DestinosEuropa

Lago de Como

Quem busca o que fazer no Lago de Como, deve ter consciência de que, fará um programa mais contemplativo. Pois o Lago de Como, situado no norte da Itália, é um lago glacial circundado por montanhas com mais de 2.000 m de altura e serras arborizadas.

Devido a essa localização, um passeio obrigatório é o funicular cujos trilhos em inclinação de 55o, devido ao relevo da região, levam até Brunate no alto da montanha proporcionando uma linda vista da cidade de Como e de parte do lago.

Como, a cidade que dá nome ao lago, obteve fama internacional com a indústria da seda e tornou-se um balneário. Embora a ligação com outras localidades possa ser feita por rodovias, o uso do barco permite ao viajante passar horas admirando o lago e algumas de suas comunas.

Mas engana-se em pensa que Como é apenas um balneário a beira do lago. A cidade é histórica. Possui construções do o séc. I, como as Termas Romanas e da Idade Média, como a Torre Porta da Vitória.

Quando estiver em Como, aproveite para respirar sua cultura, mas faça como seus moradores e mantenha um ritmo tranquilo como as águas do lago.

O que fazer no Lago de Como – Principais atrações:

  • Basílica di San Fedele – Datada do século X, embora tenha sido reconstruída.
  • Catedral de Como – Construída entre 1396-1740, tem estilos renascentista e gótico. A fachada é do séc. XV, mas a cúpula é do séc. XVIII.
  • Broletto – A construção em mármore listrado, datada do século XIII, abriga a prefeitura de Como.
  • Funicular Como-Brunate – Seus trilhos seguem com inclinação de 55º, até Brunate, no topo da montanha, de onde se tem uma vista da cidade de Como e de parte do Lago.
  • Le Terme di Como Romana – Complexo termal romano na cidade de Como, em uso desde a segunda metade do século I dC até o final do século III dC
  • Passeio de Barco pelo lago Como
  • Palazzo Giovio – Abriga o museu arqueológico
  • Piazza Cavour – Praça repleta de lojas e cafés, em frente ao lago e perto do cais do ferry
  • Tempio Voltiano – Contém o equipamento de Alessandro Volta, pioneiro da eletricidade (a medida “Volt” é devido ao nome de seu inventor)
  • Torre di Porta Vittoria (ou Porta Torre) – Datada de 1192, a torre em pedras com arcos estreitos é um legado da Idade Média.
  • Monumento Alessandro Volta

O qua fazer no Lago de Como: Uma experiência de 02 dias

Dia 01: Lago de Como e as comunas de Lenno e Bellagio

Bellagio vista do Lago di Como
Bellagio

Saia cedo para pegar o barco e navegar pelas águas tranquilas do lago. O objetivo é conhecer algumas das comunas. Por isso, compre um bilhete de navegação válido pelo dia inteiro.

Sua primeira parada é a pequena Lenno. Porém, Lenno abriga a grandiosa Villa del Balbianello. Uma villa construída em 1787 no local de um convento franciscano. Aproveite para visitar o museu e seus jardins.

Se você tiver sorte, também terá a oportunidade de visitar a feira do produtor. Como toda feira, é um toque especial para facilitar um pouco mais a interação com a população.

Transitamos um pouco por ali e pegamos outro barco para seguir admirando o lago.

Algumas comunas depois, você chegará em Bellagio, uma comuna maior.

Ande pelas margens do lago, suba algumas ladeiras, e escolha um restaurante a beira do lago para almoçar.

Aproveite seu dia tranquilo e retorne a tarde para Como.

Dia 02: Centro Histórico

Tempio Voltiano em Como
Tempio Voltiano em Como

Caminhe até o Tempio Voltiano, passe pela estátua de Alessandro Volta e embrenhe-se pelo centro histórico até chegar no Broletto e na Catedral de Como.

Continue sua caminhada, passando pela Basilica de San Fedele e siga até a Torre di Puorta Vittoria.

Retorne ao lago, seguindo por suas margens até o Funicular que vai te levar a Brunate, no alto da montanha. Além de admirar a vista de parte da cidade de Como e do lago, caminhe pelas ladeiras labirínticas de Brunate.

Na volta a Como, aproveite o restante do dia a beira do lago.

Como Chegar no Lago de Como

  • Trem: a Estação Ferroviária Como S. Giovanni faz a ligação da cidade com outras cidades da Itália e da Europa. Nós chegamos vindos de Verona (com uma troca de trem em Milão). Da mesma forma que saímos, de trem para Zurique.
  • Avião: o aeroporto mais próximo fica na cidade de Milão, a cerca de 50 km de Como.

Onde se hospedar em Como

Nós escolhemos o In Riva al Lago próximo ao lago e a uma curta distância de caminhada das atrações de Como. Mas, sem elevador.

Booking.com

Informações e Curiosidades:

  • Lago de Como: O lago de origem glacial é o 3o maior da Itália.
  • Navegação: Preços, horários e trajetos estão disponíveis no site: Navigazione Laghi
  • Funicular Como-Brunate: Percorre aproximadamente 1.100 metros e está em funcionamento desde 1894. No entanto, o site do funicular também indica roteiros pela região para quem gosta de trilhas e caminhadas.
  • Catedral de Como: É a única a possuir estátuas de 2 pagãos: os escritores Plínio “o Velho” e Plínio “o Jovem”, que nasceram em Como.
  • Chico Mendes: Não só a WWF, como também a Anistia Internacional, homenagearam Chico Mendes (líder seringueiro assassinado no Acre na década de 1980) dando seu nome a um parquinho infantil da cidade. Uma vez que o movimento Aliança pela Amazônia teve início em Como, cidade natal do padre Luiz Ceppi, pároco da cidade de Xapuri no Acre.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos em suas redes sociais. Mas sobretudo faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.