Verona

Ao buscar o que fazer em Verona, você verá que a cidade localizada em uma importante região vinícola, não apenas tem 2.000 anos de história, como também inspirou William Shakespeare a escrever Romeu e Julieta.

Ponte del Castelvecchio em Verona
Ponte del Castelvecchio

A visita à casa de Julieta é um programa obrigatório e costuma causar um efeito colateral nos românticos: imaginar a vida dos personagens de Shakespeare enquanto caminham pelas ruas, praças e pontes da cidade.

Além do clima “o amor está no ar” que inspira amores e amantes, a cidade é uma aula de história a céu aberto uma vez que seu desenvolvimento contínuo integrou monumentos de várias épocas (como a Arena, o Castel Vecchio, o Pallazo de la Raggione…) de forma que embrenhar-se por suas ruas é um deleite.

Seguindo ou não um roteiro, Verona pode te deixar embriagado. Não só por sua beleza. Mas também pela qualidade dos vinhos produzidos na região: Soave, Valpolicella, Bardolino, Amarone…

O que fazer em Verona – Principais atrações:

  • Arche Scaligere: Os túmulos monumentais dos senhores de Verona no adro da Igreja de S. Maria Antica.
  • Arena: Construída no século I, é onde acontece a temporada de ópera.
  • Basilica de S. Zeno: Em estilo românico, foi fundada entre os séc. VIII e IX. Pois sua fachada em pedra apresenta portal decorado com painéis de bronze e uma grande rosácea chamada Roda da Fortuna. Em seu interior você verá não só uma cripta que é uma obra-prima da pintura renascentista, como também o retábulo tríptico de Andrea Mantegna, representando a Virgem Maria acompanhada do Menino e santos.
  • Casa de Julieta: Imóvel que presume-se ter inspirado Sheakspeare em seu romance.
  • Castelvecchio: Foi construído a partir de 1354, para ser residência da família Scaligeri. Atualmente, é sede do museu.
  • Cathedral Santa Maria Matricolare: Datada do século XII. Mas sofreu inúmeras reformas e adições de estilos.
  • Igreja de Santa Anastasia: Estilo italiano gótico, abriga o afresco de Pisanello “S.Giorgio e la Principessa”.
  • Piazza delle Erbe (Praça do Mercado): Fórum romano, rodeado à direita pela Torre dei Lamberti e a Case Mazzanti com seus afrescos e, à esquerda pelas casas altas do Gueto e a ameia Domus Mercatorum. Ao fundo estão a Torre del Gardello e o Palazzo Maffei (estilo barroco).
  • Piazza dei Signori: Praça com a estátua de Dante, o Palazzo del Comune (ou della Ragione) e o cortile del Mercato Vecchio com a Scala della Ragione.
  • Palazzo del Capitano e o Palazzo del Governo: atual sede da Administraçao Provincial e da Prefeitura.
  • Porta Borsari: Construída no século I a.C.
  • Ponte Pietra: Construída sobre Rio Ádige, data do século I a.C.
  • Teatro Romano: Construído no século I a.C.

O que fazer em Verona: Uma experiência de 2 dias

Dia 01: Centro Histórico

Casa de Julieta em Verona
Casa de Julieta

Vá para a Piazza Bra, no início da área do centro histórico. Pois nela está localizado um dos símbolos da cidade: a Arena. Mas, rodeando a praça você ainda verá o Palazzo della Gran Guardia, o Palazzo Barbieri (em estilo neoclássico) e a via Liston.

Caminhe pela via Liston e siga pela via Mazzini, uma rua com lojas bem elegantes, até a via Cappello para visitar a Casa de Julieta.

Saindo da Casa de Julieta, ande até a Piazza delle Erbe (ou Praça do Mercado). O local não apenas abrigou um fórum romano, como também é rodeado pelas Torre dei Lamberti, Case Mazzanti e as casas altas do Gueto. Além disso, na Piazza delle Erbe também estão a ameia Domus Mercatorum, a Torre del Gardello e o Palazzo Maffei.

Fique por ali observando o movimento e, nesse ínterim, aproveite para ter alguns minutos de descanso. Em seguida, rume para a Piazza dei Signori por causa da estátua de Dante, do Palazzo del Comune (ou della Ragione) e da Scala della Ragione.

Passe pelo Arche Scaligere, no adro da Igreja de S. Maria Antica, e siga na direção do Rio Ádige para visitar a Igreja de Santa Anastasia e a Ponte Pietra.

Retornando, passe pela Cathedral Santa Maria Matricolare.

Posteriormente, caminhe até a Porta Borsari e passe pelo Arco dei Gavi. Continue seu passeio até chegar ao Castelvecchio e sua ponte.

Dia 02: Centro histórico

Uma vez que você já percorreu os pontos de maior interesse, seu segundo dia está destinado apenas para flanar pela cidade.

Mas você também pode fazer um passeio ao Lago de Garda.

Como chegar em Verona:

  • Avião – O Aeroporto Verona Villafranca (também conhecido como Aeroporto Valerio Catullo) está localizado a 10 km de Verona e faz a ligação da cidade com outras cidades europeias
  • Trem – A Estação Ferroviária Verona Porta-Nuova liga a cidade com outras cidades italianas e de outros países da Europa. Nós utilizamos trem tanto na viagem a partir de Innsbruck quanto na viagem para o Lago de Como.

Onde se hospedar em Verona

Nós escolhemos ficar nas imediações da Estação Ferroviária Verona Porta-Nuova no Novo Hotel Rossi. Pois não só o centro histórico de Verona fica relativamente próximo, como também o hotel possuía bicicletas para uso de seus hóspedes.



Booking.com

Informações e Curiosidades:

  • William Shakespeare: O escritor inglês usou Verona como cenário não só da peça Romeu e Julieta, como também na peça A Megera Domada.
  • Casa de Julieta: O imóvel, que inspirou Shakespeare a escrever Romeu e Julieta em fins do sec. XVI, situa-se na Via Cappello 23.
  • Superstição: Para encontrar o amor de sua vida deve-se tocar no Seio de Julieta.
  • UNESCO: A estrutura urbana, tanto quanto a arquitetura de Verona foram declarados patrimônio da humanidade.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.