Dicas

Por que ficar em hostel?

Uma das coisas que me diverte é o espanto de algumas pessoas quando comento que eu e D. preferimos ficar em hostel em algumas viagens. Desconfio que seja devido aos nossos cabelos grisalhos.

Mas raramente nos perguntam por que escolhemos ficar em hostel.

Pois saiba que vai longe o tempo em que hostel era apenas uma hospedagem barata para jovens mochileiros. Os hostels estão evoluindo assim como os viajantes. Por isso, apesar de sua informalidade, costumam possuir recepção eficiente, quartos e banheiros limpos e oferecer um café da manhã básico.

Na hotelaria, a lógica é simples. Quanto mais serviços um estabelecimento oferece, maior a estrutura necessária e mais elevado será o valor da diária.

Mas afinal, por que ficar em hostel?

Quem se hospeda num hostel sabe que não tem necessidade de tantos serviços e, não deseja pagar pelo que não usará. É apenas uma questão de prioridade financeira. Ao reduzir o gasto com a hospedagem, sobra mais dinheiro para usufruir em passeios e atividades.

O quarto coletivo é uma oportunidade para aqueles que viajam sozinhos. Mas não desejam ficar solitários. Aliás, sentir-se solitário é quase impossível, mesmo para quem fica em quarto privativo. Afinal, em um hostel as pessoas se comunicam.

Comunicação e espírito agregador são os pontos fortes dessa hospedagem. Pois com áreas de convivência, mesas coletivas no refeitório e cozinha disponível para os hóspedes, a interação e a comunicação fluem mais facilmente. Dessa forma, hóspedes trocam informações, partilham momentos e conversam a respeito de suas experiências.

Essa “alma hostel” é muito importante. Tanto que algumas redes de hotéis estão tentando implementá-la através de ações como a criação de eventos, a instalação de áreas de convivência próxima ao bar/ restaurante.

Até a suspensão do serviço de quarto é uma ação que visa interação. Dessa forma o hóspede tem que sair de sua unidade habitacional. O que aumenta a probabilidade de conversar com alguém.

Por isso, eu e D. também escolhemos nossa hospedagem de acordo com a experiência desejada. Se num hotel somos uma unidade, num hostel somos parte de um grupo.

Informações e Curiosidades

grupo social
photo by rawpixel.com – freepik.com
  • Preços: Quanto mais próximo de uma atração turística, mais alto será o preço da hospedagem. Ao afastar-se um pouco do núcleo turístico, a tendência é que lojas e restaurantes tenham preços mais baixos.
  • Transporte Público: A existência de transporte público perto da hospedagem facilita a mobilidade.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.



Booking.com