Roteiros

Roteiro na Bahia: Chapada Diamantina e Salvador

Esse roteiro de 12 dias na Bahia tem como destino principal a Chapada Diamantina, embora passe pelo Recôncavo baiano e também inclua Salvador.

Afinal, a Chapada Diamantina é destino para quem deseja aproveitar a natureza por meio de trilhas, grutas e cachoeiras.

Nossa base seria o município de Lençóis. Posto que, além de ser uma das portas do Parque Nacional da Chapada Diamantina, possui boa estrutura turística contando, inclusive, com um aeroporto.

Como estávamos de carro e adoramos fazer do caminho uma viagem, incluímos uma passagem pela região do Recôncavo baiano. Afinal, as plantações de tabaco foram responsáveis pela riqueza da região, no século 19.

Por isso, no caminho de volta a Salvador, pegamos uma rota alternativa que passa por Santo Estevão.

Neste caminho, tivemos que colocar o carro numa balsa para atravessar o rio Paraguaçu. Em seguida, dirigimos pela região do Recôncavo passando pelas cidades de Cachoeira e São Félix vendo plantações do famoso tabaco.

Só para ilustrar, a pequena Cachoeira foi a segunda cidade mais importante da Bahia, durante os séculos 18 e 19. Isso, por causa da riqueza gerada pela cana-de-açúcar, pela plantação de tabaco e pela produção de charutos de boa qualidade.

Por fim, destinamos uns dias para aproveitar a capital baiana.

Afinal Salvador, além de ser uma das poucas cidades planejadas da época renascentista, tem um encanto próprio com sua mistura de crenças de matriz africana e católica, atrações histórico-culturais e belezas naturais.

Algumas fotos de nosso roteiro

Nosso Roteiro de 12 dias na Bahia: Chapada Diamantina e Salvador

Para obter informações sobre as localidades (e nossa experiência), basta clicar no planejamento abaixo.

  • 1o dia: Voo para Salvador e pernoite no ibis Salvador Aeroporto Hangar
  • 2o dia: pegar o carro na locadora do Aeroporto de Salvador e dirigir até a cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina
  • 3o, 4o, 5o, 6o e 7o dias: Chapada Diamantina
  • 8o dia: carro de Lençóis para Salvador (passando por Santo Estevão para atravessar de balsa o rio Paraguaçu e poder passar pelas cidades de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo)
  • 9o, 10o e 11o dia: Salvador
  • 12o dia: voo de volta

Como chegar em Salvador

  • Avião: O Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães interliga a cidade com outras cidades do Brasil e do mundo. Nós voamos pela empresa GOL
  • Ônibus: O Terminal Rodoviário Armando Viana de Castro, recebe linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais.

Como chegar em Lençóis, na Chapada Diamantina

  • Avião: O Aeroporto de Lençóis – Horácio de Mattos tem voos regulares para Salvador/BA, Belo Horizonte/MG e são Paulo/SP.
  • Ônibus: A Real Expresso oferece uma linha de ônibus intermunicipal ligando a cidade a Salvador.

Informações e Curiosidades:

  • Recôncavo: O tabaco da Bahia é um dos melhores do mundo e no Recôncavo existem plantações em algumas cidades. Assim, a Rota do Charuto, é um roteiro que visita fábricas de charutos com diferentes formas de confecção: Menendez e Amerino (em São Gonçalo dos Campos); Leite Alves (em Cachoeira) e Dannemann (em São Félix).
  • Gastronomia na Chapada Diamantina: cafés e cervejas artesanais produzidos na região são encontrados com a mesma facilidade que pratos a base de tapioca, carne de bode, macaxeira, carne de sol e godó de banana.
  • Roma Negra: Salvador é chamada Roma Negra (ou Roma Africana) pois assim como Roma é o centro do catolicismo, Salvador é considerada o centro do culto aos orixás.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos. Divulgue nossos textos em suas redes sociais e faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.



Booking.com