Como ir de Cusco a Ollantaytambo

Saímos da agência de turismo felizes. Afinal, havíamos conseguido utilizar o Tour pelo Vale Sagrado como transporte para ir de Cusco até Ollantaytambo.
Durante o planejamento de nosso roteiro a Machu Picchu, descobrimos Ollantaytambo como ponto de embarque do trem turístico. No entanto, nos encantamos com a história do lugar e resolvemos pernoitar.

Para chegar a Ollantaytambo com nossas malinhas, teríamos como opções práticas: ou ir de ônibus, ou ir de carro.

Porém, entre Cusco e Ollantaytambo, existem várias atrações e sítios arqueológicos. Tanto que, o Tour pelo Vale Sagrado dura o dia inteiro. Assim, o Tour pelo Vale Sagrado torna-se uma ótima alternativa de transporte. Mas que deve ser combinada com a agência de turismo. Ou seja, o viajante deve deixar claro que além de levar sua bagagem, também abandonará o grupo ao chegar em Ollantaytambo.

Nós havíamos conseguido. A agência de turismo concordou na utilização do Tour para irmos de Cusco a Ollantaytambo. Dessa forma, unimos transporte com informação cultural. Como viajamos leve, apenas com malas de bordo, não houve problema em embarcá-las conosco na van turística.

Como ir de Cusco a Ollantaytambo:

Ao conjugar transporte com tour, em um momento, abandonaríamos o grupo. Assim, tínhamos consciência de que não visitaríamos o Sítio Arqueológico de Pisac. Pelo menos, não naquele dia.

O Tour pelo Vale Sagrado como transporte:

Nosso transporte fluiu como deveria ser. Ou seja, como um tour pelo Vale Sagrado.

Primeiramente, paramos em Chinchero onde aprendemos sobre técnicas de tecelagem. Depois, visitamos o Sítio Arqueológico com belos terraços agrícolas. Também vimos a Igreja de Nossa Senhora da Natividade construída sobre as ruínas da residência do Inca Túpac Yupanqui.

Em seguida, uma parada em Moray para ver os terraços agrícolas. Supõem-se que eram utilizados como laboratório de melhoria de plantas e sementes.

Salinas de Maras
Salinas de Maras

Passamos pelas Salinas de Maras, na encosta da montanha Qaqawiñay. De fato, são vários tanques escavados para a extração de sal rosa. O incrível é que as salinas são alimentadas por um lençol freático hipersalino. Uma vez que estão localizadas a 3.000 metros de altitude.

Após o almoço em Urubamba, finalmente chegamos em Ollantaytambo.

Em Ollantaytambo tivemos tratamento diferente dos outros participantes do tour. Uma vez que fomos guiados até uma loja para deixar as malas. Pois, na saída, a van estaria longe do Sítio Arqueológico.

Segundo o guia, o Complexo Arqueológico de Ollantaytambo possui 285 degraus. No entanto, ao nos deparar com a infinita subida que teríamos que enfrentar, D. se recusou a entrar.  Afinal, teríamos tempo de sobra até a tarde do dia seguinte.

Assim, nos despedimos do grupo. Recuperamos nossas malas e fomos procurar a pousada.

Reservas Parceiras:

Se você gosta de nosso conteúdo, marque-nos como um de seus favoritos e divulgue nossos textos nas redes sociais. Mas, sobretudo, faça suas reservas através de nosso site. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.