Dicas

Roteiro de Viagem: Como organizar?

Não é raro, me perguntarem como organizar um roteiro de viagem. Sempre digo que a organização do roteiro é como o planejamento de um projeto.

Afinal, o roteiro é a base de toda a viagem. É o ponto inicial do projeto e costuma estar associado à sua duração. Posto que, uma viagem passando por 10 cidades, normalmente tem duração maior do que uma que passará por apenas 2.

Mas antes de prosseguir, vou dar um conselho de amiga. Se o seu sonho é o roteiro oferecido por uma operadora você pode até reproduzi-lo. No entanto, preciso alertar que realizar o mesmo roteiro oferecido por uma operadora de forma independente, provavelmente te deixará cansado e não haverá economia significativa. Por uma simples razão: a operadora possui uma infraestrutura para transportar grupos o ano todo. Devido a isso, consegue tarifas que o viajante individual não consegue.

Portanto cabe a você analisar se vale a pena realizar seu sonho. Não serei eu quem vai influenciar nem tão pouco julgar.

Após esse pequeno alerta, retomo o tema Como organizar um roteiro de viagem.

Roteiro de Viagem: Como organizar?

Primeiramente, comece a esboçar seu roteiro fazendo uma lista das cidades que você quer visitar. Porém, pense que você usará pelo menos 3 pernoites por cidade. Dessa forma você começará a ter uma ideia da duração de sua viagem.

Por que 3 noites? Bom, o 1o pernoite é o do dia do deslocamento.

Você acorda, se arruma, toma café, sai de casa para pegar o transporte, viaja, chega na cidade, vai para o hotel, faz check in… Cansou só de ler? Pois é. São várias horas ocupadas no dia do deslocamento. Os outros 2 pernoites são referentes aos dias para conhecer a cidade. Com menos que isso, sua viagem dos sonhos pode se transformar em uma maratona!

Outro conselho de amiga: Evite programar atividades para os dias de deslocamento. Afinal, também existe a possibilidade do seu transporte ser cancelado ou ter horário alterado.

Com a lista de cidades pronta, abra um mapa para colocá-las em uma ordem fluida. Além disso, é hora de não apenas ver a distância entre as cidades, como também pensar como ir de uma a outra. Neste momento mudanças acontecerão naturalmente. Por isso, nunca compre as passagens enquanto não definir todo o roteiro.

Estratégias

Existem algumas estratégias na montagem do roteiro que você pode considerar:

  • Cidade Base: Ótima estratégia para explorar cidades próximas sem ficar mudando de hotel. Dessa forma, escolha a cidade mais central para ficar hospedado fazendo dela a sua base de exploração em um esquema de Vai-Volta. Ou seja, pela manhã vai para a outra cidade e a noite volta para a cidade do hotel.
  • Paradinha (ou Pit-stop): É quando você planeja uma interrupção de algumas horas no deslocamento entre 2 cidades para visitar uma 3a cidade situada no caminho. Para que esta estratégia funcione bem, verifique se existe serviço de guarda-volume (e a dimensão máxima do volume permitido) nas imediações da estação de trem/ ônibus. Assim, você pode deixar sua bagagem enquanto visita a cidade. Em seguida, basta pegar a bagagem e seguir viagem. Para os que estão se deslocando de carro, basta procurar um estacionamento.

Achou que chegou a versão definitiva? Faça os ajustes de tempo nas cidades em que você pernoitará (normalmente entre 3 pernoites e 7 pernoites). Revise e, se estiver tudo certo, pode começar a pesquisar as passagens e a hospedagem!

Mais dicas sobre montagem de Roteiros:

  • Mapa: O maps.google.com é uma ótima opção para organizar as cidades.
  • Deslocamento: O rome2rio.com é prático e bem completo. Basta digitar as cidades de partida e chegada para obter uma lista de possíveis formas de deslocamento.

Reservas Parceiras:

Roteiro de Viagem: Como organizar?
photo by freepik – www.freepik.com

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.



Booking.com