BrasilDestinos

São Cristóvão e Laranjeiras: passeio de Aracaju

São Cristóvão e Laranjeiras são duas cidades de importância histórico-cultural que estão a menos de 50 quilômetros de Aracaju, sendo ideal para um passeio tipo bate-volta.

Até o século XVII as cidades de São Cristóvão e Laranjeiras foram destruídas algumas vezes como resultado da disputa pelo domínio territorial com os holandeses.

As cidades viveram seu apogeu em épocas distintas. Enquanto São Cristóvão, a primeira capital de Sergipe e a quarta cidade mais antiga do Brasil, entrou em declínio pela falta de um porto; foi a existência de um porto que elevou Laranjeiras, que pela influência da aristocracia açucareira, chegou a ser considerada berço político-cultural de Sergipe.

São Cristóvão e Laranjeiras são duas cidades que lutam para manter seu legado na história através de construções preservadas pelo patrimônio histórico e pela manutenção da tradição de diversas manifestações folclóricas.

Quando for a Aracaju, destine um tempinho para conhecê-las, as cidades merecem uma visita!

Um passeio por São Cristóvão e Laranjeiras através de nossas fotos:

O que fazer em São Cristóvão e Laranjeiras

São Cristóvão:

  • Igreja e Convento de Santa Cruz: também conhecido como Convento de São Francisco data do século XVII e abriga o Museu de Arte Sacra
  • Convento do Carmo: datado do século XVII sofreu alterações até o século XVIII
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória: construída no século XVII e reformada no século XIX
  • Antiga Igreja e Santa Casa de Misericórdia: registros mostram a existência da igreja desde o século XVII. Porém alterações foram realizadas até o século XX.
  • Museu Histórico de Sergipe: localizado em uma construção do século XIX que hospedou Dom Pedro II, em 1860.
  • Casa do Folclore: Espaço destinado a preservação e propagação dos folguedos folclóricos sergipanos.
  • Sobrado com Balcão Corrido: construção do século XVIII com varanda saliente no piso superior com madeiramento com entalhes em volutas e motivos florais

Laranjeiras:

  • Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus: Datada do século XVIII, foi a primeira igreja no Brasil dedicada ao Sagrado Coração.
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito: datada do século XIX, é palco das festas folclóricas.
  • Igreja de Nosso Senhor do Bonfim: construída no século XIX no alto de uma colina de onde se tem uma visão completa do Vale do Cotinguiba.
  • Mercado Municipal: datado do século XIX, em estilo neogótico, recebia mercadorias que chegavam através do rio Cotinguiba.
  • Trapiche: Construção do século XIX usada para armazenar a produção açucareira. Abriga o Centro de Tradições de Laranjeiras.
  • Antigo Teatro Santo Antônio: Construção do século XIX que apresentou espetáculos de Companhias nacionais e internacionais. Abriga partes da Universidade Federal de Sergipe.
  • Museu de Arte Sacra: acervo formado a partir da reunião de peças de diversas igrejas do Vale do Cotinguiba.
  • Museu Afro-brasileiro de Sergipe: Acervo formado por objetos de cultos religiosos, fotografias, telas e documentos relacionados à cultura afro-brasileira.
  • Ruinas do Hospital São João de Deus: Devido a uma epidemia de Cólera no século XIX foi construído um 2o andar em uma casa para abrigar o Hospital São João de Deus.

A experiência do Passeio desde Aracaju: São Cristóvão e Laranjeiras

Saindo de Aracaju, organize seu roteiro para começar por São Cristóvão.

Visitando São Cristóvão

Deixe-se encantar com a Praça São Francisco e visite os 3 museus a sua volta: o Museu de Arte Sacra, o Museu Histórico e a Casa do Folclore.

Na Casa do Folclore, você verá que a cidade preserva mais que a arquitetura e a história: ela deseja manter vivas as tradições folclórico-religiosas através da realização de festejos.

Mas se você, assim como eu e D., gostar de conhecer a culinária dos lugares, saiba que nas tradições culinárias de São Cristóvão estão os bricelets (biscoitos de massa fina), as compotas e a queijada.

Vá até a Casa da Queijada experimentar o doce que, embora mantenha o nome do doce português, não leva queijo em sua confecção.

A queijada de São Cristóvão é fruto de uma história de luta. A receita foi adaptada por ex-escravas que substituíram o queijo (inacessível financeiramente) pelo coco (abundante na região). Pois, a venda do doce era uma das formas de ajudar no sustento da família, após a abolição da escravatura. Como não gostar desse doce?

Porém, ainda falta experimentar os bricelets. Os biscoitos que tiveram origem no convento e cuja comercialização em inícios do século XX ajudou a manter o Lar Imaculada Conceição (um orfanato) até sua extinção.

A confecção dos bricelets transformou-se, então, na manutenção de uma saborosa e delicada cultura. Os biscoitinhos têm a mesma massa dos biscoitos tringuilim (que de acordo com a região podem ser chamados de biju, encrenca, casquinha, taboca, chegadim etc) mas é tão fina e delicada que desmancha na boca. Compre várias caixinhas.

Visitando Laranjeiras

De São Cristóvão vá direto para Laranjeiras que, por ter dito seu ápice já no século XIX, devido a cultura açucareira, apresenta a maioria das construções desta época.

Com Algumas construções preservadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e muitas já descaracterizadas (e “modernizadas” por seus moradores), a cidade meio que retrata um estilo de vida.

Aliás Laranjeiras também é uma cidade que luta para manter a cultura folclórica (com manifestações da tradição indígena, portuguesa e negra).

Análise de nossa experiência de passeio a São Cristóvão e Laranjeiras

Durante o planejamento de nossa viagem a Aracaju, eu e D. resolvemos fazer um passeio a São Cristóvão e Laranjeiras atraídos pela importância histórico-cultural das cidades.

Ambas as cidades possuem construções preservadas pelo patrimônio histórico e estão bem próximas a Aracaju; sendo ideais para um passeio bate-volta.

Como chegar em São Cristóvão e em Laranjeiras

Nós havíamos alugado um carro durante nossa viagem e achamos bem simples de dirigir até as duas cidades mas também existe a possibilidade de contratar um passeio turístico ou de utilizar o transporte público.

  • Terminal do Centro (Rodoviária Velha) de Aracaju: há saídas diárias tanto para Laranjeiras quanto para São Cristóvão. No caso de São Cristóvão, peça ao motorista para descer na parada próxima ao centro histórico.
  • Terminal Leonel Brizola (Terminal Leste) em Aracaju: há saídas diárias para São Cristóvão. Peça ao motorista para descer um ponto antes da rodoviária de São Cristóvão.

Onde hospedar-se em São Cristóvão e em Laranjeiras

Em um passeio a São Cristóvão e Laranjeiras desde Aracaju, você deve manter sua hospedagem em Aracaju.

Informações e curiosidades:

  • Bricelets: Sãos biscoitos finos de massa delicada que eram produzidos pelas freiras da ordem da Imaculada Conceição. Uma tradição da culinária conventual que ainda pode ser adquirida na loja situada na praça São Francisco.
  • Queijada: Na receita de São Cristóvão, os ingredientes são coco, farinha de trigo, ovos e açúcar.
  • Praça são Francisco: Localizada no centro histórico de São Cristóvão foi declarada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.
  • Visita Imperial: Por sua importância, Laranjeiras foi visitada em 1860 por D. Pedro II e D. Tereza Cristina.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos, divulgue nossos textos em suas redes sociais e faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.