BrasilDestinos

Fernando de Noronha: O que fazer em 08 dias

Vai realizar o sonho de viajar para Fernando de Noronha e está na busca do que fazer? Pois nós damos dicas do que fazer em Fernando de Noronha durante 08 dias.

Mas antes, você deve saber que Fernando de Noronha é a única ilha habitada em um arquipélago pernambucano que contém 21 ilhas.

Para preservar o meio ambiente, a maior parte do arquipélago foi transformada em Parque Nacional.

Não a toa, o maior atrativo da ilha é a natureza. Trilhas, praias paradisíacas, passeios de barcos, mergulhos livres e autônomos tudo costuma ser feito observando a tábua das marés e respeitando os limites da natureza.

Algumas trilhas levam a piscinas naturais e, segundo as regras do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-BIO), só podem ser percorridas com acompanhamento de guia cadastrado respeitando horários e número máximo de visitantes por dia.

Mas a Fernando de Noronha também possui alguns monumentos localizados, em sua maioria, na área da Vila dos Remédios e é neste “centro histórico” que estão a agência bancária, a casa lotérica, as operadoras de mergulho e alguns restaurantes.

O que fazer em Fernando de Noronha: Principais atrações

  • Palácio São Miguel: Construído sobre as ruínas da antiga “Diretoria do Presídio”, abriga a sede da administração do arquipélago de Fernando de Noronha
  • Igreja N. S. dos Remédios: Construção do século XVIII passou por alterações e restaurações.
  • Memorial Noronhense: Museu que remonta a história da ilha abrangendo aspectos geológicos, arqueológicos e históricos, através de fotos e documentos
  • Forte N. S. dos Remédios: Datada do século XVIII foi erguida sobre ruínas do século XVII.
  • Capela Santo Antônio
  • Mirante do Boldró
  • Forte Santo Antônio: Ruínas de uma fortificação do século XVIII.
  • Museu do Tubarão: Exposição de diversas arcadas.
  • Buraco da Raquel
  • Auditório do TAMAR: Local onde acontecem palestras sobre ecologia.
  • Mirante dos Golfinhos
  • Forte São Pedro do Boldró (Fortim Boldró): Ruínas do século XVIII.
  • Mirante do Leão
  • Forte do Sueste (Fortim de São Joaquim): Ruínas do século XVIII.
  • Praias
  • Mergulho com Snorquel
  • Passeio de barco
  • Mergulho autônomo
  • Trilhas: São várias trilhas pela ilha com diferentes níveis de dificuldade.

O que fazer em Fernando de Noronha: Uma experiência de 08 dias

Ao chegar em Fernando de Noronha tome algumas providências: informe-se na pousada sobre aluguel de um bugre para transitar pela ilha e compre o Ingresso do Parque Nacional Marinho (para poder frequentar as praias localizadas dentro da área do Parque Nacional Marinho).

Em seguida, se você desejar realizar um mergulho autônomo, faça uma parada nas operadoras de mergulho para agendar datas e horários.

Dia 01: Mirante dos Golfinhos e Praia do Sancho

Em seu primeiro dia na ilha, vá a um dos lugares mais bonitos de Fernando de Noronha (embora eu não acredite que exista lugar feio em Noronha), a Praia do Sancho.

A partir do estacionamento do Posto de Controle, você pode escolher entre 2 trilhas: Baia dos Golfinhos e Praia do Sancho.

Faça primeiro a trilha para o Mirante da baía dos Golfinhos. Aproveite a parada no Mirante dos Golfinhos para apreciar a imensidão do mar e, depois, siga para a Praia do Sancho.

É uma trilha tranquila de cerca de 2 quilômetros na qual a maior parte era urbanizada; bastando seguir o caminho de madeira.

Porém, o acesso da Praia do Sancho é feito através de uma fenda na rocha onde prenderam uma escada vertical. Após descer essa escada (tipo essas de piscina), chega-se a uma espécie de salão nas rochas pelo qual caminha-se até chegar a uma escadaria de pedras que leva até a areia da praia.

Dia 02: Trilha Costa Esmeralda (da Baia dos Porcos a Praia do Cachorro)

Percorrendo a Trilha Esmeralda
Parte da Trilha Esmeralda

Antes de mais nada, verifique a tábua das marés para evitar a maré alta.

Uma vez que este programa é para trilhar pelas praias; prepare uma bolsa com água, lanchinho, equipamento para snorkeling e máquina fotográfica.

Mesmo que você esteja de bugre, pegue um táxi até , o ponto de partida da trilha: A praia da Cacimba do Padre, onde está localizado o Morro Dois Irmãos (cartão-postal de Fernando de Noronha). Desta forma, o final da trilha será a Praia do Cachorro.

Mas, antes de iniciar a Trilha Costa Esmeralda, conheça a Baia dos Porcos.

Para chegar até ela, a partir da praia Cacimba do Padre, estando de frente para o mar, caminhe para a esquerda.

Uma vez na Baia dos Porcos aproveite para apreciar as belezas da região e para praticar snorkeling. Depois, retorne para a Cacimba do Padre e siga caminhando pela orla.

Você passará pela praia do Bode e terá que atravessar um rochedo para chegar na Praia do Americano. Faça uma pausa para um mergulho.

Você passará por algumas pedras para chegar a praia do Boldró e terá outro trecho bem pedregoso a atravessar para chegar na praia da Conceição.

Na praia da Conceição faça uma parada para relaxar.

A caminhada ainda passará pela Praia do Meio para chegar na Praia do Cachorro. Onde você poderá aproveitar a pequena piscina natural conhecida como Buraco do Galego.

Percorrendo a trilha você caminhará praticamente 2/3 da orla do mar de dentro.

Será, sem dúvidas, um ótimo dia na praia.

Dia 03: Praia do Porto + Museu do Tubarão + Buraco da Raquel

Pela manhã, vá para a praia do Porto para praticar snorkeling no navio naufragado.

Saindo da Praia do Porto, siga para o Museu do Tubarão e, dali do alto do platô, veja o Buraco da Raquel.

Dia 04: Fortaleza N. S. dos Remédios

Seu destino será a Fortaleza de N. S. dos Remédios. Mas antes, passe pela Vila dos Remédios. Aproveite para fotografar a vila e seus pontos de interesse como a Casa do Governador e a Igreja de N. S. dos Remédios.

Dali, siga a trilha para a Fortaleza. Ao passar pelo portal e entrar na fortaleza, você verá que, embora um pouco abandonado, o local oferece um visual lindo.

Dia 05: Trilha do Atalaia

Aproveite a manhã para conhecer a Trilha do Atalaia. Mas essa atividade só pode ser feita com guia cadastrado no ICM-Bio. Por isso, chegue cedo para garantir sua vaga pois o número de visitantes é limitado.

A trilha é basicamente plana e termina em uma grande piscina natural que serve de berçário para algumas espécies de animais. Por isso, os participantes que desejam praticar flutuação com snokel, não podem usar protetor solar ou qualquer outro tipo de creme/óleo/loção na pele.

Dia 06: Trilha Pontinha Pedra Alta e Praia do Sueste

Tartaruga marinha na Praia do Sueste
Tartaruga na Praia do Sueste

Faça agendamento para percorrer a Trilha Pontinha Pedra Alta. Pois essa é uma atividade que tem que ser feita com guia cadastrado no ICM-Bio.

Em resumo, são 4 horas de trilha. Você caminhará aproximadamente 1,5 quilômetros até chegar a um ponto de observação em um abismo a beira do mar, com uma vista privilegiada para o Morro do Frade. Além disso, a trilha também passa por piscinas naturais.

A tarde, vá a Praia do Sueste. Pois ali as tartarugas marinhas são monitoradas pelo ICM-Bio. Dessa forma é provavel você tenha a oportunidade de ver o procedimento de captura intencional de tartaruga, o trabalho de medições e o procedimento de soltura.

Dia 07: Trilha do Leão

A trilha do Leão é curta e termina no Mirante da Praia do Leão. Mas, no caminho, você poderá percorrer outras trilhas seguindo as placas.

Assim de uma forma descontraída, você chegará até o Mirante da Ponta das Caracas. Bem como poderá conhecer a localização do antigo Forte de São Joaquim do Sueste.

Dia 08: Passeio de Barco

Golfinho acompanhando barco
Golfinho acompanhando barco

Em seu último dia, embarque em um passeio que parte do Porto de Santo Antônio.

Dessa forma, você navegará por toda a orla do mar de dentro (aquela que contém a trilha esmeralda) até a ponta da sapata na divisa com o mar de fora.

Logo após a saída do porto, você verá formações rochosas onde a junção das ações da água e do vento nas pedras emite um som parecido com o rugido de um leão.

A Baía dos Golfinhos faz jus a seu nome. Já que golfinhos rotatores costumam acompanhar o barco por alguns minutos fazendo acrobacias.

Na Caverna da Sapata, o barco fica de tal maneira em relação a entrada da caverna e uma pedra que, surpreendentemente, você verá o desenho do mapa do Brasil.

Mas o cenário para mergulho será a paradisíaca da praia do Sancho.

Como chegar em Fernando de Noronha:

  • Avião: A ilha de Fernando de Noronha possui um aeroporto que faz ligação com as cidades de Recife e Natal.

As taxas

Para visitar Fernando de Noronha, o viajante deve, obrigatoriamente, pagar uma Taxa de Preservação Ambiental (cujo valor varia de acordo com o tempo de permanência na ilha).

No entanto, caso deseje frequentar as praias localizadas dentro da área do Parque Nacional Marinho (a maior parte, incluindo as mais bonitas) o visitante também deve adquirir um ingresso cuja validade é de 10 dias. O ingresso é um cartão magnético. que deve ser apresentado em cada PIC (Posto de Controle) da praia desejada. Por isso, nunca saia sem ele.

Ou seja, na prática um viajante comum realiza 2 pagamentos para ter acesso a maior parte da ilha.

Nós ficamos 08 dias inteiros em Noronha mas pagamos 10 dias de taxa pois são contados também os dias da chegada e da saída.

As informações sobre a Taxa de Preservação Ambiental podem ser obtidas no site governamental de Noronha. Já as informações sobre o ingresso para usar as praias localizadas na área do Parque Nacional Marinho, estão no site da Parnanoronha.

Como transitar por Fernando de Noronha:

Nós alugamos um bugre para nos locomover pela ilha. Embora serviço de táxi tenha sido utilizado nos dias em que ficamos sem o carro.

No entanto, a ilha possui serviço de transporte público com uma linha de ônibus cruzando a ilha do Porto ao Sueste.

Onde se hospedar em Fernando de Noronha

Nós escolhemos a Pousada dos Golfinhos por sua localização na Vila dos Remédios. Não nos arrependemos.

Booking.com

Informações e curiosidades sobre Fernando de Noronha:

  • Mergulho Autônomo: Fernando de Noronha é um dos melhores pontos de mergulho do mundo pela diversidade de vida marinha. Assim como a temperatura média da água é de 26°C e a visibilidade pode chegar a 50 metros.
  • Rodovia Federal: Localizada em Fernando de Noronha, a BR-363 possui 6 quilômetros de extensão. Portanto é a menor rodovia federal do Brasil.
  • Parque Nacional Marítimo: Para visitar as demais ilhas do arquipélago, é preciso licença oficial do IBAMA.
  • UNESCO: Desde 2001, o arquipélago de Fernando de Noronha é Patrimônio Natural da Humanidade.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos em suas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.



Booking.com