Era uma vez...

Montanhas Coloridas no Peru

Enquanto percorremos a trilha das Montanhas Coloridas, no Peru, o tempo muda e vejo a chuva se aproximar. Penso desanimada: além de não ter fotos boas, ainda vou ficar encharcada.

Tudo começou na agência de viagens em Cusco enquanto negociávamos preços e passeios. Afinal, além dos sítios arqueológicos, havia um passeio às Montanhas Coloridas que gostaríamos de fazer.

O agente respira fundo e, falando pausadamente, explica o passeio a Montanha Vinicunca.

– Vocês sairão na madrugada pois são 3 horas de carro até chegar à montanha. Na aldeia, será servido um café da manhã e, em seguida vocês levarão umas 3 horas para percorrer a trilha de 5 km até o topo.

Eu e D. apenas nos olhamos e, voltando a olhar para o agente, falamos em uníssono: Esquece! Não faremos o passeio.

Porém, um guia que estava preenchendo alguns formulários intervém: Fale para eles sobre as Montanhas de Palccoyo.

Fico curiosa pois em minhas pesquisas não havia lido nada sobre esse passeio. O guia nos mostra um vídeo de uma moça correndo sobre as montanhas coloridas. Parecia o filme A Noviça Rebelde na cena da Julie Andrews cantando the hills are alive with the sound of music…

Fico encantada e peço mais informações.

O agente explica:

– As Montanhas Coloridas de Palccoyo também estão a 3 horas de carro de Cusco. Porém o passeio começa mais tarde e a trilha de 2 km, basicamente plana, é percorrida em no máximo 01 hora.

Olho para D. entusiasmada. Na minha imaginação, vejo-me correndo pelas montanhas coloridas como aquela moça da versão peruana da Noviça Rebelde. Como se fosse possível para mim, que não corro ao nível do mar, correr a 5.000 metros de altitude.

Palccoyo, nossas Montanhas Coloridas no Peru

Compramos o passeio e saímos da agência pensando: Passeio versão light. Só vai ter crianças e velhinhos. Ledo engano! A idade média dos participantes do passeio beirava os 25 anos. Isso porque meus 50 e os 70 de D. elevaram bastante a média.

Vista das Montanhas Coloridas de Palccoyo
Vista das Montanhas Coloridas de Palccoyo

Combinamos com o guia que seguiríamos a trilha mais plana. Embora soubéssemos que não teríamos acesso ao Bosque de Pedras. Da mesma forma, que seguiríamos um pouco afastados do grupo uma vez que nosso ritmo era bem mais lento do que os jovens e simpáticos trilheiros alemães.

Realmente, em Palccoyo, a trilha é basicamente plana. Mas começa a 4.850 metros de altitude. Por isso, caminhamos devagar e aproveitamos para descansar até nas paradas para fotos.
O cenário é bem bonito. Porém, conforme subimos a trilha pelas Montanhas Coloridas, o tempo nubla, a temperatura cai, o vento aumenta e vemos a chuva se aproximando.

Penso desanimada: além de não ter fotos boas, ainda vou ficar encharcada.

Montanhas Coloridas de Palccoyo
Trilha pelas Montanhas Coloridas de Palccoyo

Impossível acelerar para chegar logo ao topo. A caminhada já nos deixa sem fôlego.

Quando chegamos ao topo da montanha, estamos a 4.950 metros. O céu está nublado e o vento é forte. Mas, em vez de água, são flocos de neve que começam a cair sobre nós.

O visual das montanhas é bonito mesmo com condições adversas. Assim como é impressionante o glacial de Ausangate, nas cordilheiras.

Inclusive, sabe aquela vontade de imitar a moça do vídeo correndo pelas montanhas coloridas? Até faria, se não me sentisse tão cansada.

Informações e Curiosidades:

Existem 02 montanhas coloridas no Peru: a Montanha Vinicunca e as Montanhas de Palccoyo.

Ambas estão a 3 horas de carro de Cusco. Além de serem coloridas, também tem topo em torno dos 5.000 metros de altitude. Porém…

  • A subida da Montanha Arco-íris Vinicunca, cujo topo está a 5.200 metros de altitude, é uma trilha de pelo menos 3 horas. Essa caminhada em aclive acima dos 4.500 metros de altitude, é considerada um passeio para trilheiros experientes e pessoas que buscam desafios.
  • Já a subida das Montanhas Coloridas de Palccoyo, cujo topo está localizado a 4.950 metros de altitude, é uma trilha basicamente plana que leva em torno de 1 hora. Mas, também existe a opção de uma trilha mais inclinada que passa por um Bosque de Pedras.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.