Como organizar uma mala de bordo

Se você cansou de pagar para despachar sua bagagem, revelamos as nossas dicas de como organizar uma mala de bordo.

Do executivo ao mochileiro, todo viajante transporta algum tipo de bagagem. Mas organizar mala é uma arte que nem todos dominam ou gostam. Embora seja uma ação de extrema importância para o viajante.

Quando comecei a viajar leve, apenas com minha malinha de bordo, as pessoas me perguntavam como eu conseguia. É simples: planejamento, organização e autoconhecimento.

Primeiramente deve-se pesquisar a respeito do clima e a temperatura do destino na época da viagem. Assim, estações do ano e suas temperaturas médias guiam a arrumação da mala de bordo.

O restante é estratégia e conhecimento tanto pessoal quanto da viagem. Eu e D. somos práticos, informais e passamos, no mínimo, 3 noites em cada destino.

Assim, organizamos uma lista com tudo o que desejamos levar. Porém, na hora de arrumar a mala leve, nós seguimos algumas regras básicas:

  1. Combinação. Ou seja, tudo o que está na mala deve combinar ente si. Volta para o armário o que não combinar com todo o conteúdo.
  2. Necessidade. Sempre pergunte-se se aquela peça é realmente necessária.
  3. Utilidade. Geralmente aplicada em caso de dúvida entre 2 ou mais peças. Semelhantemente à Regra da Necessidade, questione-se sobre qual item será mais útil durante a viagem.

Como organizar uma mala de bordo:

Com essa estratégia, é fácil organizar uma malinha de bordo colocando:

  • Roupas dry-fit pois são confortáveis, não amassam e secam super rápido. Por isso, se forem lavadas a noite estarão secas pela manhã.
  • Calça comprida, bermuda e blusas (camiseta, meia manga e manga comprida, conforme a estação) em estilo e cores básicos combinando entre si.
  • Acessórios como echarpes, bonés, gorros e luvas coloridos combinando com as roupas.
  • Sapatos confortáveis e que combinem com as roupas. Para as mulheres, indico sapatilha para sair a noite (sapatos altos ocupam muito espaço) e uma sandália rasteirinha (se for verão)
  • Roupa para dormir
  • Calcinha, cueca, soutien e meias. Porém não precisam ser calculados 01 por dia, pois podem ser lavados no banheiro.
  • Nécessaire com remédios de uso contínuo e o essencial para sua higiene pessoal
  • Maquiagem (o mínimo possível e essencial).

Caso você seja do tipo que gosta de usar uma roupa pela manhã, outra a tarde e outra a noite, tenha consciência de que existem lavanderias automáticas. Apenas organize alguns momentos para utilizá-las.

Além disso, lembre-se de tudo o que você colocou na mala e não usou nas últimas viagens (mesmo naquelas de fim de semana). Foi peso que você carregou inutilmente.

Na próxima vez que você for arrumar sua mala, faça um teste e tente organizá-la com essa estratégia. Afinal, você também pode aproveitar as Vantagens de Viajar Leve!

Informações e Curiosidades:

  • Na bagagem de cabine todo líquido ou creme deve estar em embalagens com capacidade para até 100ml (evite embalagem de aerossol).
  • Utilize as amenidades de banho oferecidas pelos hotéis.
  • Lembre-se que existem lavanderias automáticas nas cidades. Assim, em apenas algumas horas todas as suas roupas estarão limpas e secas.
  • Sacos para embalar a vácuo são ótimos para “ampliar” o espaço da mala. Além disso, separar as roupas em saquinhos ajuda a manter a mala sempre arrumada.
  • No corpo, para viajar, use roupa confortável porém mais volumosa: calça comprida, blusa, casaco e tênis (ou bota).

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.