Roteiro: Europa Nórdica e Central – 12 dias

O roteiro pela Europa Nórdica e Central une Oslo, Estocolmo e Cracóvia. Por isso, prepare-se para uma mistura de natureza e séculos de história. Mas com toques de modernidade.

Ópera de Oslo
Ópera de Oslo

1a Parada: Oslo

Nosso roteiro pela Europa Nórdica e Central começa por Oslo.

Não nego que a cidade nos cativou com um ritmo mais lento do que o de outras capitais. Como se seus moradores exercitassem a consciência de que tudo tem seu tempo.

Mas também nos impressionou com seu jeito cosmopolita de mesclar natureza e construções modernas. Até porque Oslo está às margens de um fiorde, numa região com áreas de preservação.

No entanto, o Fiorde de Oslo não possui a estrutura em vale profundo e estreito, com os altos e íngremes paredões de pedra.

2a Parada: Estocolmo

Vista da cidade de Estocolmo
Vista da cidade de Estocolmo

A segunda cidade, Estocolmo, é um arquipélago bem interligado que, muitas vezes, tem as águas tranquilas do Lago Mälaren como espelho. Um efeito que a torna ainda mais fotogênica.

Em Estocolmo, o antigo e o novo coexistem de forma harmônica. Assim como a tecnologia e o meio ambiente.

3a Parada: Cracóvia

Finalizando o roteiro pela Europa Nórdica e Central, a polonesa Cracóvia. Uma cidade que nos fez entender que existem marcas que devem ser exibidas (por mais traumáticas que sejam).

Pois, apesar da beleza das construções em estilo gótico, renascentista e barroco que são encontradas em seu centro histórico (circundado pelo Parque Planty), foi o bairro de Kazimierz que nos tocou.

Rua Józefa em Kazimierz
Rua Józefa em Kazimierz

Afinal, com todo sofrimento causado pela invasão nazista da 2a Guerra, Kazimierz renasceu com sua vocação secular de ser um foco da cultura judaica mantendo a tradição de restaurantes kosher e música klezmer.

Dessa forma, nosso roteiro de 12 dias pela Europa Nórdica e Central percorre 3 cidades que, não apenas são repletas de riquezas culturais e históricas; como também são abraçadas por grandes áreas verdes.

Roteiro Europa Nórdica e Central: Nosso Planejamento

Para informações mais específicas sobre as localidades, basta clicar no planejamento apresentado abaixo.

  • 1o dia: Voo para Oslo
  • 2o e 3o dias: Oslo
  • 4o dia: Viagem de Oslo para Estocolmo
  • 5o, 6o e 7o dias: Estocolmo
  • 8o dia: Viagem de Estocolmo para Cracóvia
  • 9o, 10o e 11o dias: Cracóvia
  • 12o dia: voo para casa

Como chegar:

Com o intuito de facilitar sua vida, listamos as empresas de transporte que utilizamos no roteiro.

Empresas Aéreas

  • TAP, no voo de Lisboa a Oslo
  • NorwegianAir no voo de Oslo para Estocolmo e no voo de Estocolmo para Cracóvia
  • KLM no voo da Cracóvia para o Brasil

Transfers

  • Transfer do Aeroporto de Oslo Gardermoen (Lufthavn OSL) até a Estação de Trem Central de Oslo (Oslo Sentralstajon / Oslo Central Station): utilizamos o TREM EXPRESSO FLYTOGET pois fazem o percurso até a Estação Central em, aproximadamente, 20 minutos. Os tíquetes podem ser adquiridos no site da Flytoget
  • Transfer do Aeroporto de Oslo Arlanda até a Estação de Trem Central de Estocolmo (Tcentralen): TREM EXPRESSO ARLANDA uma vez que buscávamos praticidade e rapidez. Os tíquetes podem ser adquiridos no site da Arlanda Express
  • Transfer do Aeroporto Internacional João Paulo II Cracóvia-Balice até o Centro Histórico (Stare Miasto) de Cracóvia: Motorista Particular pois também gostamos de conforto. O serviço foi contratado através do site airports taxi transfers

Onde se hospedar:

  • Oslo: O hotel Citybox Oslo fica a poucas quadras da estação central. Mas todo o processo de check in é realizado diretamente pelo hóspede em terminais de autoatendimento.
  • Estocolmo: O Comfort Hotel Xpress Stockholm Central está tão próximo da Estação Central que possui um elevador até a plataforma de embarque. Além disso, a experiência de check in também é automatizada. Assim, os terminais de autoatendimento também codificam as chaves magnéticas.
  • Cracóvia: O Pergamin Royal Apartments fica dentro da área de pedestres do centro histórico, junto à Praça Central, porém sem elevador.

Informações e Curiosidades

  • Arquipélago: Estocolmo abrange 14 ilhas e mais de 50 pontes em um arquipélago na junção do Lago Mälaren com o Mar Báltico.
  • Prêmio Nobel: A entrega dos Prêmios Nobel acontece na Prefeitura de Estocolmo. No entanto, o Prêmio Nobel da Paz acontece em Oslo.
  • Universidade Jaguelônica: Fundada na Cracóvia em 1363. Não apenas é uma das mais antigas universidades da Europa, como também teve Nicolau Copérnico (1473-1543) como aluno.
  • Cidade Livre: Durante uma parte do séc. XIX Cracóvia foi uma Cidade Livre (um status semelhante ao de uma república independente).

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.


Booking.com