Aguas Calientes: Machu Picchu Pueblo
Aguas Calientes, o povoado às margens do rio Urubamba em meio a uma reserva nacional, é conhecido internacionalmente por causa das ruínas de Machu Picchu.
Com toda certeza, o povoado recebeu seu nome devido a temperatura das águas termais existentes em uma de suas montanhas.
Mas é conhecido como Macchu Picchu Pueblo. Afinal, o povoado está junto ao Parque Nacional de Machu Picchu. Além de abrigar a estação ferroviária utilizada por quem deseja visitar a “Cidade Perdida dos Incas”.
Apesar de possuir monumentos para lembrar da cultura incaica, Aguas Calientes é um lugar moderno. Mas de crescimento desordenado. De fato, é repleto de hospedagens, restaurantes e comércio para turistas. Afinal, tudo gira em torno da principal atração: o Santuário Histórico e Natural de Machu Picchu .
Pois o Parque Nacional é considerado um santuário histórico. Uma vez que abriga o sítio arqueológico de Machu Picchu, trilhas inca e algumas construções (inca e pré-inca). No entanto, é considerado um santuário natural por sua biosfera. Já que as florestas verdes e montanhas abrigam animais e plantas que não existem em nenhum outro lugar.
Quando for a Machu Picchu, tente parar em Aguas Calientes para aproveitar as águas termais e o visual verde do vale.
O que fazer em Aguas Calientes – Principais atrações:
- Banhos termais
- Sítio Arqueológico de Machu Picchu
- Trilhas
- Borboletário de Machu Picchu (a 1,1 km do povoado)
O que fazer em Aguas Calientes: Uma experiência de 01 dia
Se você dormir em Aguas Calientes, aproveite para visitar o Sítio Arqueológico de Machu Picchu nas primeiras horas da manhã. Pois o local fica mais vazio antes da chegada dos grupos vindos de Cusco.
Porém, com as regras de visitação com hora marcada, o Sítio Arqueológico de Machu Picchu está com um número de pessoas mais controlado.
No entanto, vá para a fila do micro-ônibus uma hora antes do horário marcado para sua visitação. Pois do ponto do ônibus até o sítio arqueológico de Machu Picchu são aproximadamente 25 minutos de viagem (em subida).
A visita dura, aproximadamente, 3 horas. Mas são momentos tão agradáveis que você nem sentirá o tempo passar.
Pois, você se surpreenderá tanto com os grandes blocos de pedra cortados com precisão quanto com as sofisticadas muralhas e terraços agrícolas. Verá templos e construções alinhadas pelo posicionamento dos astros. Certamente se impressionará com a engenharia utilizada nos canais de condução de água. Bem como com a simetria das portas e janelas.
Além disso, você terá uma bela vista panorâmica.
Ao sair do Sítio Arqueológico, aproveite o centrinho de Aguas Calientes.
Como chegar em Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo):
- Avião: O Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete, em Cusco é o mais próximo. Nós voamos para Lima através da empresa VIVA AIR.
- Ônibus: De Cusco, na Calle Pavitos saem os ônibus que chegam à praça principal de Ollantaytambo. A partir de Ollantaytambo o viajante tem a opção de seguir por trem ou trilha.
- Trem: As empresas InkaRail e PeruRail oferecem serviço de trem turístico até Águas Calientes. Mas só pode embarcar com uma mochila pequena. Dessa forma, a mala grande deve ficar no guarda-volumes do hotel ou no guarda-volume oferecido tanto pela Inca Rail quanto pela PeruRail.
- Cusco: Das Estações San Pedro (Centro de Cusco) e Poroy (nos arredores de Cusco) os trens levam em torno de 2h50 e 3h50 para percorrer o trajeto até Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo).
- Ollantaytambo: Da Estação Ollantaytambo os trens levam em torno de 1h30 para percorrer o trajeto até Águas Calientes (Machu Picchu Pueblo). Existe maior oferta de horários. Nós fizemos o percurso de trem Ollantaytambo – Aguas Calientes através da empresa PeruRail.
- Trilha:
- Trilha Inca: Com início nas proximidades de Ollantaytambo, a trilha é percorrida em 4 dias. É necessária a contratação de serviço de uma agência turística.
- Trilha Hidro Electrica: A trilha inicia nas proximidades da Estação Hidro Elétrica. Embora seja percorrida em algumas horas, deve-se contratar uma agência turística.
Como chegar no Sítio Arqueológico de Machu Picchu:
- Caminhada: Gasta-se, aproximadamente, 01:30 horas para percorrer 8km em aclive.
- Micro-ônibus: Levam ao Santuário de Machu Picchu num percurso de 25 minutos a partir de Aguas Calientes. Começam a transitar às 5h30 e as passagens podem ser adquiridas no site da Consettur
Onde comprar as entradas para Machu Picchu:
A entrada para o Sítio Arqueológico deve ser adquirida, com antecedência, no site governamental de Machu Picchu. Assim como a entrada para trilhas nas montanhas Machu Picchu e Wayna Picchu.
Onde se hospedar em Aguas Calientes:
Nós escolhemos o Mapi Gardens B&B que fica em frente a estação de trem e próximo ao ponto do micro-ônibus. Embora não tenha elevador.
Informações e Curiosidades:
- Etimologia: Machu Picchu, em quéchua, significa montanha velha.
- Construção: Segundo historiadores, o Inca Pachacutec construiu o complexo arquitetônico no século XV.
- Reconstrução: Apenas cerca de 30% de Machu Picchu é construção original.
- Cidade Perdida dos Incas: Em 1911, o professor da Universidade de Yale Hiram Bingham, redescobriu e apresentou Machu Picchu ao mundo. Da mesma forma que a alcunha “Cidade Perdida dos Incas” é o título de seu primeiro livro.
- National Geographic: Em 1913, uma publicação especial da National Geographic registrou a expedição de Hiram Bingham.
- Bastões de Caminhada: Na visita ao sítio arqueológico deve-se usar calçados com sola de borracha. Assim como os bastões de trekking devem ter ponta de borracha.
Reservas Parceiras:
Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.