ÁsiaDestaquesDestinos

Ölüdeniz: O que fazer em 3 dias

Vai a Turquia e está procurando o que fazer em Ölüdeniz? Pois saiba que o balneário na Costa Turquesa é o local perfeito para quem gosta de praia, aventura e badalação.

A fama deste distrito de Fethyie vem da Lagoa Azul que, localizada em um parque ecológico, possui águas tranquilas e cristalinas de um encantador tom azul-turquesa.

Mas Ölüdeniz oferece muito mais para o viajante. Belcekiz Beach (praia Belcekiz) é o centro nervoso do balneário. Pois ali encontram-se, além dos que desejam apenas banhar-se na praia, os que zarpam em passeios de barco, os que praticam paraglider e os que sentam-se nos restaurantes para relaxar e observar o movimento.

A noite, a Çarşı cad (rua Çarşı) é destino certo com restaurantes, bares e comércio variado.

Como se não bastasse, o balneário é o paraíso dos paragliders na Turquia. Assim, a rampa de salto fica no alto da Montanha Babadag cuja altitude e localização geográfica criam as condições ideais para voo livre na maior parte do ano. Por isso, não se surpreenda com a quantidade de pessoas praticando voo livre. Se na Capadócia vemos balões no céu, em Ölüdeniz, vemos paragliders das mais diversas cores.

Quando for a Ölüdeniz, aproveite para ver o lugar de várias perspectivas realizando passeios por terra, mar e, sobretudo, pelo ar. Você vai se apaixonar!

O que fazer em Ölüdeniz – As principais atrações:

  • Lagoa Azul
  • Praia de Ölüdeniz
  • Vale das Borboletas
  • Voo livre de Paraglider
  • Passeio de Barco
  • Visitar Hisarönü
  • Gemiler Bay
  • Kayaköy
  • Visitar em Fethyie:
    • Mercado Paspatur
    • As tumbas lícias esculpidas nas rochas
    • Marina

Sugestões de passeios pela região

  • Ruínas de Tlos: Vistas do vale de Xanthos. As ruínas Lícias e Romanas misturam-se com a vida da aldeia. Tempo de viagem: aprox. 50 minutos.
  • Garganta Saklikent (Saklikent Gorge): Fica no Parque Saklikent que possui corredeiras, penhascos colossais e um Restaurante.

O que fazer em Ölüdeniz: Uma experiência de 03 dias

Dia 01: Lagoa Azul + Fethyie

Inicie seu dia com uma caminhada em direção ao parque ecológico Ölüdeniz Tabiat Parkı para conhecer a Lagoa

Lagoa Azul em Öludeniz
Lagoa Azul

Azul.

Ao chegar no Parque, será necessário pagar para entrar. Em seguida, caminhe até a área de praia na Lagoa. Existe uma estrutura de bar e aluguel de espreguiçadeiras com guarda-sol, embora não seja obrigatória a sua utilização. Aproveite seu momento na lagoa relaxando e observando a convivência harmônica entre pessoas de diferentes culturas.

A tarde, entre em um dolmus (as vans que fazem o transporte público) e vá até Fethyie. Quando estiver quase chegando a Fethyie, você avistará as tumbas lícias em uma montanha no lado esquerdo.

Conheça o centrinho de Fethyie passeando pelo Mercado Paspatur, o Mercado Municipal e a Marina.

Dia 02: Passeio de Barco

Praia em Ölüdeniz
Praia

O planejamento para o segundo dia é no mar. Passe o dia navegando e conhecendo outras praias lindas da Costa Turquesa.

Os passeios costumam durar o dia inteiro e as agências oferecem vários tamanhos de embarcações. Por isso, se possível, faça parte de um grupo menor e escolha um passeio que pare no Vale das Borboletas.

Afinal, o Vale das Borboletas é uma pequena praia em um vale. No entanto, seu nome deve-se ao santuário de borboletas que existe ali. A praia é linda e o visual é de uma beleza sem igual. Entretanto, quem desejar visitar o santuário deve pagar uma taxa de entrada.

Os passeios também costumam parar na Gruta Azul e na ilha de São Nicolau (St. Nicholas island). Além de fazer um pitstop para um mergulho na Cold Bay (uma baía com corrente de água gelada) antes de retornar para Ölüdeniz.

Dia 03: Voo de Paraglider + Hisarönü

Paraglider ao amanhecer em Ölüdeniz
Paraglider ao amanhecer

Comece seu dia no ar, saltando de paraglider!

Para isso, após deixar os pertences na agência, você será conduzido até o topo da Montanha Babadag, a 2.000 metros de altitude.

O voo dura em torno de 40 minutos. Como você não poderá levar nada (nem celular), as fotos e filmes serão feitos pelo instrutor.

Desse modo, após a aterrissagem, resolva as questões da compra das fotografias e dos filmes. Faça a transferência dos arquivos digitais e vá relaxar na praia ou na piscina do hotel.

No fim da tarde, pegue um dolmus e vá até Hisarönü, um “distrito” na serra.

São apenas 5km de distância da praia mas os 1.500 metros de altitude são o bastante para mudar o clima do local. Hisarönü tem jeitinho de cidade serrana.

Assim, por terra, mar e ar, você conhecerá várias facetas da Costa Turquesa.

Como Chegar:

Fethyie é conectada a outras cidades tanto através de seu porto quanto através do Aeroporto Dalaman (em Mugla).

  • Barco: Nós chegamos em Fethyie em um barco da Dodecanese Flying Dolphins no horário do pôr do sol, após uma travessia que partiu de Rodes e que demorou o dobro do tempo estimado devido as condições do mar.
    • Translado Porto de Fethyie – Ölüdeniz: Utilizamos um dos táxis que estavam no ponto para percorrer os 13 quilômetros até nossa hospedagem
  • Avião: Nós utilizamos um voo da companhia Pegasus Airlines para ir para Göreme, na Região da Capadócia.
    • Translado Ölüdeniz – Aeroporto de Dalaman: Contratamos um táxi, diretamente no guichê da cooperativa, para percorrer os 50 quilômetros até o aeroporto.

Onde ficar:

Nossa escolha foi o Ata Lagoon Beach Hotel pois fica a 500 metros da praia, na rodovia que liga Ölüdeniz a Fethyie. Além disso, o hotel também está próximo a Çarşı cad, a rua da badalação noturna. Nós gostamos muito de nossa estada tanto pela localização quanto pelos serviços oferecidos.

Booking.com

Informações e Curiosidades:

  • Dica de cultura comercial: Na Turquia, a simples entrega de um folheto pelo vendedor de um estabelecimento é considerada o início de uma negociação. Assim, mesmo que você só retorne 2 dias depois para concluir a compra, ela será concluída pelo vendedor com quem você teve o primeiro contato.
  • Etimologia:
    • Babadag: Montanha (dag) Pai (baba), cume principal da cadeia de montanhas situada em Mugla. O segundo cume é o Karatepe (ou Colina Negra)
    • Ölüdeniz: Mar (deniz) Morto (ölü), pela tranquilidade e salinidade de suas águas

Reservas Parceiras

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.



Booking.com