Praga: O que fazer em 2 dias

Ao listar o que fazer em Praga, na República Tcheca, saiba que existem várias atrações, desta cidade romântica e festeira, que não podem ser esquecidas.

Mas antes de mais nada, você deve saber que Praga, Localizada na região da Boêmia fica situada sobre colinas às margens do rio Vltava.

Castelo de Praga visto do jardim
Castelo de Praga visto do jardim

A capital da República Tcheca é famosa pelo patrimônio arquitetônico e pela vida cultural. Afinal, a “cidade das cem cúpulas” possui um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa. E, de fato, sua história é contada através de seus bairros.

O Castelo de Praga, em Hradcany, domina uma das margens do rio enquanto no bairro Malá Strana, abaixo da colina do castelo, encontram-se numerosos palacetes do século XVII, em estilo barroco.

Antigas pontes unem os dois lados da cidade, porém a mais famosa é a Ponte Carlos. É através dela que chega-se a Staré Mesto (ou Cidade Velha), com ruelas em traçado irregular e onde encontram-se duas relíquias a igreja Nossa Senhora diante de Tyn, em estilo gótico (século XIV) e o Orloj (Relógio Astronômico).

Da mesma forma, no bairro Josefstadt, encontram-se uma sinagoga e um cemitério judaico, ambos do século XII.

Em contrapartida, em Nové Mesto (ou Cidade Nova) estão localizados, entre outros, a antiga fortaleza; o Museu Nacional, bem como os Teatros Nacional e Municipal.

Mas Praga é mais que história. Com ruas de pedestre, Praga é romântica. Mas também festeira. Afinal, seus bares oferecem bons vinhos, absinto e as melhores cervejas do mundo!

O que fazer em Praga: Principais Atrações

Castelo de Praga

é na verdade um complexo de edificações e jardins iniciado no século 9 . Na Viela Dourada, o número 22 foi residência de Kafka. Outros destaques do complexo:

  • Muzeum hracek (Museu dos brinquedos): São 60 vitrines em dois andares ocupando sete salas. Os brinquedos, do mundo inteiro, estão organizados em ordem cronológica.
  • Basílica de São Jorge: Igreja romanesca com acervo de arte gótica, barroca e renascentista.
  • Antigo Palácio Real: Residência de príncipes e reis da Boêmia entre os séculos 11 e 17.
  • Catedral de São Vito: Construção gótica iniciada em 1344 e concluída no século 19. A capela de são Venceslau, do século 14, é decorada com 1,3 mil pedras semipreciosas.

Igrejas

  • Igreja de N. S. da Vitória: A igreja do Menino Jesus de Praga. A capela da Santíssima Trindade foi construída em 1584.
  • Igreja de N. S. diante de Tyn: A construção, iniciada em 1461, é exemplo de arquitetura gótica.
  • Igreja de N. S. do Loreto: O conjunto arquitetônico barroco data do século XVII. Ainda assim, abriga uma réplica da Casa da Virgem Maria.
  • Igreja de São Nicolau: A igreja dedicada a são Nicolau, o patrono dos mercadores, existe desde o século XIII. Porém, foi reconstruída em estilo barroco entre 1732 e 1737.

Atrações Diversas

  • Karluv Most (Ponte Carlos): Construção iniciada em 1357. É ornada com estátuas góticas e barrocas com destaque para São João Nepomuceno. Do alto de suas torres pode-se vislumbrar a cidade.
  • Staronová: Sinagoga datada de 1270
  • Staromestske namesti (Praça do Relógio): O Relógio Astronômico foi construído em 1410. Seu mecanismo é original e foi reformado no século XVI. A cada hora cheia, um boneco representando a morte aciona um carrilhão e bonecos dos 12 apóstolos desfilam guiados por São Pedro.
  • Stavovské Divadio (Teatro do Estado) – Datado de 1769 possui estilo neoclássico.
  • Václavské námestí (Praça Wenceslau): A avenida reconstruída no século 19 foi palco de eventos históricos como: o fim da Primavera de Praga e a Revolução de Veludo. Dentre os prédios art nouveau,  o Hotel Europa.

O que fazer em Praga: Uma experiência de 02 dias

Dia 01: Cidade Antiga e Passeio de Barco

Compre o bilhete de transporte público e vá até o Castelo de Praga. Aproveite a agradável subida pelos jardins. Mas pense no que deseja visitar até chegar à bilheteria pois o valor da entrada depende das atrações desejadas. Se acaso desejar fotografar, inclua a taxa extra.

O complexo do Castelo vale uma visita; nem que seja pela vista da cidade.

Saindo do Castelo pela escadaria, siga rumo ao bairro Mala Strana. Ande pelas ruas faceadas por palacetes e restaurantes até chegar a Ponte Carlos (Karluv Most).

A Ponte Carlos é uma via de pedestres ornada com estátuas. É ideal para a atravessia pois, além de ser uma construção do século XIV, oferece cenário para lindas fotos.

Passe pela Catedral de São Clemente. Aproveite para conhecer a biblioteca barroca do Clementinum pois é uma das mais bonitas do mundo.

Em seguida, dirija-se à Casa do Minuto (Dům U Minuty). Pois, além de ser um exemplo típico da arquitetura burguesa renascentista boêmia, está junto a Praça do Relógio. A cada hora cheia, ao badalar do carrilhão do Relógio Astronômico, os 12 apóstolos desfilam guiados por São Pedro.

Mais alguns passos e você estará na Praça da Cidade Velha.

Detalhe da Igreja N.S. diante de Tyn
Detalhe da Igreja N.S. diante de Tyn

A praça é rodeada tanto por construções históricas,quanto por bares e restaurantes. Mas você não terá dificuldade em ver a imponente Igreja de N.S. diante de Tyn. No entanto, a entrada é difícil de achar; pois é através de uma loja de artigos religiosos.

Aproveite para ver a Torre da Pólvora pois é a única que restou das 13 torres defensivas das muralhas da cidade velha.

Descanse um pouco na praça. Em seguida, pegue a direção da Igreja de São Nicolau. Mas seu destino será o bairro Josefov, mais especificamente, a velha Sinagoga.

Encerre com um passeio de barco pelo Rio Vltava.

Dia 02: Cidade Nova

Em seu segundo dia, conheça uma área mais nova de Praga.

Por isso, indicamos que você vá até a Praça Wenceslau. Pois a avenida possui construções com fachadas em estilos Art Nouveau e Art Deco. Além de ter importância comercial e cultural na cidade nova.

Depois, simplesmente, ande sem rumo e sem pressa apenas admirando a cidade.

Como chegar em Praga

  • Avião: Aeroporto de Praga faz a ligação da cidade com outros países. Nós utilizamos a empresa KLM, em um voo vindo de Amsterdam
    • Do aeroporto ao centro da cidade, existe o Airport Express. O ônibus direto tem saídas a cada meia hora. Informações no site bus airport express
    • Motorista Privativo: Nossa opção de deslocamento do aeroporto ao hotel, na cidade velha.
  • Trem: A Estação de Trem Praha Hlavní Nádraží liga a cidade com outras cidades da República Tcheca e da Europa. Nós a utilizamos para embarcar no trem para Regesnburg.

Onde se hospedar em Praga

Escolhemos nos hospedar no hotel ibis Praha Old Town em plena cidade velha. Não apenas pela proximidade com a Praça da cidade velha mas também pela facilidade de transporte público.

Booking.com

Informações em Curiosidades

  • Costumes:
    • Em alguns restaurantes, o couvert é pago. Não adianta tentar devolver ou deixá-lo intocado pois o couvert será cobrado. Nesse sentido, para evitar aborrecimentos, verifique no cardápio à entrada do restaurante antes de entrar e sentar.
    • A cerveja é servida em canecas de meio litro. Portanto, se preferir a menor (330 ml) peça “malé pivo”.
    • Colocar a caneca de bebida vazia sobre a mesa, é sinal para que o garçon traga outra cheia!
  • Fotografia: algumas atrações vendem “permissão para fotografar”. É uma taxa extra, cobrada do turista, para que possa fotografar a atração.
  • Alcunhas:
    • Paris do Leste, uma vez que existe uma aura romântica na cidade e;
    • Cidade das 100 cúpulas em virtude de haver um grande número de torres e cúpulas de igrejas.
  • Oficial: no portal da cidade existem mapas e guias para download http://eshop.prague.eu/en

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos. Divulgue nossos textos em suas redes sociais. Mas sobretudo faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.