Monte Licabeto

Sentado em um degrau no alto do Monte Licabeto, D. repete entre um gole e outro de água: “Você quer me matar!” Enquanto um grupo de portugueses olha assustado, eu fico rindo. Pois desta vez, a culpa não era minha.

Evzoni com uniforme tradiocional
Evzoni – Troca da Guarda em Atenas

Havíamos planejado um dia tranquilo em Atenas: subir de funicular o Monte Licabeto, ver a troca da guarda em Sintagma e, a tarde, perambular por Monastiraki.

Assim, pegamos o metrô até a estação Sintagma e fomos ao posto de informação turística onde descobrimos que, para ter acesso ao funicular do Monte Licabeto teria sido melhor descer do metrô na estação Evangelismos. Pois para ir da Praça Sintagma ao Licabeto, só caminhando. Uma pequena decepção. Mas os deuses nos sorriam pois chegamos exatamente no horário da troca da guarda.

Assim, nos posicionamos junto as outras pessoas para ver a cerimônia da troca da guarda no Túmulo do Soldado Desconhecido. Uma cerimônia realizada por Evzoni vestidos em uniformes tradicionais.

Saindo da Praça Sintagma, em vez de pegar o metrô, preparamos o gps e seguimos a caminhar por Kolonaki. O bairro chique que fica aos pés do Monte Licabeto.

Tudo ia bem até que descobrimos que, realmente, os deuses são brincalhões. Pois na verdade, estávamos no meio de uma trilha pelo monte.

A subida do Monte Licabeto

Início da trilha no Monte Licabeto
Trilha no Monte Licabeto

Na cidade dedicada a deusa Atena, cometemos o erro de ignorar as informações do orientador turístico. Afinal, como um oráculo moderno, ele havia feito a previsão de nosso futuro. Dessa forma, assim como na mitologia grega ninguém escapa de seu destino, o gps havia marcado a estação funicular do topo do Monte Licabeto.

Subir os 150 metros da rocha da Acrópole é para os fracos. Nós estávamos no meio de um trekking pelos 277 metros de altitude do Monte Licabeto!

Começamos a rir da armadilha preparada pelo destino para testar nossa fibra. Pois a situação só nos dava 2 alternativas: seguir subindo pela trilha; ou desistir e descer todo o percurso para localizar uma estação de metrô.

D. olha para o alto, buscando o topo do monte. E, como se desafiasse os deuses, proclama: Se é esse o caminho até o alto, vamos seguir em frente.

Assim seguimos caminhando devagar rumo ao topo. Num dado momento, acabam-se as sombras das árvores e temos a visão de nosso destino.

Acropóle de Atenas vista do Monte Licabeto
Acropóle vista do Monte Licabeto

D. começa a acelerar. Uma vez que deseja encerrar o martírio imposto pelos deuses gregos. Quando estamos quase chegando, uma parada para beber água e fotografar.

Na chegada ao topo, tal qual Hércules ao cumprir suas tarefas, estamos exaustos. Havíamos chegado ao ponto mais alto de Atenas. Diante da bela vista estamos, literalmente, sem fôlego.

D. senta-se em um degrau a margem da Igreja de Agios Georgios para descansar e, entre um gole e outro de água, repete jocoso: Você quer me matar!

Informações e Curiosidades:

  • Evzoni: São membros da Guarda Presidencial grega. É uma unidade cerimonial que guarda o parlamento grego e o Túmulo do Soldado Desconhecido na praça Sintagma, além da residência presidencial. Os Evzoni sempre vestem os uniformes tradicionais.
  • Oráculo: Na Grécia Antiga era a pessoa ou entidade que fazia uma previsão do futuro. Também podia ser a resposta dada por uma divindade a uma questão pessoal através de artes divinatórias.
  • Destino: No pensamento da Grécia Antiga, o homem não conseguia se livrar do destino, pois este já estava pré-determinado. Uma vez que eram as Moiras que determinavam o destino, tanto dos deuses, quanto dos seres humanos.
  • Igreja de Agios Georgios: é uma capela construída bem no topo do Monte Licabeto. Foi construída sobre as ruínas de um templo dedicado a Zeus.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.