DestinosEuropa

Florença: O que fazer em 1 dia

Se estiver planejando sua viagem à Itália e quiser saber o que fazer em Florença, você veio ao lugar certo.

Florença, no norte da Itália, é capital da região da Toscana. Embora toda a região ofereça belas paisagens e cultura, Florença é o ápice da fusão desses elementos.

Pois a posição geográfica na rota do comércio de tecido a manteve em constante evolução. De tal forma que, mesmo com altos e baixos, a cidade incorporou (e preservou) diferentes estilos arquitetônicos.

Assim, resquícios da vocação comercial, estão nos mercados públicos. Posto que oferecem uma experiência sensorial e cultural.

Porém a cultura se expandiu para o campo das artes e das ciências. Afinal, o poderio político-econômico dos Médici aliado à mentalidade de mecenato abriram espaço para grandes mestres. Só para ilustrar:  Michelangelo, Brunelleschi, Leonardo da Vinci, Giotto, Botticelli, Rafael Sanzio, Donatello…

Aliás, mesmo após o apogeu Renascentista, Florença continuou a ser pólo cultural. Até que, em meados do século XX, os trabalhos especializados e refinados dos artesãos começaram a chamar atenção. Dessa forma a cidade, literalmente, começou a “criar moda”.

Por isso, quando estiver em Florença, busque os mercados públicos, a ciência e os museus de moda. Mas sobretudo, tente perceber como a fusão desses elementos contribuiu para formar a identidade da cidade.

O que fazer em Florença – Principais atrações:

    • Basílica de S. Lourenço (Basilica di San Lorenzo): Datada do século XV. A igreja renascentista abriga a Capela dos Médici (Capella di Medici).
    • Basílica de Santa Cruz (Basilica di Santa Croce): A maior igreja franciscana do mundo. Possui 16 capelas. Abriga as tumbas de Michelangelo, Galileo Galilei, Maquiavel e Rossini.
    • Battistero di San Giovanni (Batistério de são João): Uma das construções mais antigas de Florença.
    • Catedral Santa Maria del Fiore: O Domo de Florença. Projeto do século XIII em estilo gótico-renascentista.
    • Galeria da Accademia: Arte dos séculos XIV a XIX.
    • Galeria dos Ofícios (Galleria degli Uffizi): Construção do século XVI. Atua como galeria de arte aberta ao público desde o século XVIII. Ligada ao Palácio Pitti através do Corredor de Vasari.
    • Palácio Pitti (Palazzo Pitti): Construção do século XV. A Galleria del Costume exibe roupas e acessórios dos séculos XVIII a XX.
    • Mercado de São Lourenço (Mercato San Lorenzo): Oferece não apenas produtos frescos, como também comida preparada.
    • Museu Nacional do Bargello: Construção do século XIII. Expõe peças de artistas como Donatello, Luca della Robbia, Verrocchio, Michelangelo e Cellini.
    • Museu de Galileu (Museo Galileo): Maior museu de ciência e tecnologia da Itália.
    • Palazzo Medici Riccardi: Do século XV. Possui estilo renascentista.
    • Palácio Davanzati (Palazzo Davanzati): Transição entre a casa medieval, em forma de torre, e a casa da renascença. Abriga o Museu da Casa Florentina Antiga (Museo della Casa Fiorentina Antica) com mobílias dos séculos XIV ao XIX.
    • Palácio Stronzzi (Palazzo Strozzi): Do século XV, tem estilo inicial da Renascença italiana.
    • Palácio Velho (Palazzo Vecchio): Construção do século XIV com torre de 94 metros.
    • Ponte Velha (Ponte Vecchio): Construída no século XIV. Porém a partir do século XV começou a abrigar lojas e mercadores.

O que fazer em Florença: Uma experiência de 01 dia

Prepare-se para um dia respirando arte. Pois sem dúvida você vai encantar-se com esta que é a cidade das artes.

Dia 01: Centro Histórico de Florença

Detalhe do Duomo
Detalhe do Duomo

Comece o dia diante de um dos cartões postais de Florença: a Catedral Santa Maria del Fiore! Também chamada de Domo de Floreça.

Ali ao lado, o Batistério de São João, o Palácio Medici Riccardi e a Capela Benozzo Gozzoli.

Em seguida, pegue um táxi para ir ao mirante da Piazzale Michelangelo. Porque assim, você constatará que Florença é linda de longe e de perto.

Na volta, peça ao motorista que te deixe na Piazza della Signoria. Endereço do enorme Pallazzo Vecchio. Uma vez que você também verá a Fonte de Netuno e a Logia dei Lanzi, um pequeno museu ao ar livre.

Então, passe pela Galleria degli Uffizi. Atravesse a Ponte Vecchio admirando as joalherias. Depois dirija-se ao Pallazzo Pitti. Mas atente a um detalhe: Todos esses pontos são interligados pelo Corredor Vasariano. Um corredor particular suspenso com um quilômetro de extensão.

Atravesse novamente o rio Arno. A fim de localizar o Palazzo Buondelmonti com a torre do século XI.

Torre dei Buondelmonti
Torre dei Buondelmonti

Continue passeando até a Igreja e Museu Orsanmichele. Posto que, o que a diferencia das demais igrejas, é a utilização da estrutura de um antigo mercado de grãos e cereais. Atente para os ornamentos nas paredes laterais. Sobretudo porque as 14 esculturas são de santos protetores das Artes.

Além disso, ali pertinho está o Museu Casa de Dante. Embora historiadores tenham identificado o local, a casa não é a original. Mas, através de seu acervo, apresenta o poeta Dante Alighieri e a Florença Medieval na qual viveu.

Não deixe de visitar a Basilica de São Lourenço. Afinal, a Capela dos Médice  é monumentalmente decorada. Só para ilustrar, são esculturas de Michelangelo que adornam os túmulos ali abrigados.

Posteriormente, vá a Galeria Accademia para ver a escultura de David. Outra obra de Michelangelo.

Como chegar em Florença

  • Avião: O Aeroporto Amerigo Vespucci ou Firenze Peretola recebe voos de várias cidades europeias.
  • Trem: A estação de trem Santa Maria Novella está na rota de várias cidades italianas. Nós utilizamos trem nos percursos para Roma e Veneza. Os bilhetes podem ser adquiridos em TRENITALIA

Transfer

Do Aeroporto ao Centro Histórico o percurso pode ser feito por tram (bonde) ou ônibus.

  • Tram: O T2 parte cada 15 minutos. O percurso tem duração aproximada de 20 minutos. Acesse GEST para mais informações
  • Ônibus: Ônibus partem a cada 20 minutos. O percurso tem duração aproximada de 10 minutos. Mais informações em CAP e VAIBUS

Onde se hospedar em Florença:

Nós ficamos no Hotel Palazzo Ricasoli. Pois é um antigo monastério, a uma curta caminhada do Domo.

Booking.com

Informações e Curiosidades sobre Florença

  • Divina Comédia: Em seu livro, Dante Alighieri descreve, não só a cidade de Florença, como também alguns de seus contemporâneos.
  • Papado: Só para ilustrar, nasceram em Florença os papas Leão X, Clemente VII, Clemente VIII, Leão XI, Urbano VIII e Clemente XII.
  • Mercatino delle Pulci (Mercado de Pulgas): Acontece todo último domingo do mês na Piazza dei Ciompi.
  • Tempio Maggiore (“Templo Principal”): A Grande Sinagoga de Florença é uma das mais belas da Europa.
  • Moda: Em 12 de fevereiro de 1951, ocorreu em Florença a primeira série de desfiles que se transformou na atual semana de moda italiana.
  • Mundo da Moda: Por certo que as marcas Gucci e Ferragamo têm estreita ligação com Florença. Dessa forma seus espaços contam suas histórias. Informações em Gucci Garden e Museu Ferragamo
  • Joalherias: A Ponte Vecchia possui a maior concentração de joalherias da cidade.
  • Ciência: A Accademia del Cimento (Academia de Experimentação) foi a primeira instituição científica do mundo. Criada em 1657, em homenagem a Galileu Galilei.
  • Museo Galileo: Equipamentos científicos desde o Renascimento até o século XX. Mais informações em Museu Galileu
  • Mecenato: Espécie de patrocínio surgido a partir do século 13. Uma vez que os negociantes florentinos contratavam artistas. Com propósito de consumir arte e, também, embelezar a cidade.
  • Pacto de Família: Ana Maria Luísa de Médici, última dos Médici a falecer, assinou o “Patto di Famiglia”. Ou seja, fez um pacto com a família franco-austríaca dos Lorena. Dessa forma garantiu que todos os tesouros colecionados, durante quase três séculos, ficassem em Florença.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.