Capadócia: O que fazer em 2 dias em Göreme
Antes de mais nada, vamos esclarecer: a Capadócia é uma região da Turquia composta por várias cidades. As principais são Nevşehir, Göreme, Avanos e Kayseri. Por isso, na hora de planejar o que fazer na Capadócia, você deve escolher uma cidade para ser sua base.
Inegavelmente, toda a região mescla atrativos geológicos, arqueológicos e históricos.
Tanto que suas cidades guardam museus ao ar livre, cidades subterrâneas, mosteiros e igrejas esculpidos em pedras, caravançarais e formações rochosas.
A localização geográfica a colocou no caminho da Rota da Seda. Seus vales abrigaram as primeiras comunidades cristãs. Mas é a erosão do solo que cria a paisagem tão peculiar.
Pois é justamente a maciez da formação rochosa em tufa a responsável por um tipo de habitação característico da região: As casas cavernas. Afinal, através da escavação de cavernas naturais e artificiais criaram-se ambientes e efeitos decorativos.
O viajante encanta-se com as formações geológicas vistas durante o voo de balão. Mas ao submergir nas cidades subterrâneas surpreende-se com a sagacidade de seus habitantes.
Uma vez que a região foi alvo de muita disputa por fazer parte da antiga Rota da Seda, a maior rede comercial do Mundo Antigo. Tanto que, devido a sua importância, existiam caravançarais a cada 30 km para acolher as caravanas compostas por mercadores, animais, empregados e mercadorias.
O que fazer na Capadócia – Principais atrações
- Museu ao Ar Livre de Göreme
- Castelo Uchisar
- Cidade Subterrânea de Derinkuyu
- Cidade subterrânea de Kaymakli
- Vale Ihlara
- Monastério Selime
- Passeio de Balão
- Mirante Yaprakhisar
- Vale Devrent, o Vale da Imaginação
- Pashabagi, o Vale dos Monges
- Visitar Avanos
- Museu ao Ar Livre de Zelve
- Ortahisar
O que fazer na Capadócia: Tours oferecidos
Para facilitar a sua vida, apresentamos os 3 tours que as agências de turismo oferecem na região da Capadócia. Assim como listamos as atrações visitadas cada um deles.
Tour Vermelho:
- Vale da Imaginação;
- Vale dos Monges
- Avanos (Fabricação de Cerâmica)
- Mirante de Esentepe
- Museu ao Ar Livre de Göreme
- Castelo de Ushisar
Tour Verde:
- Cidade Subterrânea de Derinkuyu
- Canyon do Vale Ihlara
- Monastério de Selime
Tour Azul:
- Vale Vermelho
- Cidade Subterrânea
- Vale dos Pombos
- Casas Gregas em Uchisar
- Castelo Ortshisar
O que fazer na Capadócia: Uma experiência de 02 dias
Nós propomos a cidade de Göreme como base. Não apenas pela boa estrutura hoteleira (e turística), como também pelo Museu ao Ar Livre que é Patrimônio da UNESCO.
Porém, como os atrativos na região da Capadócia ficam em diferentes cidades, contrate os passeios com uma agência. Além disso, marque o passeio de balão para o primeiro dia. Pois os passeios de balão dependem de condições climáticas e dessa forma, você terá 2 chances de fazê-lo.
Só para exemplificar, quando estivemos na Capadócia, no dia de nosso passeio soubemos que durante 2 semanas nenhum balão havia voado por falta de condições climáticas. Sem dúvida, se não tivéssemos contratado com antecedência, não teríamos voado.
Dia 01: Passeio de Balão + Tour Vermelho
Se seguir nossa sugestão, você acordará antes do nascer do sol para fazer o passeio de balão. Mas nem se preocupe em sentir fome pois costumam fornecer um lanchinho antes de decolar.
O voo de balão é calmo e, sem dúvida, é lindo ver o vale com aquela cor avermelhada no nascer do sol.
Depois do voo, você será levado para o hotel a tempo de tomar o café da manhã antes de iniciar o Tour Vermelho
Após ter se encantado com o visual durante o passeio de balão, você vai poder observar, mais de perto essa paisagem tão peculiar da região da Capadócia.
A primeira parada é no Catelo Uçhisar, um local usado como um ponto de vigia e observação na antiguidade.
Logo após, uma visita ao museu a céu aberto de Göreme (patrimônio da humanidade) onde você verá as estruturas dos monastérios das antigas comunidades cristãs. Surpreendentemente, a estrutura em andares é quase como um edifício. Só que um edifício escavado. Contando com ambientes distintos para uso comunitário, como estábulo e armazenamento de alimentos, cozinha comunitária (com mesa e bancos esculpidos na pedra), quartos…
Em seguida, o tour seguirá para Avanos, uma região onde o ofício de ceramista é exercido deste antes de Cristo.
Posteriormente, uma parada no Vale da Imaginação encerrará o tour com as formações geológicas tão características da Capadócia.
Dia 02: Tour Verde
Tome um bom café da manhã pois você fará uma boa caminhada pelo Vale Ihlara, antes de almoçar.
Primeira parada do tour será em uma cidade subterrânea. Se seu grupo puder escolher, vote pela cidade subterrânea de Derinkuyu pois é uma das maiores e mais profundas da Capadócia.
Em seguida, você será conduzido até o cânion do Vale Ihlara, um lugar não só agradável como também histórico. Visto que durante a caminhada ao longo do rio você verá algumas igrejas escavadas nas rochas.
Após a parada para o almoço, o tour encerrará no Monastério de Selime com suas casas e igrejas escavadas na rocha.
Como Chegar na Capadócia:
A Região da Capadócia possui 2 aeroportos que interligam as cidades da região com outras cidades da Turquia.
- Aeroporto de Kayseri: É o mais distante de Göreme, Nós chegamos no Aeroporto de Kayseri em um voo da Pegasus Airlines vindos deÖlüdeniz. após uma conexão em Istambul.
- Aeroporto de Nevşehir: Foi nossa porta de saída da Capadócia rumo a Istambul. A empresa aérea utilizada foi a AnadoluJet, uma companhia aérea regional da Turkish Airlines.
Transfer
Devido às distâncias, utilizamos transfer compartilhado não apenas na chegada como também na saída. Assim, viajamos tranquilos do aeroporto de Kayseri para o hotel e do hotel para o aeroporto de Nevşehir.
Onde se hospedar em Göreme, Capadócia:
Nós escolhemos o Cappadocia Cave Land Hotel. Pois, além de ser um hotel caverna, está localizado no centro de Göreme, próximo a restaurantes e lojas. Foi uma experiência incrível.
Informações e Curiosidades:
- Etimologia: O nome Capadócia provém do vocábulo hitita Katpadukya (terra de cavalos de raça).
- Cidades Subterrâneas: As mais antigas podem remontar ao tempo dos Hititas, há mais de 3.000 anos. Dispõem de canais de ventilação, estábulos, cozinhas coletivas, recipientes de água… Ou seja, todo o necessário para que pudessem resistir durante meses sem serem detectados pelos inimigos.
- Cristianismo: São Paulo efetuou três viagens à Capadócia. Assim como muitos dos primeiros cristãos habitaram a região, usando as cidades subterrâneas como refúgio durante as perseguições dos séculos II, III e IV
- Caravançarais: Eram estalagens fortificadas para os mercadores da Rota da Seda. Contudo, alguns também ofertavam serviços de enfermaria, cavalariças e mesquita.
Reservas Parceiras:
Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.