BrasilDestinos

Caravelas: a cidade-base para conhecer Abrolhos

Buscando caminhos para chegar ao Parque Marinho de Abrolhos? Apresentamos Caravelas, uma boa cidade-base para conhecer Abrolhos.

Porém, você deve estar ciente de que Abrolhos é um arquipélago composto por 5 ilhas, localizado ao sul da Bahia, a 70 quilômetros da costa. Por isso, para visitar o Parque Marinho de Abrolhos, reserve um dia inteiro.

Após, aproximadamente, 3 horas de navegação chega-se ao arquipélago. Além do momento destinado ao mergulho autônomo, existe uma visita à ilha Siriba (única do arquipélago aberta ao turismo) onde monitores dão orientações a respeito da fauna e da flora.

Atenção mergulhadores! Existe a possibilidade de ficar embarcado por mais dias mergulhando em vários pontos.

Mas antes de procurar agências e operadoras de mergulho para conhecer Abrolhos, você deve saber que é da cidade de Caravelas que partem os passeios de barco para Abrolhos.

Caravelas é uma cidade situada no encontro do rio com o mar. Seu centro histórico mostra a importância comercial de outrora em suas construções coloniais com fachada em azulejo e estilo art nouveau.

Mas antes que imagine que Caravelas é uma cidade-base glamourosa para você conhecer o Arquipélago de Abrolhos, aviso: não existem restaurantes de alta gastronomia nem hotéis 5 estrelas. A estrutura hoteleira desta pequena cidade é básica.

Passeio por Caravelas e Abrolhos através de nossas fotos:

Nossa experiência: 5 dias em Caravelas (com mergulho em Abrolhos)

Analisando o mapa para pôr o carro na estrada numa viagem de 1 semana, optamos pelo sul da Bahia pela experiência oferecida: mergulhar em Abrolhos.

A escolha de Caravelas como cidade-base para conhecer Abrolhos, foi pela praticidade pois é de seu embarcadouro que saem os barcos para o Arquipélago.

Chegamos na cidade a noite, cansados de tanta estrada. Deixamos as coisas na pousada, tomamos um banho e saímos para comer alguma coisa.

dia 01: Praia do Grauça + Centro Histórico

Após o café da manhã, fomos para o centro histórico e seguimos até a operadora de mergulho contratar o passeio a Abrolhos (O ICM-Bio oferece uma lista de operadoras credenciadas em seu site).

Já que estávamos “no clima”, fomos conhecer o Centro de Visitantes do ICM-Bio do Projeto Baleia Jubarte

Depois, com um dia pela frente, fomos para a Praia do Grauça e sua vila de pescadores. A praia possui água amarelada mas sua orla com bares e amendoeiras sombreando é um convite ao cultivo da preguiça.

Dia 02: Mergulho e Abrolhos

Logo cedo partimos para o ponto de encontro da operadora de mergulho para embarcar no passeio que nos levaria até o Arquipélago de Abrolhos.

Algumas horas depois de muita água, avistamos um pontinho de terra.

Nosso primeiro contato com o arquipélago foi na Ilha Siriba, onde desembarcamos para uma palestra sobre o local e sua fauna e flora.

Em seguida, embarcamos novamente e seguimos até o ponto do mergulho. Era chegado o momento mais esperado por D.(e todos os outros mergulhadores).

Após o tempo regulamentar, era hora de retornar a Caravelas.

Dia 03: Praias de Prado e Cumuruxatiba

Dia de pôr o carro na estrada e conhecer outras praias. Para isso, dirigimos até Cumuruxatiba, passando por Prado para alguns mergulhos.

Dia 04: Praia do Grauça

Depois de 2 dias de atividades por mar e terra, resolvemos ficar por Caravelas curtindo (e explorando um pouco mais) a praia do Grauça.

Dia 05: Praia Pontal do Sul

Conversando com algumas pessoas, fui informada da beleza da Praia Pontal do Sul, localizada na ilha em frente a Barra de Caravelas.

Só que para ir até lá, teríamos que contratar um barqueiro e a preguiça da Praia do Grauça estava contagiando D.

Agitei, conversei e descobri um barqueiro para nos levar até lá. Como a ilha é deserta, organizamos um kit de sobrevivência (bebida e comida) e combinamos um horário para o retorno com o barqueiro.

Que delícia de passeio! A Praia Pontal Sul possui água cristalina e nós éramos os únicos por ali.

No horário marcado, o barqueiro chegou para nos resgatar e nós nos despedimos daquele pedacinho do paraíso.

Como chegar em Caravelas:

  • Avião:
    • O Aeroporto Teixeira de Freitas, distante 83km de Caravelas, opera voos comerciais regularmente, partindo de Confins, MG (operado apenas pela Azul Linhas Aéreas);
    • O Aeroporto de Porto Seguro, distante 261 km de Caravelas, opera voos comerciais nacionais e internacionais de diversos aeroportos brasileiros;

Onde se hospedar em Caravelas

Existem várias opções de hospedagem em Caravelas e arredores.

Booking.com

Informações e curiosidades sobre Caravelas e Abrolhos:

  • História: Embora Caravelas tenha sido fundada no séc. XVI, só alcançou status de cidade em 1815.
  • Baleias: Entre os meses de julho e outubro, as baleias visitam a região para procriar e alimentar os filhotes

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos, divulgue nossos textos em suas redes sociais e faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.



Booking.com