Serra Gaúcha: Roteiro de 07 dias
Se você procura um roteiro pela Serra Gaúcha, pode parar de procurar pois nós criamos (e testamos) um roteiro de 7 dias que inclui vinhedos, belas paisagens, cachoeiras, chocolates e museus.
Afinal a Serra Gaúcha é um destino sem igual. Posto que Com oferta de boa estrutura hoteleira, programas culturais, atividades ao ar livre, gastronomia variada e bons vinhos, o destino agrada aos mais diversos viajantes.
Assim, consegue não só agradar a amantes da natureza com seus parques, como também aos amantes da gastronomia com diversidade culinária e bons vinhos. Sem mencionar as crianças que ficam encantadas com a Casa do Papai Noel e os Museus dedicados ao Chocolate.
Mas apesar de ser destino certo para todas as épocas do ano, a Serra Gaúcha torna-se objeto de desejo de pessoas de todas as regiões do Brasil no inverno. Afinal, as baixas temperaturas das cidades da região tornam-nas ideais para quem deseja sentir o frio da estação neste nosso país tropical.
O Roteiro de 07 dias pela Serra Gaúcha
Quando montamos nosso roteiro pela Serra Gaúcha buscávamos algo mais do que Gramado e Canela. Queríamos passar pelo menos por uma parte do Vale dos Vinhedos. Assim, incluímos Caxias do Sul.
Dessa forma, optamos por utilizar duas cidades-base: Caxias do Sul e Canela.
Nosso Planejamento
Alugamos um carro para ter autonomia e percorrer a região no nosso ritmo. Até porque desta maneira poderíamos alterar percursos a nosso bel prazer.
Porém, uma vez que nosso vôo era noturno, optamos por pernoitar em Porto Alegre e seguir para Caxias do Sul pela manhã. Claro que isso nos permitiu fazer uma parada em Novo Hamburgo para ver o Museu Nacional do Calçado. Uma vez que Novo Hamburgo disputa com Franca/SP o título de Capital Nacional do Calçado.
Assim, em nosso roteiro pela Serra Gaúcha transitamos por Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Garibaldi, Nova Petrópolis, Canela e Gramado.
Para informações específicas sobre Gramado e Canela (e nossa experiência), basta clicar no planejamento abaixo.
Nossa proposta de Roteiro pela Serra Gaúcha
- 1o dia: Vôo para Porto Alegre
- 2o dia: Porto Alegre / Caxias do Sul: um dia na estrada com parada em Novo Hamburgo e chegada a Caxias do Sul a tempo de almoçar no Castelo Lacave (ou outra vinícola) e ter a primeira experiência enogastronômica na região. Mas lembre-se de confirmar o horário de funcionamento do restaurante da vinícola
- 3o dia: Caxias do Sul: O programa é visitar o Vale dos Vinhedos. Mas para a experiência ser mais completa, escolha uma das vinícolas para fazer uma visita com degustação. Porém, não deixe de passar por Garibaldi ou Farroupilha no caminho de volta para Caxias do Sul.
- 4o dia: Caxias do Sul / Canela: Após dois dias enogastronômicos, é momento de mudar de base e seguir para Canela. Porém, inclua na rota uma parada em Nova Petrópolis.
- 5o dia: Gramado e Canela
- 6o dia: Gramado e Canela
- 7o dia: Vôo de volta para casa
Como chegar
Avião
A região é servida tanto pelo Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, quanto pelo Aeroporto Regional de Caxias do Sul – Hugo Cantergiani.
Transfer Aeroporto Salgado Filho / Gramado ou Canela
A empresa Citral oferece o serviço em ônibus executivos, diariamente. Para mais informações, visite o site da Citral.
Onde se hospedar
Nós escolhemos duas cidades para servir de base em nosso roteiro pela Serra Gaúcha.
Caxias do Sul
Optamos pelo Hotel Swan – Caxias do Sul pois, além dos serviços e das acomodações oferecidas, sua localização no centro da cidade facilitava nosso deslocamento.
Canela
Em Canela, o Hotel Tissiani – Canela foi nosso escolhido. Um hotel confortável e acolhedor.
Informações e Curiosidades
- Château Lacave (Castelo Lacave): O Castelo Lacave, localizado em Caxias do Sul, foi construído como uma fortaleza medieval com 4 torres. Além disso, o espaço é reconhecido como centro de enogastronomia. Posto que seu restaurante oferece gastronomia harmonizada com vinhos e espumantes da marca. Mais informações no site Lacave.
- Vale dos Vinhedos: Está localizado na Serra Gaúcha, no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. O vale abriga não só pequenas propriedades rurais como também vinícolas conhecidas internacionalmente. Obtenha mais informações no site Vale dos Vinhedos.
- Monte Belo do Sul: Surpreendentemente, a pequena cidade, próxima a Bento Gonçalves, é a maior produtora de uvas per capita da América do Sul.
Reservas Parceiras:
Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.