Bangkok: O que fazer em 4 dias

Na hora de planejar o que fazer em Bangkok lembre-se que a capital da Tailândia é dividida entre a Cidade Antiga e a Cidade moderna.

Mas que a área mais procurada (e a que mais encanta os viajantes) é a Cidade Antiga porque expõe as tradições.

O Mercado de Flores, o Bairro Chinês, o Mercado de Amuletos, mercados para atacadistas, comércio de rua, ambulantes preparando (e vendendo) comida a céu aberto… A Bangkok antiga é agitada, com trânsito intenso de pessoas tanto nas ruas quanto no Rio Chao Phraya e seus canais.

E é navegando pelos canais que pode-se observar algumas antigas construções e as modificações sofridas pela cidade.

Uma cidade cheia de cultura. Enquanto nos museus e prédios históricos você encontrará relíquias; nos templos budistas serão encontrados tanto curiosos quanto devotos movidos pela fé.

Bangkok possui uma energia única que é ao mesmo tempo caótica e harmônica. Por isso, suba num barco para navegar a esmo pelo rio Chao Phraya enquanto observa como, no fundo, tudo se transforma em tranquilidade.

Sawasdee-kaa!

Um passeio por Bangkok através de nossas fotos:

O que fazer em Bangkok:

  • Sampeng Lane (Soi Wanit): mercado de rua no bairro chinês
  • Por-do-sol no rio Chao Phraya
  • Wat PrayuraWongsawat (templo)
  • Forte Wichai Prasit
  • Wat Arun (Templo da Aurora)
  • Complexo Grande Palácio, Wat Phra Kaew (templo) e Wat Pho (templo)
  • Amulet Market: mercado de amuletos e encantos de sorte
  • National Museum of Royal Barges (Museu Nacional das Embarcações Reais)
  • Khao San Road: restaurantes, bares, estúdios de massagens, vendedores ambulantes, lojas de roupas…
  • Fort Phra Sumen
  • Monte Dourado (Phu Khao Tong)
  • Casa Jim Thompson

Sugestões de Passeio

  • Cidade Histórica de Ayutthaya e suas ruínas
  • Palácio Bang Pa-In: o Palácio de Verão

O que fazer em Bangkok: Uma experiência de 4 dias

Para evitar o estresse do trânsito, nossa proposta de roteiro é baseada em deslocamentos através do rio Chao Phraya e seus canais (khlongs). Uma vez que os principais pontos de interesse são facilmente alcançados em curtas caminhadas a partir dos piers.

Lembramos que a visita a alguns locais exige um código de vestimenta no qual o uso de bermuda não é permitido assim como, os ombros devem estar cobertos. Por isso para evitar ser barrado em alguma atração, use blusa que tape os ombros e calças compridas. Mas se você desejar usar bermuda devido ao calor intenso, tenha sempre uma calça de elástico na bolsa. Assim, bastará vestir a calça por cima da bermuda para visitar a atração.

Dia 01: Buda de Ouro, mercados e Khao San Road

Dia de conhecer o Buda de Ouro e três famosos mercados populares; o Sampeng Market, o Chinese Market e o Flower Market

Pegue um barco da linha laranja para navegar um pouco pelo rio e ver a cidade.

Desça no pier Marine Department e caminhe até ‎Wat Traimit, o templo que abriga o Buda de Ouro (ou, em tailandês é Phra Maha Suwan Phuttha Patimakon), a maior estátua de ouro maciço no mundo.

Depois, aproveite que você está na Chinatown (bairro chinês) de Bangkok para conhecer o Mercado Chinês (Chinese Market).

Em seguida, vá para o Sampeng market, outra área de mercado popular. Dali, você pode, caminhar até o Mercado das Flores (Flower Market) ou ir para o Pier Rachawongse pegar o barco laranja até o pier Yodpiman e caminhar até o Mercado das Flores.

Ao anoitecer, a Khao San Road é a sugestão. A rua atrai viajantes de todas as partes do mundo com seus bares, restaurantes e comércio diversificado. Inclusive foi na Khao San Road que encontramos as famosas porções insetos e espetinhos de escorpião e de aranha.

Dia 02: Templo Wat Arun, Grand Palace & Wat Phra Kaew, Wat Pho e Wat Saket

Dia de conhecer alguns templos e o Antigo Palácio Real.

Logo pela manhã, pegue um barco até o pier Tha Chang para conhecer o Grand Palace & Wat Phra Kaew (o antigo Palácio Real e seu Templo). Em seguida, caminhe até o Wat Pho (o templo com o grande Buda Deitado).

No caminho para o pier, você irá passar por dentro de um mercado local, o Tha Tian Market.

No pier Tha Tian, pegue um barco para atravessar o rio e ir até o pier do Wat Arun para conhecer todo complexo do templo.

A tarde, pegue um tuk-tuk até o Wat Phu Khao Thong ou Wat Saket (o Templo do Monte Dourado) para ver a cidade do alto. Será seu segundo dia transitando pela cidade por isso, reconhecer alguns pontos será bem interessante.

dia 03: Palácio de Verão e Cidade Histórica de Ayutthaya

Apesar de todo encanto, destine um dia para sair da cidade e conhecer um pouco mais da história tailandesa.

Vá visitar o Palácio Bang Pa-In (o Palácio de Verão com construções em arquiteturas tailandesa, chinesa e europeia) e a Cidade Histórica de Ayutthaya com as ruínas de vários templos (inclusive o Wat Phra Mahathat, aquele da cabeça do Buda nas raízes da árvore).

Dia 04: Museu Jim Thompson, Centro de Arte e Cultura de Bangkok e Siam Discovery

Em seu último dia em Bangkok, pegue um barco no Klong Banglumphu para ir até o Museu Jim Thompson onde, você terá acesso ao processo de cozimento, tingimento e transformação de um casulo em fio de seda.

Saindo do museu, aproveite a proximidade com uma área mais moderna da cidade, para conhecer o Bangkok Art and Culture Center (Centro de Arte e Cultura de Bangkok) e o Siam Discovery (uma espécie de shopping center).

No retorno, aproveite o mesmo barco que passa pelo Klong Banglumphu e desça no pier Bobae Market para conhecer um grande mercado popular atacadista.

Análise de nossa experiência de 4 dias em Bangkok:

Ver a cidade passando de dentro do barco foi ótimo pois nos deu o distanciamento necessário para perceber que a agitação tailandesa é apenas superficial.

Assim como a visita ao mercado das flores nos deu uma dimensão da fé tailandesa uma vez que muitas flores são transformadas em adornos para altares particulares.

Se você acha que andar a esmo pelas ruas é perda de tempo, saiba que essa prática nos permitiu observar alguns costumes locais.

Já que estamos falando em costumes, apesar de a livre negociação estar em declínio, ela faz parte da cultura tailandesa. Portanto, sempre pergunte se o valor marcado na mercadoria é o último preço e informe-se no hotel o valor aproximado de um percurso. Assim, você vai poder combinar um preço mais justo antes de subir em um tuk-tuk.

Estar em Bangkok foi fascinante talvez porque lá tenhamos encontrado algo impensável: a harmonia no caos.

Como chegar:

  • Avião: Tanto o Don Mueang International Airport e o Suvaabhumi International Airport ligam a cidade com outros países e regiões da Tailândia. Nós utilizamos o Don Mueang International Airport não apenas vindos de Ao Nang, como também no voo para Hong Kong. Ambos os percursos utilizando a AIR ASIA
  • Ônibus: Como toda grande cidade, também possui Rodoviárias que fazem ligação com outras cidades e regiões do país.

Transfer

O Airport Limo Bus Express é um serviço de transfer compartilhado que liga o Don Mueang International Airport ao Centro. Informações e Reserva antecipada em: LIMOBUS

Uma vez que nós chegamos na cidade através do Bangkok Don Mueang International Airport, utilizamos o serviço do Airport Limo Bus Express. Por isso, ao desembarcar, fomos direto para o quiosque do Airport Limo Bus Express e compramos os tíquetes para o ônibus que nos levaria até um ponto pertinho do hotel Taraplace Bangkok.

Transporte Público

Como o trânsito em Bangkok é bem intenso, optamos por ficar na Cidade Antiga e nos deslocar através da linha laranja de barcos expresso no rio Chao Phraya. Uma vez que os principais pontos de interesse são facilmente alcançados a partir do rio, não nos arrependemos.

O Barco Expresso no Rio Chao Phraya é um serviço que permite saltar sempre que quiser. Paga-se pelo bilhete cada vez que navegar e as diferentes bandeiras coloridas nos barcos indicam onde eles param. Também existe um serviço de barco turístico oficial com viagens diárias ilimitadas. Informações em: Chao Phraya Express Boat

Onde ficar

A Cidade antiga tem seus encantos e o Taraplace Hotel Bangkok foi perfeito para nós.



Booking.com

Informações e Curiosidades:

  • Cidade de Ayutthaya: Foi a primeira capital da Tailândia tendo sido fundada em 1350 no centro do Reino do Sião. No século XVII a cidade era um importante ponto de comércio internacional oferecendo diversos produtos como madeira de teca, sândalo, açúcar, couros, marfim, peles e sedas. Ayutthaya chegou a ser a maior cidade do mundo, com cerca de um milhão de habitantes. Por isso, a Cidade Histórica de Ayutthaya é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
  • Khlongs: São canais artificiais usados para transporte de pessoas e de mercadorias. O Khlong Bangkok Noi possui áreas verdes e templos às suas margens enquanto o Khlong Mon é menor e mais residencial. Já o Khlong Bangkok Yai era o curso original do rio até que o canal foi construído para melhorar o trânsito.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos, divulgue nossos textos em suas redes sociais e faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.