AméricasDestinos

Tigre

Tigre é uma cidade argentina a 33 km de Buenos Aires. Porém, sua localização no delta do rio Paraná de las Palmas, deu a esta cidade ribeirinha características peculiares.

O Delta de um rio é uma área com rios secundários, igarapés e ilhas. Por isso, em Tigre, o visitante encontrará além de um centro urbano com prédios em estilo vitorianos e natureza preservada, uma estrutura de cidade adaptada à realidade fluvial de seus moradores: barco-taxi, barco-mercado, barcos de transporte escolar…

As casas possuem decks para atracação de barcos e a maioria é construída sobre uma estrutura similar a “palafitas” para que as águas do rio não as inunde nos momentos de cheia.

Para os que são urbanos, ir a Tigre é sair da mesmice. É ver uma cidade com diferentes estruturas e consciência ambiental. É poder escolher entre passear por terra firme ou embrenhar-se por rios e igarapés. Mas tendo a certeza de poder contar com um bom vinho e a gastronomia portenha.

Passeie por Tigre através de nossas fotos:

O que fazer em Tigre:

  • Museu de Arte Tigre – MAT: Prédio de um antigo Cassino
  • Museu Naval: Patrimônios da marinha de Argentina como armas, modelos de barcos e alguns elementos da Guerra das Malvinas
  • Passeo Victoria: Situado ao longo do rio, além das aleias de seus jardins, podem-se ver clubes de remo, a estação fluvial, o edifício Yacht Club
  • Puerto de Frutos (Porto de Frutos): Centro comercial com lojas de mercadorias em madeira, pedras, frutas, legumes, junco, vime.
  • Passear de barco (ou catamarã)

Nossa Experiência: Bate-volta (ou Passeio de 1 dia) a Tigre

No dia de nossa chegada em Buenos Aires, eu e D. tivemos a sorte de pegar um motorista de táxi bem comunicativo e apaixonado pela cidade.

Quando, parados em um sinal de trânsito, eu fiz um comentário sobre o volume de construções em estilo Art Decor e Art Nouveau de Buenos Aires, ele ficou ainda mais empolgado e as informações e observações passaram a ser mais técnicas.

Para nossa sorte, aquele motorista era também proprietário de um pequeno antiquário.

Foi ele quem sugeriu a visita a Tigre dizendo que seria uma experiência bem diferente das que estamos acostumados pois Tigre é uma cidade aquática. Como se não bastasse a dica de passeio, ainda ensinou-nos a ir de trem como os locais, sem depender da estrutura de agência de viagens.

Empolgados com a dica, anotamos as informações. Foi a nossa sorte.

No dia de nosso passeio, quando solicitamos ao taxista de frente ao hotel que nos levasse a Estação Retiro, para que pudéssemos pegar o trem para Tigre, ele tentou nos direcionar para a estação MAIPÚ para que pegássemos o trem turístico.

Diante de nossa veemente negativa, ele nos conduziu à Estação Retiro onde compramos nosso bilhete de trem MITRE.

Diferente dos outros viajantes, que utilizam o trem turístico, eu e D. utilizamos um trem de serviço urbano (sem luxos) que nos levou da Estação Retiro (no centro de Buenos Aires) até a Estação Tigre.

Após desembarcar e nos informar sobre os horários de trem para retornar a Buenos Aires, nos dirigimos ao Passeo Victoria. Após alguns minutos caminhando, já estávamos a beira-rio, onde várias empresas oferecem passeios de barco.

Fizemos uma rápida pesquisa e compramos um bilhete que nos dava direito também a um pequeno city tour em um ônibus turístico.

A visita a Tigre nos mostrou um novo conceito de cidade. Pois estando localizada no delta de um rio, fizemos passeios tanto por terra firme quanto por rios e igarapés, enquanto admirávamos uma cidade com diferentes estruturas e consciência ambiental.

No fim da tarde, pegamos um trem de volta para Buenos Aires.

Como chegar em Tigre

  • Trem: as estações ferroviárias Tigre e Delta conectam a cidade com Buenos Aires. Informações sobre os trens podem ser obtidas nos sites das empresas Tren Mitre(utiliza as estações Retiro e Tigre) e Tren de la Costa (utiliza as estações Maipu e Delta)

Onde se hospedar em Tigre

Como mencionei, nós estávamos hospedamos em Buenos Aires (hotel ibis Buenos Aires Congreso) e fomos apenas passar o dia em Tigre.

Mas se você deseja se hospedar em Tigre, existem várias opções (algumas, inclusive, em promoção).



Booking.com

Informações e Curiosidades sobre Tigre:

  • Delta do Paraná: é o quinto maior do mundo e o único a desembocar em outro rio.
  • Rio Paraná: é o segundo maior rio sul-americano (nasce no Brasil, no Estado de Minas Gerais, e deságua no Rio La Plata, entre Argentina e Uruguay). No delta, torna-se Paraná de las Palmas e, através de um rio secundário (Rio Lujan), passa pelo município de Tigre.
  • Museo Naval de La Nación: Informações no site da Armada Argentina
  • Museu de Arte Tigre – MAT: Informações no site doMAT

Para você planejar sua viagem:

Reserve sua hospedagem através da Booking

Reserve seu passeio através da Get Your Guide