Lagoa Santa: Circuito das Grutas de Minas Gerais

Ao planejar o que fazer na mineira Lagoa Santa, tenha em mente que sítios arqueológicos e grutas são as principais atividades. Afinal, o município é berço da arqueologia brasileira e pertence ao Circuito das Grutas.

Lagoa Santa está localizada a 35 quilômetros de Belo Horizonte. A cidade possui grutas com formações geológicas espetaculares. Além de cavernas com pinturas rupestres.

A cidade ficou famosa no século 18. Em uma época de poucos médicos e de terapêuticas domésticas. Por isso a lagoa na região das minas do Sabará ficou famosa. Afinal, suas águas curavam enfermidades; principalmente, doenças de pele. Foi desta forma que a lagoa de água milagrosa deu nome ao local: Lagoa Santa.

Museu Peter Lund
Museu Peter Lund

A trajetória arqueológica começa no século 19, com o naturalista dinamarquês Peter Lund.

Afinal, ele encontrou material paleontológico em várias cavernas da região. Suas descobertas, datadas inclusive da Era do Gelo, abrangeram além de restos da fauna, restos de esqueletos humanos.

Desde então, estudos e pesquisas vem sendo realizados. Por consequência gerando conhecimento em áreas como: espeleologia, paleontologia, antropologia, arqueologia, botânica, geografia e geologia.

Dessa forma, nos anos 1970, uma expedição no sítio arqueológico da Lapa Vermelha encontrou o crânio humano mais antigo das Américas. Surpreendentemente, o crânio de uma mulher. Por isso, denominaram-na Luzia.

Com toda certeza, visitar Lagoa Santa é a oportunidade de conhecer belas formações geológicas. É ver a história e a estrutura da Terra. Mas, acima de tudo, é refletir como mudanças geológicas afetaram as sociedades humanas.

O que fazer em Lagoa Santa:

  • Parque Estadual do Sumidouro
    • Gruta da Macumba
    • Gruta da Lapinha
    • Museu Peter Lund.
    • Museu Arqueológico da Lapinha (Castelinho)
  • Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire
  • Lagoa Central
  • Morro do Cruzeiro
  • Capela Nossa Senhora da Conceição
  • Capela Nossa Senhora do Rosário
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde

Grutas famosas nos arredores

  • Ir a Codisburgo visitar a Gruta de Maquiné
  • Ir a Sete Lagoas visitar a Gruta Rei do Mato

O que fazer em Lagoa Santa: Uma experiência de 01 dia

Dia 01: Parque Estadual do Sumidouro

Seu destino será o Parque Estadual do Sumidouro. Uma vez que o parque abriga a Gruta da Macumba, a Gruta da Lapinha, o Museu Peter Lund e o Museu Arqueológico da Lapinha.

Os passeios às grutas são guiados. Por isso, verifique os horários.

Como é provável que você tenha que esperar pelo guia, aproveite para visitar o pequeno Museu Peter Lund. Assim você conhecerá um pouco sobre o naturalista dinamarquês. Além de saber sobre suas pesquisas e seus achados arqueológicos no Brasil. Afinal o acervo do museu é composto por alguns fósseis encontrados em escavações do século XIX.

Gruta da Macumba

canais de teto
Canais de teto na Gruta da Macumba

Assim que sair do museu, tente fazer primeiro a curta trilha que passa pela Gruta da Macumba.

Logo após a entrada, você verá os altares de blocos batidos. São os responsáveis pelo nome da gruta. Já que indicam que a gruta era utilizada em rituais afro-brasileiros.

Apesar de ser relativamente pequena, a gruta possui riqueza de relevo rochoso. Por isso foi transformada em uma “gruta escola”. Assim, você terá oportunidade de ver formações incríveis como canais de teto e paleopisos.

Além de divertir-se com o misterioso caso da vaca que atravessava paredes.

Ao acabar o tour da Gruta da Macumba, você encontrará outro guia. Pois será o momento de conhecer a Gruta da Lapinha.

Gruta da Lapinha

Espeleotemas na Gruta da Lapinha
Espeleotemas na Gruta da Lapinha

Lagoa Santa entrou no roteiro de nossa viagem a Serra do Cipó por causa da Gruta da Lapinha. Pois é uma gruta de beleza geológica e importância arqueológica.

Sem dúvida, a Gruta da Lapinha é uma das mais bonitas da região. Além de ter sido explorada por Peter Lund.

A Gruta é mais extensa do que a Gruta da Macumba. Seus salões possuem iluminação especial. Aliás, eles são nomeados de acordo com seus belos espeleotemas. Além disso é uma gruta ampla. Que possui pendentes e condutos. As provas geológicas de que a água abriu os vãos dos salões.

Ao sair da Gruta da Lapinha, você verá uma construção no formato de um castelinho. Trata-se do Museu Arqueológico da Lapinha. Vale uma visita pois o acervo possui mais de 8.000 peças.

Como chegar em Lagoa Santa

  • Avião: Dos aeroportos que servem a Belo Horizonte, o Aeroporto Internacional de Confins é o mais próximo de Lagoa Santa. Inegavelmente a localização torna mais conveniente para pernoitar. Ainda mais sendo o voo logo nas primeiras horas da manhã. Nós voamos através da GOL.
  • Ônibus: A empresa Saritur oferece uma linha de ônibus intermunicipal que liga a cidade a Belo Horizonte.

Onde se hospedar em Lagoa Santa

Nós escolhemos ficar no eSuites Spa Lagoa Santa por sua localização em frente a Lagoa Central.



Booking.com

Informações e Curiosidades sobre Lagoa Santa:

  • Arqueologia e Geologia: A região de Lagoa Santa possui 157 sítios arqueológicos e 35 grutas catalogados.
  • Paleontologia: Entre 1835 e 1843, Peter Lund e o assistente ilustrador P. Andreas Brandt identificaram mais de 100 gêneros e 149 espécies de animais. Dentre os quais 19 gêneros e 32 espécies já extintos.
  • Pinturas Rupestres: Na região arqueológica de Lagoa Santa foi encontrado um petróglifo com 10.500 anos. O mais antigo grafismo rupestre do continente americano .
  • Águas Milagrosas: A primeira referência às águas milagrosas de Lagoa Santa aparece em 1749. É uma publicação atribuída ao cirurgião João Cardoso de Miranda: “Prodigiosa lagoa descuberta nas Congonhas das Minas do Sabará que tem curado a várias pessoas dos achaques, que nesta Relação se expõem”.
  • Água tipo exportação: No século 18, barris com água de Lagoa Santa eram comercializados, por altos preços, em Lisboa.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.