suba até o Parque da Cidade e faça um voo duplo de paraglider.

O que fazer em Niterói: Principais Atrações

MAC
Museu de Arte Contemporânea
  • Teatro Municipal João Caetano: Datado de 1833, não apenas possui capacidade para 400 pessoas, como ainda mantém as características originais.
  • Caminho Niemeyer: Recebe esse nome uma vez que, assim como o MAC, existem 07 edificações projetadas por Oscar Niemeyer, ao longo da orla de Niterói.
  • Ilha da Boa Viagem: Abriga não só a igrejinha de Nossa Senhora da Boa Viagem (datada do Século XVII) como também as ruínas de um fortim. Visto que era referência para os navegantes, que agradeciam e recebiam bênçãos para uma navegação segura.
  • Museu de Arte Contemporânea – MAC: É um símbolo da cidade. A forma futurista do projeto de Oscar Niemeyer, fez dele um marco da arquitetura moderna. Os pavimentos superiores do Museu, possuem vista de 360 graus tanto para a Baía de Guanabara quanto para as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói.
  • Parque da Cidade: Uma Área de Preservação Ambiental situada a 270 metros de altitude. Possui visão privilegiada da Baía de Guanabara, das praias oceânicas, da Ponte Rio-Niterói e da cidade do Rio de Janeiro.
  • Complexo dos Fortes: Composto pela Fortaleza de Santa Cruz da Barra em união com o Forte São Luis e o Forte do Pico, além do valor histórico e da bela vista, é o maior complexo de Fortes da América Latina.
  • Mercado São Pedro: Também conhecido como Mercado de Peixe é o principal fornecedor de peixes e frutos do mar do Estado do Rio de Janeiro.

Como Chegar:

  • Avião: Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim – Galeão e o Aeroporto Santos Dummont localizados no Rio de Janeiro.
  • Ônibus: A cidade de Niterói possui o Terminal Rodoviário Governador Roberto Silveira (que opera com linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais e está localizado na Av. Felíciano Sodré, S/N) e o Terminal Rodoviário Presidente João Goulart (que opera com linhas de ônibus municipais e intermunicipais e está localizado na Av. Visconde do Rio Branco, S/N )
  • Ferry-boats (conhecidos como barcas): fazem conexão com a cidade do Rio de Janeiro.

Onde se hospedar



Booking.com

Informações e curiosidades

  • Niterói: É topônimo indígena (na língua tupi) que significa “água escondida”.
  • Igreja da Boa Viagem: localizada na ilha de mesmo nome, é uma construção do séc. XVIII. Informações no site da neltur.
  • Museu de Arte Contemporânea – MAC: Um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, que abriga a coleção de arte contemporânea de João Satamini. Informações no site do MAC.
  • Fortaleza de Santa Cruz da Barra: A primeira a ser erguida às margens da Baía de Guanabara. Pois sua construção foi iniciada em 1555. Informações no site da neltur.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.



Booking.com