Innsbruck: O que fazer em 2 dias
Procurando o que fazer em Innsbruck? Pois saiba que a capital do Tirol austríaco, é uma cidade que mescla história, natureza e modernidade.
As primeiras referências a Innsbruck datam de 1187, devido à existência de uma ponte sobre o rio Inn. A cidade tornou-se capital do Tirol em 1429 e, ainda no século XV, com a mudança do imperador Maximiliano I, tornou-se capital imperial.
Mesmo exibido seu passado glorioso no centro histórico em construções barrocas, góticas e monumentos imperiais, a cidade demonstra jovialidade, com arquitetura de vanguarda e eventos culturais. Talvez devido a sua localização estratégica para a prática de esqui e montanhismo.
Afinal, em Innsbruck, o viajante desfruta da cidade e das montanhas: em 20 minutos de passeio unindo um funicular e um bondinho, pode-se ir do centro histórico a um terraço nas montanhas em Nordkette, a 2.000 metros de altitude. Para os que gostam de esportes, a subida e/ou descida podem ser feitas a pé ou de bicicleta.
Existem estações em povoados próximos. Pois saiba que no Vale do Stubai é possível esquiar até o verão, devido à glaciação do terreno. Enquanto que, em Igls existe uma pista artificial refrigerada de luge e bobsleigh.
Sem dúvidas Inssbruck é um destino que oferece atividades esportivas em todas as estações.
O que fazer em Innsbruck – Principais atrações:
-
- Arco do Triunfo (Triumphpforte): Em estilo romano, foi construído pela imperatriz Maria Theresa na ocasião do casamento de seu filho, Leopold II e Maria Ludovica da Espanha.
- Bergisel Ski Jump: A primeira rampa de salto de esqui foi erigida em 1925.
- Catedral de São Thiago: Já mencionada em 1180, foi danificada por terremotos nos séculos 16 e 17. No entanto, foi reconstruída no século 18. Os afrescos barrocos mostram cenas da vida de São Thiago. Possui mais de 57 sinos entre eles o “Mariahilferglocke” de 1846 (2o maior sino do Tirol).
- Coluna de St. Anna: Erguida para comemorar a libertação do Tirol das tropas bávaras.
- Helblinghaus: A mansão gótica, original do século 15, é um exemplo da grandiosidade burguesa
- Igreja da Corte (Schwarzmander Hofkirche): Abriga 28 personalidades (8 mulheres) em bronze que vigiam o túmulo vazio do imperador Maximiliano I. Possui um órgão renascentista datado de 1500. Destacam-se, ainda, a Capela de Prata e um órgão cujos tubos são feitos, exclusivamente, em madeira.
- Kaiserliche Hofburg: O Palácio Imperial foi concluído em 1500, pelo imperador Maximiliano I. Mas, no século 18, foi reformado em estilo barroco tardio vienense. No entanto, século 19, uma parte foi remodelada para a imperatriz Elisabeth (Sissi).
- Pico Hafelekar, na cadeia de Montanha Nordkette.
- Tehado Dourado: Com 2.657 telhas de cobre-fogo dourado, todas originais, é o telhado da varanda que o imperador Maximiliano I acrescentou a uma alcova do edifício “Neuhof”.
- Torre da Cidade (Stadtturm): Concluída em 1450. Mas a cúpula foi adicionada 100 anos depois. Sua plataforma de observação, a 31 metros de altura, possui vista para as ruas medievais, Bergisel, a montanha Patscherkofel, o rio Inn e a cordilheira Nordkette.
O que fazer em Innsbruck: Uma experiência de 02 dias
Dia 01: Centro Histórico e Bergisel
Comece pelo Arco do Triunfo. Em seguida, siga pela Maria Theresien Strasse onde você verá a Coluna de St. Anna. Continue em frente até Stadtturm (Torre da Cidade). Caminhe mais um pouco e você verá o Telhado Dourado e, quase em frente, a Helblinghaus (a mansão do século XV).
Rume para as margens do Rio Inn. Posto que você teraá uma bela visão das casas de fachadas coloridas da Mariahilfstrasse.
Retornando, faça uma parada no Kröll Strudel Café. Porque é um local especializado em strudel. Um tipo de torta feita com massa folhada e que pode ser doce ou salgada.
Em seguida, vá até a Innsbrucker Dom (Catedral de São Thiago), veja o Tyrolean State Museum e encerre na Landhausplatz.
A tarde, vá a Bergisel. A colina foi doada ao recém-fundado Regimento Kaiserjäger para uso como campo de tiro, no século 19. Mas é nela que está localizada pista olímpica de salto de ski, a Bergisel Ski Jump.
Dia 02: Nordkette e Centro Histórico
Um passeio a Innsbruck não está completo sem subir uma montanha.
Por isso, ainda pela manhã, pegue o funicular e o bondinho para ir a Montanha Nordkette. O projeto arquitetônico das estações com formas orgânicas chama a atenção. O transporte é eficiente pois em, aproximadamente, 20 minutos você chegará a 1.900m de altitude e terá uma linda vista dos alpes e da cidade. Embora você também possa fazer todo o percurso caminhando.
Ao voltar para a cidade, aproveite para conhecer essa região. Assim, passeie pelo parque Innsbrucker Hofgarten, visite o Kaiserliche Hofburg (Palácio Imperial) e veja o Landestheater (Teatro Municipal).
Como chegar em Innsbruck
- Avião – O aeroporto de Innsbruck, também conhecido como Aeroporto de Kranebitten, faz a ligação com outras cidades da Europa.
- Trem – A estação Innsbruck HBF interliga a cidade com outras regiões da Áustria e da Europa. Nós utilizamos o trem não apenas na viagem originada em Regensburg, como também na viagem para Verona.
Onde se hospedar em Innsbruck
Nós optamos pela praticidade de nos hospedar próximo a estação ferroviária, no hotel ibis Innsbruck. Pois ele era localizado, justamente, na estação de trem.
Informações e Curiosidades
- Etimologia: Innsbruck = Ponte do Rio Inn. Posto que a cidade surgiu no local em que havia uma ponte (Brücke, em alemão) sobre o rio Inn.
- História: Com o fim do Império Austro-húngaro, o Condado de Tirol foi dividido entre Áustria e Itália. Assim, o estado do Tirol pertence a Áustria, enquanto a região Autônoma Trentino-Alto Ádige (Trentino-Südtirol), pertence a Itália. Porém, a porção italiana do Tirol se subdividiu em 1920 em Bolzano (Südtirol) e Trento (Trentino), 2 províncias autônomas. No estado austríaco do Tirol, o alemão é a língua oficial enquanto que no restante, são idiomas oficiais o alemão e o italiano.
- Culinária: O strudel faz parte da culinária austríaca. Ademais, tornou-se popular no século XVIII em todo o Império Habsburgo.
- Esportes: Innsbruck é a única cidade-sede na Áustria que acolheu Jogos Olímpicos por 3 vezes. Dessa forma, a cidade acolheu não apenas os Jogos Olimpícos de inverno nos anos de 1964 e 1976, como também os Jogos da I Olimpíada de inverno da Juventude, em 2012.
- Altitude: A cidade está situada a 575 metros de altitude, no centro dos Alpes e possui acesso a lugares com mais de 2000 metros de altitude. Só para ilustrar, o pico Hafelekar (2.334 m) na cadeia de montanhas Nordkette, pode ser alcançado em 10 minutos de caminhada após a estação de bondinho Hafelekar. Informações no site Nordkette
- Bergisel Ski Jump: No palco das competições de esqui olímpico de salto, o Restaurante Bergisel tem vista panorâmica da cidade e dos alpes. Informações no site Bergisel
- Ingls: Para vivenciar a experiência do bobsleigh. Informações em Olympia World
Reservas Parceiras:
Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.