Barcelona: O que fazer em 2 dias
Quem busca o que fazer em Barcelona, deve ter em mente que Barcelona é, sem dúvidas, uma cidade de contrapontos.
Embora seja uma cidade espanhola, é a capital da comunidade autônoma da Catalunha.
Geograficamente, Barcelona está limitada tanto pelo Mar Mediterrâneo quanto pela cordilheira de Collserola.
Arquitetonicamente a cidade possui fama tanto pelas construções coloridas do modernismo catalão de Gaudi quanto pelas relíquias medievais de seu bairro gótico.
Na culinária, embora os bares descontraídos sejam ótimos para saborear tapas, a gastronomia é levada a sério. Com muito orgulho!
Já que mencionamos o orgulho, é impossível dissociá-lo de Barcelona. Uma vez que seus moradores trazem em si o orgulho catalão que mantém vivos suas tradições e idioma.
Sem dúvidas, é a junção do orgulho catalão aos contrapontos que faz de Barcelona uma cidade indescritível.
O que fazer em Barcelona – Principais atrações:
- Mercat Sant-Josep (Mercado são José): Mercado Municipal do século XIX.
- Plaça de Catalunya (Praça da Catalunha): É o início das Ramblas e do Passeig de Gràcia.
- Barri Gòtic (Bairro Gótico): A área mais antiga do centro histórico. Não apenas possui ruas medievais, como também construções em estilo gótico.
- Museo Picasso (Museu Picasso): Ocupa cinco construções góticas interligadas.
- Catedral del Mar (Catedral do Mar): Construção gótica do século XIV.
- Passeig del Born (Passeio de Born): Em tempos medievais, sediou torneios e partidas de justas.
- Parc de la Ciutadella (Parque da Cidadela): Construído para a Exposição Universal de 1888. Parque mais antigo de Barcelona.
- Mirador de Colom (Mirante de Colombo): Mirante do século XIX.
- Port Vell (Porto Velho): Abriga o Aquário de Barcelona e o Museu d’Història de Catalunya.
- Fundação Joan Miró: Formada a partir da coleção do artista plástico Joan Miró
- Museu Nacional de Arte da Catalunha (Museu Nacional d’Art de Catalunya) – MNAC: Acervo de arte catalã do período Românico ao século XX.
- Estádio Olímpico Lluís Companys: Construído para a Exposição Internacional de 1929. Remodelado para abrigar os Jogos Olímpicos de 1992.
- Telefèric de Montjuïc (Teleférico de Montjuïc)
- Castell de Montjuïc (Castelo de Montjuïc): Fortaleza do século XVII.
- Fonte Mágica de Montjuïc: Espetáculo, na grande fonte de Montjuïc, que coordena jatos de água com música e luz.
- Las Torres (Torres Venezianas): Construídas para a Exposição Internacional de Barcelona.
- Palau Reial de Pedralbes (Palacio Real de Pedralbes): abriga o Museu de la Ceramica (Museu de Cerâmica), o Museu Tèxtil i d’Indumentària (Museu Têxtil e de Indumentária) e o Museu de les Arts Decoratives (Museu de Artes Decorativas)
- Palau de la Virreina (Palácio de Virreina): Construído no século XVIII, em estilo barroco, para ser residência do vice-rei do Peru.
- Font des Canaletes (Fonte de Canaletes): Fonte ornamentada do século XIX
Construções em estilo modernista catalão:
- Parque Güell (Parc Güell): Parque de inícios do século XX projetado por Antoni Gaudi. Apresenta o característico contraste de texturas e cores do modernismo catalão.
- Casa Milà (La Pedrera): Construção projetada por Antoni Gaudi.
- Casa Batlló: Casa projetada por Antoni Gaudi, em fins do século XIX
- Basilica da Sagrada Família: O projeto de Antoni Gaudi, em estilo modernista catalão, data de fins do século XIX.
- Hospital da Santa Cruz e São Paulo (Hospital de Sant Pau): Projeto de Lluís Domènech i Montaner
- Palau de la Música (Palácio da Música Catalã): Foi projetado por Lluís Domènech i Montaner
- Palácio Macaya (Palau Macaya): Construção de fins do século XIX projetada por Josep Puig i Cadafalch
- Pavellons Guell (Pavilhões Güell): Assim como os pavilhões, as edificações da portaria foram projetadas por Antoni Gaudi.
O que fazer em Barcelona: Uma experiência de 02 dias
Barcelona é uma cidade com atrações bem espalhadas. No entanto, as que ficam na Colina Montjuïc não são totalmente acessíveis por transporte público. Por isso, visando otimizar o tempo em sua curta estada, opte por utilizar um serviço de ônibus turístico hop on hop off. Mas compre o tíquete para 02 dias.
A estratégia é bem simples. No primeiro dia, uma panorâmica da cidade utilizando mais de uma rota e descendo o mínimo possível. No segundo dia, utilize o ônibus para visitar os pontos de mais difícil acesso.
Dia 01: Panorâmica em ônibus Hop on Hop off
Primeiramente, vá para a Plaça de Catalunya para pegar o ônibus. Assim, o roteiro passará pelo Passeig de Gràcia, a avenida com duas casas no estilo modernista catalão: La Pedrera e Batlló.
Mantendo assunto estilo e arte, no Parque Joan Miró você verá a enorme escultura Dona i Ocell (Mulher e Pássaro). Sem dúvida, neste momento, você ignorará as outras 30 esculturas de Miró que estão espalhadas por lá.
O roteiro continuará passando por Las Arenas (uma arena de touros transformada em shopping center), pela Plaça de España e pelas Torres Venezianas.
Subindo Montjuïc, você verá o lindo Museu Nacional de Arte da Catalunha. Além de passar pela Fundação Juan Miró, em Montjuïc o tour não apenas passa pelo Estádio Olímpico, como também pela estação do Teleférico de Montjuïc.
Descendo a colina, o rumo seguirá em direção a Port Vell. Pois saiba que ali, juntinho, fica a praia de Barceloneta.
A tarde, escolha o percurso que te guie por atrações mais espalhadas pela cidade. Só para exemplificar, o Templo Expiatório da Sagrada Família, o Parque Guell, o Palau Reial e o Estádio do Barcelona.
Dia 02: Sagrada Familia + Montjuïc + Port Vell + Bairro Gótico
Inicie pela Basílica da Sagrada Família. Uma vez que essa obra-prima de Gaudi encanta pelos detalhes e jogo de luzes.
Em seguida, pegue o ônibus turístico para subir a colina Montjuïc. Pois você não só visitará o Estádio Olímpico, como também andará de Teleférico até o Castelo de Montjuïc.
No castelo, aproveite para ver a Barcelona do alto. Dessa forma, você observará a enorme desproporção do tamanho da Sagrada Família diante da cidade.
Na descida da colina, uma parada no Mercat Sant-Josep, mais conhecido como La Boqueria. Posto que é um mercado municipal que, além de ser um dos mais antigos de Barcelona, fica em La Rambla.
Assim, coma em um dos estandes e vá bater perna.
Caminhe pelas Ramblas até a Plaça de Catalunya. Dessa forma, você passará pelo Palau de la Virreina, pelo mosaico Pla de l’Os (criado por Joan Miró no calçamento da Rambla) e pela Font des Canaletes.
Ao sair da Plaça de Catalunya, simplesmente ande a esmo pelas ruelas de traçado medieval. Na Via Laietana, de fato, uma curiosa intervenção de Frederic Amat. Os olhos de cerâmica na fachada da Casa Salas-Bulbena.
Em seguida, passe pela Plaça de Lluis Millet e caminhe até o Palau de la Música. Retome a Via Laietana e vire na Carrer Dr. Joaquim Pou. Já que após alguns minutos caminhando você avistará a gótica Catedral de Barcelona.
Por isso, siga diretamente para a Plaça da Seu para admirá-la de perto.
Ali ao lado, na Praça Ramon Berenguer você terá a oportunidade de ver resquícios da Muralha Romana (ligada ao Palau Real). Assim como, na Plaça Nova, estão as ruínas do arco do aqueduto romano.
Perca-se pelas ruas do bairro gótico.
No entanto, à noite, assista ao show da Fonte Mágica de Montjuïc para despedir-se da cidade.
Como chegar em Barcelona:
- Avião: O Aeroporto Internacional El Prat interliga a cidade com outras cidades do mundo. Dessa forma, nós deixamos a cidade num voo da Air France para voltar ao Brasil.
- Trem: A estação Ferroviária Barcelona Sants possui ligação direta com várias cidades espanholas. Assim, nós chegamos na cidade em um trem vindo de Madrid.
Transfer Aeroporto-Centro
- Ônibus: A empresa Aerobus Barcelona oferece serviço de shuttle. Informações no site da Aerobus
- Metrô: A linha 9 do metrô passa pelas estações nos 2 terminais do aeroporto. Informações no site Metro Barcelona.
Como Transitar por Barcelona
- Ônibus Turístico Hop On Hop Off: Informações nos sites das empresas Barcelona Bus Turístic e da Barcelona City Tour
- Transporte Público: Com o cartão de transporte pode-se utilizar bonde, metrô, ônibus, trem e até funicular. Para cartão de 24 horas, as informações estão no site da empresa TMB. No entanto, para os cartões de 48, 72, 96 ou 120 horas visite o site da empresa Barcelona Turisme
Onde hospedar-se em Barcelona:
Nós escolhemos o hotel NH Barcelona Eixample. Pois fica entre 2 estações de metrô: Hospital Clinic (linha 5) e Urgell (linha 1).
Informações e curiosidades sobre Barcelona:
- Fundação da cidade: Embora uma lenda atribua a fundação de Barcelona a Hércules, quatrocentos anos antes da fundação de Roma, a cidade foi fundada no séc. I a.C.
- Mercat Sant-Josep (Mercado São José): O mais antigo dos mercados municipais de Barcelona. Foi inaugurado em 19 de março de 1840, dia de São José.
- Revolução Industrial: Barcelona foi a primeira cidade espanhola a “aderir” aos processos da Revolução Industrial.
- Horas de Sol: Barcelona está exposta em média, a 2.524 horas de sol por ano. No mês de dezembro, a média é de 4,5 horas de sol por dia enquanto em julho, a média sobe para 10 horas de sol por dia.
- Futebol: Não apenas o Camp Nou (do F.C. Barcelona), como também o Estadi Olímpic Lluís Companys são estádios de elite da UEFA em Barcelona.
Reservas Parceiras:
Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.